terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

2 DE FEVEREIRO DE 2014



DIA     D O I S     DE     F E V E R E I R O     DE     2 014        D  O  M  I  N  G  O.
77 anos, 1 mês e 6 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
ANO 64º - MÊS 7º - DIA 208º
55 anos e 241 dias na PMESP
54 anos e 353 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 19 653 dias – 481 880 horas.
50 anos e 148 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
25 anos e 324 dias no Posto de Coronel – 310 meses e 21 dias.
2 anos e 209 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
9 510 dias CORONEL - 22 anos e 50 dias na reserva.
10 066-241 468                                 9 510-228 512                          9 810-236 160.
IEMANJÁ é a entidade feminina mais respeitada do candomblé. DEUSA DOS MARES E DOS OCEANOS, recebe muitas oferendas no seu dia, 2 de fevereiro, que são lançadas ao mar. Ela também pode ser chamada de JANAÍNA, PRINCESA DO MAR, SEREIA DO MAR, SEREIA OLOXUM, RAINHA DO MAR e DANDALUNDA.
Famosa em todo o BRASIL pelos cerimoniais a ela dedicados nas praias por ocasião da passagem do ano, IEMANJÁ, a mãe severa e protetora, representa à perfeição a matrona, com uma imensa prole (quinze filhos, somando-se todas as lendas).

DIA DA PURIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA. A Igreja celebra hoje o dia que NOSSA SENHORA e SÃO JOSÉ “apresentam” a DEUS o filho JESUS. É uma das festas mais antigas da Igreja Católica, celebrada desde o século IV, como a data da APRESENTAÇÃO DO SENHOR. A festa celebrada hoje também é chamada de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS ou CANDELÁRIA.

DIA DO AGENTE FISCAL
DIA DE IEMANJÁ

479 a. PEDRO DE MENDOZA funda na costa do PLATA o PORTO DE SANTA MARIA DA BUEN AIRE em 2 de fevereiro de 1535.
472 a. uma expedição de 50 homens de FRANCISCO DE ORELLANA descobre o rio AMAZONAS em 2 de fevereiro de 1542.
420 a. morre GIOVANNI PIERLUIGI, o “PALESTRINA”, compositor italiano, em 2 de fevereiro de 1594.
404 a. da ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ITU, fundada em 2 de fevereiro de 1610.
361 a. NOVA AMSTERDAM, mais tarde chamada NOVA YORK, adquire a categoria de cidade, em 2 de fevereiro de 1653.
260 a. nasce CHARLES MAURICE DE TALLEYRAND-PÉRIGORD, em 2 de fevereiro de 1754. Diplomata francês, cujos esforços permitiram à FRANÇA derrotada manter suas fronteiras intactas.
240 a. Fundação do Mosteiro da IMACULADA CONCEIÇÃO DA LUZ. Seu arquiteto foi FREI ANTÔNIO DE SANT´ANNA GALVÃO, ajudado pela madre HELENA DO ESPÍRITO SANTO, em 2 de fevereiro de 1774.
189 a. governos de BUENOS AIRES e britânico firmam um tratado contra o tráfico de escravos, em 2 de fevereiro de 1825.
179 a. da instalação da ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PROVINCIAL DE SÃO PAULO, em 2 de fevereiro de 1835. A Mesa foi assim constituída: NICOLAU PEREIRA DE CAMPOS VERGUEIRO (presidente); MANOEL DIAS DE TOLEDO (1º secretário); ANTÔNIO MANOEL DE CAMPOS BELLO (suplente); MANOEL JOAQUIM DO AMARAL GURGEL (2º secretário) e JOSÉ ANTÔNIO PIMENTA BUENO (suplente). ANTÔNIO EGÍDIO MARTINS, importante cronista paulistano e também funcionário graduado da Repartição de Estatística e Arquivo do Estado de SÃO PAULO, em seu livro SÃO PAULO ANTIGO (1554-1910), de 1912, narra o fausto da solenidade: “O ato da instalação da Assembléia Legislativa Provincial foi revestido de grandes demonstrações de regozijo, tendo o presidente da Província ordenado que ao despontar da aurora se desse, no mencionado dia 2 de fevereiro de 1835, uma descarga de artilharia de 21 tiros e, às 9 horas da manhã, marchassem para o largo de SÃO GONÇALO, hoje praça Dr. JOÃO MENDES, o 1º e o 2º Batalhões da GUARDA NACIONAL, o esquadrão de cavalaria, as praças disponíveis do 6º batalhão de caçadores de 1ª linha e das companhias de infantaria e cavalaria de municipais permanentes, e ali formando-se em brigada. Assumiu o comando da mesma o CORONEL JOÃO FRANCISCO BELEGARDE e o TENENTE IGNÁCIO DIAS LEME o comando do parque de artilharia descendo, às 10 horas da manhã, a brigada daquele largo para o do Palácio, onde se formou em linha para fazer o cortejo ao corpo legislativo provincial e para dar três descargas de infantaria alternadas com as de artilharia depois de realizada a sua instalação, dando-se também, ao pôr do sol, outra descarga de 21 tiros de artilharia. A Câmara Municipal, assim como todas as autoridades civis e militares, compareceram ao ato de instalação da Assembléia Provincial”.     
173 a. EL SALVADOR se constitui em república unitária e independente das outras repúblicas da AMÉRICA CENTRAL, em 2 de fevereiro de 1841.
166 a. é firmado o Tratado de GUADALUPE HIDALGO, que põe fim à guerra entre EUA e MÉXICO, iniciada em 1846. O MÉXICO cede aos EUA a CALIFÓRNIA, o ARIZONA, o TEXAS e o NOVO MÉXICO, em 2 de fevereiro de 1848. Trecho do TRATADO: “Os ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA e os ESTADOS UNIDOS MEXICANOS, incentivados por um desejo sincero de colocar fim às calamidades da guerra, que infelizmente existe entre as duas repúblicas e estabelecer uma base sólida de relações de paz e amizade, o que deve conceder benefícios recíprocos aos cidadãos de ambos (...). assinam o Tratado de Paz, Amizade, Limites e Doação.”
139 a. da festa de NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, em PORTO ALEGRE, no dia 2 de fevereiro de 1875.
132 a. nasce JAMES JOYCE, escritor irlandês, em 2 de fevereiro de 1882.
129 a. GENERAL JUSTO RUFINO BARROS proclama na GUATEMALA a união da AMÉRICA CENTRAL, em 2 de fevereiro de 1885.
122 a. do PORTO DE SANTOS, em 2 de fevereiro de 1892. Com a entrega de seus primeiros 260 metros de cais, o porto era inaugurado. O primeiro a atracar no local foi o navio a vapor NASMITH, de bandeira inglesa. O endereço, no centro da cidade de SANTOS, ainda era chamado de VALONGO. Hoje, após receber milhões de imigrantes e de toneladas de cargas, o porto mais importante do BRASIL ganha em 2012 um museu virtual interativo, além de um livro, chamado PAISAGENS CULTURAIS DA BAÍA DE SANTOS, com depoimentos de trabalhadores do porto e moradores do entorno. No dia 2 de fevereiro de 2012, a festa dos 120 anos começa com apresentação de um programa de gestão e proteção do patrimônio desenvolvido pela Companhia de Docas do Estado de São Paulo (CODESP), atual responsável pela operação do porto. O prefeito JOÃO PAULO TAVARES PAPA também recebe da CODESP um kit contendo um livro, uma cartilha e a plataforma multimídia para consulta e comunicação entre mídias sociais. Tanto a cartilha como as aulas digitais foram preparadas por professores e alunos e devem ser distribuídas em escolas públicas. No ano passado, 2011, 97 milhões de toneladas de carga passaram pelo PORTO DE SANTOS, com seus 14 km de cais. Em 1892, ano da inauguração, foram 125 mil. O crescimento, no entanto, deixou marcas na região do VALONGO que deve sofrer nos próximos anos uma completa transformação viária e visual.
116 a. FESTA DA CANDELÁRIA no MÉXICO. No dia 2 de fevereiro de 1898 foi colocada a primeira pedra do Santuário Diocesano de NOSSA SENHORA DE GUADALUPE.
116 a. das seguintes publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, de 2 de fevereiro de 1898: está publicado o edital do governo, chamando concorrentes para a cunhagem de 120 contos em moedas de níquel. Este edital foi publicado ao mesmo tempo aqui, na EUROPA e na AMÉRICA DO NORTE.
Há quinze anos, no dia de hoje, a benemérita Irmandade de NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS festejava religiosamente em sua Igreja, a Purificação e, em seguida a comemoração cristã, foram entregues oitenta cartas, de liberdade a infelizes escravizados. Era desse modo que em 1883 os propagandistas iniciavam pungentemente a campanha da redenção nesta capital paulista.
RIO – Constou hoje, com insistência, que o governo federal, por proposta do GENERAL THOMAZ CANTUÁRIA, ministro da Guerra, pretende mudar a sede da Escola Militar, ou para o edifício do YPANEMA, em SOROCABA, ou para BARBACENA, em MINAS.
SANTOS – Os casos esporádicos de febre amarela, que se manifestaram aqui, parece que não tem importância. Estado sanitário bom.
A estrada de Ferro Central recebeu de NOVA YORK sete locomotivas novas, grandes e que serão prontamente montadas para auxiliar o tráfego da linha.
107 a. morre DIMITRI IVÁNOVICH MENDELEYEV, químico russo, em 2 de fevereiro de 1907.
103 a. (PETERSBURGO) Toda a imprensa, em 2 de fevereiro de 1911, avisa do perigo iminente em que se acha a EUROPA de ser invadida pela peste bubônica, que atualmente aniquila vidas na CHINA e na MANCHÚRIA. É preciso estabelecer os meios de defesa sanitária.
102 a. De EL PASO, TEXAS, telegrafam anunciando que a guarnição de CIUDAD JUAREZ se revoltou contra o GENERAL MADERO. Os soldados saíram pelas ruas gritando “VIVA ZAPATA”, saquearam vários armazéns e abriram a cadeia. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 2 de fevereiro de 1912).
101 a. inaugurada em NOVA YORK a maior estação ferroviária do mundo, em 2 de fevereiro de 1913.
94 a. RÚSSIA reconhece a independência da ESTÔNIA, em 2 de fevereiro de 1920.
92 a. do lançamento de ULISSES, de JAMES JOYCE. Quando lançou ULISSES, em 2 de fevereiro de 1922, JOYCE disse que iria dar trabalho aos críticos literários pelos próximos séculos. Desde então, a bibliografia sobre o escritor – e sua obra mais famosa – não parou de crescer. Todo mundo, de certa forma, já ouviu falar desse livro gigantesco, que se limita a descrever um dia banal na vida de um homem comum. Tirando especialistas, poucos o leram, pelo menos na íntegra. Esse marco do modernismo literário, que influenciou escritores do mundo todo (OSWALD DE ANDRADE ficou impressionadíssimo com ele) ainda tem seu lado indigerível. Marco do modernismo literário, “ULISSES” pode ser, antes de tudo, uma fonte de felicidade: um livro atual, estimulante, um desafio permanente.
90 a. da festa de IEMANJÁ, em SALVADOR - BAHIA. Começou em 2 de fevereiro de 1924. 
88 a. nasce VALÉRY GISCARD D´ESTAING, ex-presidente da FRANÇA, em 2 de fevereiro de 1926.
87 a. do sambista BEZERRA DA SILVA. Pernambucano, foi abandonado pelo pai logo que nasceu. O pai partiu para o RIO, BEZERRA ficou com a mãe em PERNAMBUCO. Ela não o registrou após o nascimento, o que desencadeou uma confusão de datas. Até hoje, ele não sabe ao certo em que ano e, muito menos, em que mês nasceu. A mãe assegurava que a data correta seria 9 de março de 1937, confiante na anotação que fez em um papel qualquer. Segundo os cálculos do pai – que BEZERRA só veio a conhecer “homem feito” – o filho teria nascido em 2 de fevereiro de 1927 e foi assim que o registrou em cartório. O CD de BEZERRA DA SILVA, MEU BOM JUIZ, faz um apanhado de velhos sucessos e novidades, como TREM DO FUTURO, GARRAFADA DO NORTE e PRODUTO IMPORTADO. BEZERRA DA SILVA faleceu em 17 de janeiro de 2005.
83 a. nasce JAMES DEAN, ator norte-americano, em 2 de fevereiro de 1931.
82 a. cidade de SANTIAGO DE CUBA é destruída por um terremoto, em 2 de fevereiro de 1932.
82 a. nasce DÉCIO RODRIGUES CELIDÔNIO no dia 2 de fevereiro de 1932, em JARDINÓPOLIS (SP). Em 1985 mudou-se para ATIBAIA onde reside – Rua JOÃO SOARES DO AMARAL, 171, Bairrro CIDADE SATÉLITE CEP 12941600, fone 4412-7894. É advogado e funcionário aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo.
77 a. nasce ERIC ARTURO DEL VALLE, ex-presidente do PANAMÁ, em 2 de fevereiro de 1937.
74 a. realizada em BELGRADO a Conferência de Paz dos Estados balcânicos, em 2 de fevereiro de 1940.
67 a. nasce FARRAH FAWCETT-MAJORS, atriz norte-americana, em 2 de fevereiro de 1947.
57 a. inaugurada, nos ESTADOS UNIDOS, a LEO CASTELLI GALLERY, destinada a ser o centro universal da arte pop, em 2 de fevereiro de 1957.
55 a. INDIRA GANDHI é nomeada presidente do Partido do Congresso da ÍNDIA, em 2 de fevereiro de 1959.
55 a. DIARIO POPULAR publica em sua edição de 2 de fevereiro de 1959: “Mais uma vez o nome do BRASIL sublinhou-se no campo esportivo mundial. Ontem, era o futebol que fazia fremir, de norte a sul, milhões de corações a extravasarem seu incontido júbilo. Hoje, ao entreabrir-se de 1959, ano que também promete ser de ouro para o desporto brasileiro, é o basquete que se torna fiador de mais um título igualmente grandioso. Somos campeões mundiais de futebol, somos campeões mundiais de basquetebol”. Depois de obter o vice-campeonato na segunda edição do Mundial, em 1954, no RIO, a seleção brasileira se preparou de forma exaustiva para a competição do CHILE. Esse país já trazia belas recordações. Em 1957, a equipe ganhou confiança ao reconquistar lá o Sul-Americano, o que não ocorria desde 1945.
Foram quatro meses de treinamento, de manhã, à tarde e à noite, em ÁGUAS DE SÃO PEDRO, ILHA DAS ENXADAS (RIO) e VOLTA REDONDA. O técnico do BRASIL, o paraibano TOGO RENAN SOARES, o KANELA, tinha uma maneira peculiar de motivar os atletas. “Às 7 horas ele começava a berrar “os russos estão chegando”. A gente acordava com uma vontade louca de treinar”, recorda o pivô WALDYR BOCCARDO.
A ameaça vermelha fazia sentido. A UNIÃO SOVIÉTICA foi a causadora da única derrota do Brasil na fase de classificação, por 73 a 64. Depois, na fase final, os soviéticos voltaram a vencer, dessa vez por 66 a 63. “Nós éramos melhores que os soviéticos. Só não tínhamos como marcar o YAN KRUMINCH, de 2,18 metros. Nosso jogador mais alto, o ÉDSON BISPO, tinha 1,96 metros”, lembra WLAMIR MARQUES.
Mas, por ordem de MOSCOU, o time se recusou a enfrentar TAIWAN, porque a URSS não o reconhecia como país independente. Na órbita de influência soviética, a BULGÁRIA fez o mesmo, e ainda escalou o time reserva para enfrentar a URSS. Em vez de simplesmente assinalar a derrota por W.O. dos dois países, o colegiado da FIBA decidiu excluí-los da competição. O BRASIL então bateu os EUA, que não enviaram seu time mais forte, e o CHILE, e sagrou-se campeão. “Não foi um título integral. Em 1963 (no RIO) é que veio a confirmação, e de forma contundente”, disse AMAURY PASOS, eleito o melhor jogador do Mundial de 1959 e membro do Hall da Fama. No quarto mundial, o BRASIL bateu a UNIÃO SOVIÉTICA por 90 a 79. 
50 a. sonda norte-americana RANGER VI chega à LUA em 2 de fevereiro de 1964.
50 a. das anotações feitas em 2 de fevereiro de 1964 (domingo). ANO 14º - MÊS 7º - DIA 208º - 5 anos e 242 dias na FORÇA PÚBLICA – 149 dias como ASPIRANTE – 136 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Este domingo não iria ser muito diferente do sábado. Apenas houve uma modificação no modo de agir de minha esposa. Neste domingo MARIA não se encontrava nervosa, fazendo tudo para me ver sorrir. Isso veio dar um aspecto bem melhor ao meu lar. Brinquei com meus filhos por diversas vezes e não saí de casa, pois choveu durante a tarde toda. Pela televisão assisti CAFÉ CONCERTO – CARNAVAL e outros programas. 
47 a. morre ROBERT OPPENHEIMER, físico norte-americano, em 2 de fevereiro de 1967.
45 a. falece BÓRIS KARLOFF, ator britânico, em 2 de fevereiro de 1969.
45 a. nasce a atriz PAULA BURLAMAQUI em 2 de fevereiro de 1969.
43 a. da prisão de AUGUSTO BOAL, em 2 de fevereiro de 1971. Torturado em pau-de-arara, provocou protestos da comunidade artística internacional, como do dramaturgo ARTHUR MÜLLER, que publicou um artigo na imprensa norte-americana. Solto em maio de 1971, foi para o exílio, onde começou a criar as técnicas do TEATRO DO OPRIMIDO.
42 a. Nasce SHAKIRA ISABEL MEBARAK RIPOLL em BARRANQUILLA, na COLÔMBIA, em 2 de fevereiro de 1972. A primeira música da cantora que estourou nas paradas foi “ESTOY AQUI”, em 1997. Uma de suas primeiras canções se chama “SUS GAFAS OSCURAS” (“SEUS ÓCULOS ESCUROS”). Conhecida por balançar os quadris como ninguém, SHAKIRA já ganhou até prêmio de dança do ventre. Consta que é noiva de ANTÔNIO DE LA RÚA, filho do ex-presidente da ARGENTINA, FERNANDO DE LA RÚA.
41 a. nasce o cantor LATINO em 2 de fevereiro de 1973.
41 a. nasce a filha do Cel. Res. DALMIRO GOMES e MÉRCIA, VANESSA, no dia 2 de fevereiro de 1973.
38 a. são roubados 119 quadros da última fase de PICASSO no palácio dos PAPAS DE AVIÑÓN, em 2 de fevereiro de 1976.
37 a. nasce o MARCELO, filho do JOSÉ e DORA. O sobrinho da LUCINDA nasce no dia 2 de fevereiro de 1977.
35 a. baixista inglês da banda SEX PISTOLS, SID VICIOUS, morre depois de uma overdose de heroína, no dia 2 de fevereiro de 1979. Durante a estadia na AMÉRICA DO NORTE, a namorada do músico, NANCY SPUNGEN, foi morta a facadas no quarto em que o casal estava hospedado. VICIOUS foi acusado do assassinato, preso e liberado sob o pagamento de fiança. RODRIGO SANTOS, baixista do BARÃO VERMELHO e cantor solo disse: “Recebi a notícia da morte de SID VICIOUS pela televisão, mas não fiquei surpreso. O histórico da banda era de loucura e confusões, com muitas drogas e álcool, e tudo isso era considerado normal para quem estava envolvido com rock e punk.”
35 a. das anotações de 2 de fevereiro de 1979: aproveito minhas férias para ler. Agora estou lendo “MARÍLIA, A NOIVA DA INCONFIDÊNCIA”.
PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR está executando o seu segundo dia de trabalho no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no IBIRAPUERA.
LUCINDA visita sua mãe. Está tratando de arrumar documentos dos familiares para organizar o dossiê em busca da herança deixada pelo velho RAPHAEL INDALÉCIO, avô da LUCINDA. Pelo mesmo motivo nós vamos à casa de sua irmã, dona DEOLINDA. Também comemoramos o segundo aniversário do MARCELO, filho da DORA e do JOSÉ, sobrinho da LUCINDA.
Vou ao CPChq por volta das 13 horas. Tenho de acertar alguns assuntos pendentes na minha seção. Converso com o CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO, MAJOR PM JÓBIO MIRANDA, MAJOR PM CARLOS DE CARVALHO (ainda não foi classificado, mas deverá acontecer isso na semana que vem e então assumirá uma seção no CPChq), TENENTE PM ARNO ZAGNI, TENENTE PM MATA e TENENTE PM FILIPE.
CORONEL RIGONATTO diz que ficarei no CPChq numa função de major.
Em casa, assisto o JORNAL NACIONAL:
Notícia da morte do ex-ministro da Justiça GAMA E SILVA.
Os treinos para o GRANDE PRÊMIO BRASIL
As inundações em MINAS GERAIS.
KHOMEINI se encontra no IRÃ.
33 a. EQUADOR e PERU fazem um acordo de cessar-fogo em seu conflito fronteiriço, em 2 de fevereiro de 1981.
31 a. da posse do Cel. LINCOLN PORFÍRIO DA SILVA no Comando de Policiamento de Choque, em 2 de fevereiro de 1983.
29 a. falece o cineasta MARCOS FARIA em 2 de fevereiro de 1985.
29 a. falece o GENERAL SEBASTIÃO DALYZIO MENNA BARRETO, em 2 de fevereiro de 1985.
28 a. os restos humanos hispano-americano mais antigos do mundo, com 31 mil anos, são encontrados em um rancho situado a cerca de 60 km de SAN LUÍS DE POTOSÍ (MÉXICO), em 2 de fevereiro de 1985.
27 a. um ataque aéreo iraquiano contra a cidade de MIANEH, no IRÃ, mata 79 alunas de duas escolas locais, em 2 de fevereiro de 1987.
27 a. de minhas anotações em 2 de fevereiro de 1987: nesta segunda-feira, com problemas nos dentes, vou cedo ao Centro Odontológico. O 1º TENENTE PM Dent atende-me e faz um serviço provisório.
Assim que chego no 2º BPChq encontro à minha espera o Sr ABÍLIO, pai do SÉRGIO SANTOS GUERRA. Seu filho estava foragido do Presídio Militar “ROMÃO GOMES” desde o início de janeiro. Foi recapturado em 29 de janeiro. Surge uma ameaça de ser enviado para a CASA DE DETENÇAO. O pai quer que eu interceda para que isso não aconteça.
Há quatro anos atrás, o CORONEL PM LINCOLN PORFÍRIO DA SILVA assumia o Comando do Policiamento de Choque (1983).
Na APMBB, às 10 horas, temos a abertura do ANO LETIVO e a recepção aos novos alunos oficiais.
Almoço com os oficiais do reservado. Surgem problemas com relação à minha ida ao III CONGRESSO NACIONAL DAS POLÍCIAS-MILITARES. A partida será no próximo domingo, às 7 horas.
O MAJOR PM RENATO CÉSAR MELO enfrenta uma crise emocional. Separou-se da esposa e sente saudades de sua filha de 9 anos. Pensa em ir para um batalhão do interior, tentando esquecer esse drama.
Ainda não saiu o resultado do VESTIBULAR ao CSP 87.
ULYSSES GUIMARÃES é eleito para a Presidência da Câmara Federal e para a Presidência da Assembléia Constituinte. Ele recebeu 299 votos e FERNANDO LYRA 155 para a Presidência da Câmara. Para a Presidência da Constituinte concorria LYSÂNEAS MACIEL.
O ex-goleiro do FLUMINENSE e da Seleção Brasileira, CARLOS JOSÉ CASTILHO, de 59 anos, suicidou-se, atirando do 7º andar do edifício onde morava, em BONSUCESSO. A sua mulher, VILMA LOPES CASTILHO, disse que ele vinha sofrendo de problemas psíquicos e tomando muitos remédios para dor de cabeça CASTILHO viajaria para a ARÁBIA SAUDITA no dia 4 de fevereiro, onde estava dirigindo a Seleção Nacional daquele país.
Falece o escritor britânico ALISTAIR MacLEAN, autor de OS CANHÕES DE NAVARONE e ESTAÇÃO POLAR ZEBRA.
25 a. da REBELIÃO NO PARAGUAI, com a queda do ditador GENERAL  ALFREDO STROESSNER, em 2 de fevereiro de 1989.
24 a. falece PEDRO GIL, filho do compositor GILBERTO GIL, no dia 2 de fevereiro de 1990.
23 a. das explosões dos botijões de gás no subsolo da GALERIA BEL CENTER INDÚSTRIA TEXTIL LTDA. Na Rua JÚLIO RIBEIRO, em 2 de fevereiro de 1991.                 
22 a. falece o cineasta e escritor MÁRIO PEIXOTO, em 2 de fevereiro de 1992.
21 a. falece o cineasta francês FRANÇOIS REICHENBACH e barítono italiano GINO BECHI, em 2 de fevereiro de 1993.
20 a. um trem descarrilha no ZAIRE e deixa pelo menos 200 mortos, em 2 de fevereiro de 1994.
19 a. falece o ator inglês DONALD PLEASENCE, em 2 de fevereiro de 1995.
19 a. da assunção do Comando do CPAM-4 pelo Cel. PAULO MIRANDA DE CASTRO, em 2 de fevereiro de 1995. Passou para a reserva em 21 de janeiro de 1998. O atual Superintendente da CAIXA BENEFICENTE, que foi comandante do CPChq (onde passou para a reserva), Cel. THOMÁS ALVES CANGERANA, também comandou o CPAM-4, onde também fui comandante no período de 8 de dezembro de 1989 a 17 dezembro de 1990, quando deixei a região leste por causa da queixa formulada contra o Comandante do Policiamento Metropolitano, Cel. UBIRATAN GUIMARÃES. Naquela data deixei o CPAM-4 nas mãos do então TENENTE-CORONEL VALDEMAR GONÇALVES. Comandou o CPAM-4, também, o CORONEL PM MARCO ANTÔNIO AUGUSTO. No dia 30 de janeiro de 2007 o CORONEL PM DAVI ROSOLEN lhe passou o Comando. O CORONEL ROSOLEN recebeu o comando da CORONEL Pfem PM FÁTIMA RAMOS DUTRA (promovida a esse posto em 10 de março de 2005, e depois transferida do CPAM-4 para o CAES). Foram comandantes anteriores a CORONEL Pfem PM FÁTIMA: o CORONEL PM OSMAR SABBATINI, que substituiu o CORONEL PM PAULO MIQUELINI FILHO (ambos na reserva). 
19 a. morre ANDRÉ FROSSARD, ensaísta e acadêmico francês, em 2 de fevereiro de 1995.
18 a. falece o cantor, bailarino e ator norte-americano GENE KELLY, em 2 de fevereiro de 1996.
18 a. de JOÃO VÍCTOR MARCARI OLIVA, filho da ex–jogadora de basquete HORTÊNCIA e VÍCTOR OLIVA. Nasceu no dia 2 de fevereiro de 1996.
17 a. falece o cantor CHICO SCIENCE, em 2 de fevereiro de 1997. Nasceu  em 13 de março de 1966. Outras anotações nesta data: como a linha telefônica 2085908 foi cortada por motivos já expostos neste meu diário (abuso de telefonemas eróticos para lugares exóticos como GUIANA e PORTO PRÍNCIPE) não posso avisar tia COTA que estou indo à POÁ neste domingo. LUCINDA queixa-se de dores na perna e não me acompanha nessa viagem. Após abastecer o SANTANA no posto IPIRANGA (início da BRIGADEIRO FARIA LIMA, Em GUARULHOS), vou à casa de tia COTA. ELA gostaria de ir a POÁ, mas não está arrumada para isso e me pede para levá-la no próximo sábado. Minha prima CARMEM diz que precisa conversar com o inquilino daquela casa que tia COTA tem defronte o CLUBE CONCÓRDIA, em POÁ.
Faz calor neste domingo. Chego na terra em que nasci por volta do meio-dia. Minha mãe me aguarda porque a CARMEM lhe avisou que eu estava a caminho. MARIZETE, ADALVO e FELIPE vão almoçar na VILA JÚLIA, onde mora a mãe da MARIZETE. Almoço com minha mãe. Nesta tarde o JOSÉ CARLOS SANTARELLI vem trazer o aluguel do meu terreno, onde ele tem um lava-rápido. Minha mãe conversa sobre a novela O REI DO GADO que ela assiste todas as noites. Amanhã o ponto culminante da novela será a morte de REGINO, um dos líderes dos SEM-TERRA, tema principal da história dos BERDINAZI e MERENGA.
O MÁRIO, meu filho, chega quando já estou deixando a casa de minha mãe. Diz que irá tirar quinze dias de férias no serviço que ele arrumou num Supermercado. Retorno a GUARULHOS com receio de pegar chuva no caminho, o que não acontece.
Nesta noite, sou surpreendido quando estou na biblioteca pela notícia do furto de uma KOMBI que o Senhor FRANCISCO (nosso vizinho) aluga para fazer entrega de cestas básicas. O furgão bege, ano 1993, foi furtado no JARDIM PINHAL, em frente a uma igreja que dona EMÍLIA (esposa do senhor FRANCISCO) freqüenta. Faço uma ligação telefônica, da casa do senhor FRANCISCO, para a radio-patrulha do 15º BPMM (batalhão de GUARULHOS), dando os dados da KOMBI. MARLENE diz que viu essa KOMBI ser conduzida a caminho do COCAIA. É quase certo que os ladrões levaram-na para um desmanche.
O croata GORAN IVANISEVIC venceu hoje o TORNEIO DE ZABREB, ao derrotar na final o inglês GREG RUSEDSKI. A tenista suíça MARTINA HINGIS conquistou o título da ATP TOUR DE TÓQUIO sem jogar. A alemã STEFFI GRAF nem chegou a entrar na quadra, devido a uma contusão no joelho esquerdo. Com isso, HINGIS pôde festejar seu terceiro título como profissional, isso com somente 16 anos. Há uma semana ela vencera o ABERTO DA AUSTRÁLIA.
Pelo menos 45 mil pessoas, segundo estimativa feita pela Polícia Militar, assistiram hoje aos desfiles dos 12 blocos carnavalescos no segundo e último dia da PHOLIANAFARIA, na avenida NOVA FARIA LIMA.
Cinco pessoas foram executadas na madrugada deste domingo em EMBU, na GRANDE SÃO PAULO. Entre as vítimas estão a diarista MARIA APARECIDA COELHO, o marido, FRANCISCO CANINDÉ RAMOS e os filhos do casal, LUCIANO, de 10 anos e ANDRESSA TAÍS, de 9 anos. Eles estavam em casa, no JARDIM VISTA ALEGRE, junto com uma mulher identificada apenas como LUCIANA, que também morreu. Uma outra criança e dois adultos também foram baleados.
O cantor CHICO SCIENCE, líder do GRUPO CHICO SCIENCE e NAÇÃO ZUMBI, morreu hoje, à noite, em OLINDA. Ele perdeu a direção de seu carro e bateu em um poste.
Os meninos do BRASIL perderam a invencibilidade no Campeonato Sul-Americano de Juniores, em LA SERENA, no CHILE. A garotada foi derrotada por 2 a 0 pela ARGENTINA. Agora o BRASIL irá enfrentar a VENEZUELA.       
16 a. da discussão da MARLENE com DONA VALDECIR, nossa vizinha por causa do barulho dos baianos na madrugada, não deixando que os vizinhos dormissem. MARLENE foi ameaçada pelo ELIAS, filho de DONA VALDECIR. A mulher teve um desmaio, sendo levada ao Pronto-Socorro, onde nada se constatou, tudo não passando de uma encenação, muito comum nas brigas com essa mulher. Aconteceu em 2 de fevereiro de 1998.
16 a. das anotações feitas em 2 de fevereiro de 1998: hoje, pela manhã, os termômetros marcam 30 graus. A tendência é aumentar o calor em São Paulo. CARMELO, ajudado por ALZENIR, começam a apresentar o relatório da OPERAÇÃO NACIONAL, bastante minucioso. Por outro lado CRISTIANO cuida do início da 8ª edição da OPERAÇÃO CRUZEIRO.
MAJOR PM ADAUTO, da Chefia do Gabinete do Comando Geral, comunica-me que REGINA CELENTANO apresentou queixa contra o CORONEL ARY CANAVÓ na Delegacia da Mulher. Acusa ela que o presidente da Diretoria Executiva do MMDC a difamou. Apresentou como testemunhas: CORONEL PM RODRIGUES, MAJOR PM ADAUTO e CAPITÃO PM JORGE LUÍS. Esses oficiais não gostaram dessa atitude de dona REGINA. Já na sexta-feira, dia 6, deverá depor o CORONEL PM RODRIGUES, Chefe de Gabinete do Comando Geral. No dia 10 deporá o MAJOR PM ADAUTO.
Recebo um telefonema do MAJOR PM ROMA, do 23º BPMI – LORENA. Trata-se de um documento sobre o 9 de Julho em CUNHA, com a presença do Governador MÁRIO COVAS. Ele me manda fax desse documento e eu o transmito ao Gabinete do Comandante Geral.
Quando chego em casa, depois de uma viagem difícil no ônibus COCAIA, LUCINDA conta-me que foi morder um pedaço de carne e quebrou um dente da arcada inferior, bem na raiz. Ficou com uma ‘janela’ na boca. Encontra-se em casa a namorada do PAULO CÉSAR, a CIBELE.
MARLENE está possessa com os baianos da frente de casa, liderados por dona VALDECIR que, em dias de calor, num flagrante desrespeito para com os vizinhos, costumam fazer uma algazarra danada, altas horas da noite. Assim é que, no início da madrugada, MARLENE acha de falar com dona VALDECIR a respeito disso. A mulher tem um “xilique”, quebra uma cadeira, se joga no chão e a levam para o pronto-socorro. Isso é comum dona VALDECIR assim se portar. Diz-se doente e arma verdadeiro escândalo. MARLENE é ameaçada pelo ELIAS, um filho de dona VALDECIR, rapaz paranóico, malcriado, arrogante. Chega a vir duas viaturas para pôr ordem nessa confusão. Ninguém mais dorme. Prefiro não me meter no assunto. LUCINDA ainda quer conversar com os baianos, mas isso não é bom. Fica um caso criado e já se sabe que esse pessoal vai tentar uma represália em cima da MARLENE. Com a chegada do senhor ZEZITO, pensava-se que ele entenderia a posição da MARLENE, revoltada pela perturbação do sossego alheio. O homem não compreende a situação.
SALVADOR praticamente parou hoje para homenagear IEMANJÁ. No bairro do RIO VERMELHO, desde as 5 horas, foi grande o movimento na praia de SANTANA. Pescadores, mães e pais-de-santo cumpriram suas obrigações, oferecendo presentes para a rainha do mar. Este ano, a oferenda principal foi a promessa de preservação dos golfinhos. Segundo a lenda, eles estão sempre do lado de IEMANJÁ.
Em PORTO ALEGRE (RS), o bispo auxiliar, dom JOSÉ CLEMENTE WEBER, celebrou a missa que marcou a 123ª Procissão de NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, a maior festa religiosa do RIO GRANDE DO SUL.        
15 a. falece o Cel. Ref. JORGE MESQUITA DE OLIVEIRA, em 2 de fevereiro de 1999.
15 a. ex-tenente-coronel HUGO CHÁVEZ, líder de um fracassado Golpe de Estado em 1992, jura seu cargo como presidente da VENEZUELA em 2 de fevereiro de 1999. Impulsionado pelo desejo popular de mudança, HUGO CHÁVEZ FRÍAS chegava à presidência da VENEZUELA com 56% dos votos. Amparado em uma plataforma que prometia refundar o país respeitando so trâmites democráticos e beneficiado pelo boom do preço do petróleo, CHÁVEZ aumentou seu poder por meio de sucessivos plebiscitos e ganhou popularidade ao investir em programas sociais, a maioria claramente assistencialista. Em 2009, dez anos depois, CHÁVEZ busca desesperadamente maneiras de continuar reinando absoluto no PALÁCIO DE MIRAFLORES – o que reforça a tese de que jamais haverá chavismo sem CHÁVEZ. Sua próxima cartada é o referendo do dia 15 de fevereiro de 2009, no qual os venezuelanos irão decidir se ele pode se candidatar a reeleições ilimitadas. Se perder, CHÁVEZ garante que deixa o poder e a política em 2013, quando termina o atual mandato. Se ganhar, jura que se aposenta em 2021. Pouca gente acredita nas promessas. A luta para continuar no topo, porém, não será fácil. Em 30 de julho de 2000, com 56,9% dos votos, CHÁVEZ ganhou mais um mandato. No dia 10 de abril de 2002, após funcionários da estatal petrolífera PDVSA entrarem em greve, a Confederação de Trabalhadores da VENEZUELA CTV) e FEDECÁMARAS anunciam uma paralisação geral e pedem a renúncia de CHÁVEZ. Nos dias seguintes, o alto comando militar se rebela contra o presidente em um Golpe de Estado. No dia 12 de abril de 2002 o líder empresarial PEDRO CARMONA assume o poder e anula a Carta de 1999 CHÁVEZ, porém, é restituído dois dias depois. No dia 4 de dezembro de 2005, partidos da oposição boicotam eleições para Assembléia Nacional, que passa a ser 100% chavista. Em 3 de dezembro de 2006, CHÁVEZ vence mais uma eleição, com 62% dos votos. Em 18 de janeiro de 2007, a Assembléia aprova a LEI HABILITANTE, que dá a CHÁVEZ o direito de legislar por decreto durante 18 meses. Em 24 de março de 2007 é criado o Partido Socialista Unido da VENEZUELA (PSUV); no dia 28 de maio de 2007 a Radio CARACAS TELEVISIÓN, de oposição, encerra transmissões depois que CHÁVEZ não renovou sua concessão. Milhares protestam contra o governo. Em 15 de agosto de 2007, CHÁVEZ apresenta projeto de reforma constitucional que prevê reeleição ilimitada. Em 2 de dezembro de 2007 a proposta de NOVA CARTA é rejeitada por 50,7% dos venezuelanos. Em 23 de novembro de 2008, CHÁVEZ tenta reafirmar poder em eleições regionais. No dia 1º de dezembro de 2008, CHÁVEZ pede que aliados consigam convocar referendo sobre reeleição ilimitada – data é marcada para 15 de fevereiro de 2009.     
15 a. das anotações feitas em 2 de fevereiro de 1999: ainda o nome do CORONEL PM PLAISANT CASTELO BRANCO está sendo apontado como o futuro Comandante Geral. Ele é execrado nos meios da Polícia Militar já que nunca comandou nada. É um político fracassado. Foi promovido a coronel por imposição do governo. O próprio Curso Superior de Polícia ele o fez por decisão judicial. É uma pena.
O Professor AFIF CHACUR visita-me no MMDC. Também lá apareceu o veterano JOEL e outros conhecidos, como ALZENIR. CORONEL CANAVÓ é acompanhado do contador FRANCISCO. Vão à Secretaria da Cultura. O grande problema é a famigerada prestação de contas dos trinta mil reais doados ao MMDC em 1998.
Recebemos uma carta do veterano MÁRIO FUSCO. Telefona-me o senhor GERALDO FARIA MARCONDES, chateado pela infeliz escolha do CORONEL PM PLAISANT para ser comandante geral da PM. Digo a ele que isso poderá ainda ser revertido porque todos os coronéis estão reunidos nesta tarde no Quartel do Comando Geral.
A falta de ação do Banco Central na última sexta-feira, permitindo uma especulação desenfreada e uma desvalorização recorde do real, irritou profundamente o presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e foi a gota d´água para a decisão de demitir hoje o presidente do Banco Central, FRANCISCO LOPES, que teve uma mandato relâmpago de cinco dias entre a sua posse e a sua saída. O indicado para substitui-lo é o economista ARMÍNIO FRAGA, que até ontem trabalhava para o megainvestidor GEORGE SOROS.
MICHEL TEMER foi reconduzido hoje à presidência da Câmara Federal, na 51ª Legislatura.
É escolhido o nome do CORONEL PM RUI CÉSAR MELLO para ser o novo Comandante Geral da PMESP. O governador MÁRIO COVAS aprovou hoje os nomes dos auxiliares diretos do novo secretário da Segurança Pública, MARCO VINÍCIO PETRELLUZZI, para o gabinete e para as chefias das Polícias Civil e Militar. O secretário-adjunto será o procurador de Justiça MÁRIO PAPATERRA LIMONGI, de 46 anos, que nos últimos anos foi o coordenador do Centro de Apoio das Promotorias Criminais do Ministério Público. O delegado-geral era MARCO ANTÔNIO DESGUALDO, de 48 anos, atual direitor do DHPP.
O COMANDANTE GERAL DA PMESP será o CORONEL PM RUI CÉSAR MELO, atual comandante do Policiamento de Choque. O CORONEL PM PLAISANT CASTELO BRANCO teve seu nome na relação elaborada por PETRELLUZZI para sua equipe, mas, hoje, o governador aprovou RUI CÉSAR MELO, que nos últimos anos esteve trabalhando no batalhão de choque e fez parte do grupo coordenado pelo novo secretário na visita às polícias de NOVA YORK e CHICAGO em 1997. LIMONGI explicou hoje ter trabalhado com PETRELLUZZI no Tribunal do Júri. Disse estar a par do plano a ser adotado pelo novo secretário e ter há anos bom relacionamento com a Polícia Civil. Uma das primeiras metas, segundo ele, será ampliar as investigações contra os traficantes e os ladrões. O crime organizado também está nos seus planos.
O CORONEL PM RUI CÉSAR MELO é da turma de 1972 da APMBB. Só existem outros cinco coronéis da mesma turma na PM, todos os demais 47 são de turmas anteriores a de CÉSAR MELO, que está há 31 anos na corporação.        
14 a. transf. reserva : Cel. JOÃO CARLOS DE LLANO, em 2 de fevereiro de 2000.

ACONTECEU EM 2 DE FEVEREIRO DE  2001  :-    SEXTA-FEIRA
TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA:
TENENTE-CORONEL NAHUR BOLSSONARO, Cmt. do 42º  BPM/I. Nasceu em 30 de abril de 1952. Entrou na PMESP em 21 de maio de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1976; 1º TENENTE – 24 de maio de 1980; CAPITÃO – 25 de agosto de 1987; MAJOR – 24 de maio de 1995; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2000.
Apesar do calor, às 8 horas pego um ônibus com terno e gravata, a fim de comparecer a uma solenidade no CFAP:

SOLENIDADE NO CFAP: formatura de novos sargentos. Presidiu o ato o adjunto do Secretário da Segurança Pública, Dr. MÁRIO MAGALHÃES PAPATERRA LIMONGI. Presença do Comandante Geral, Cel. RUI CÉSAR MELO; seu Chefe de Gabinete, Cel. ALEGRETTI; paraninfo dos formandos, Cel. VALDIR SUZANO, atualmente em gozo de férias, vem prestigiar a solenidade e talvez seja a derradeira de sua vida ativa na Corporação. Ocupa o número 1 do almanaque dos oficiais e completará em março os cinco anos no posto, sendo obrigado a passar para a reserva; o Diretor de Ensino e Instrução interino, Cel. JOÃO BATISTA DOS SANTOS; o Cmt. da APMBB, Cel. JAIRO PAES DE LIRA; o Cmt. do CFSds. , Cel. RUBENS CASADO; o Cmt. do CFAP interino, Tenente-Coronel CARLOS ALBERTO MÁXIMO; a Cmt. do CPAM-2, Cel. P Fem LAUDINÉA PESSAN DE OLIVEIRA; o Cel. Res. HERMES BITTENCOURT CRUZ, representando o Presidente da AORPM; o Cel. ANTÔNIO CARLOS MENDES (que me ajudou no transporte até o CFAP, com o seu carro LOGUS); o Tenente-Coronel Capelão JOÃO BENEDITO VILLANO; Major VERARDI; Major LUEDI; Capitão KITA; Capitão COIMBRA e muitos outros oficiais convidados. Os novos sargentos pertencem à TURMA “SARGENTO JORGE INÁCIO DE PAIVA”, homenagem ao sargento que perdeu a vida em 8 de outubro de 2000, quando foi assassinado com sete tiros de fuzil AR-15, um deles na cabeça, por uma quadrilha de quinze marginais que resgataram presos do 45º DP, na VILA BRASILÂNDIA. O sargento JORGE pertencia à 3ª Cia/ 18º BPMM. Os formandos homenagearam a viúva do herói. Somente ao meio-dia é que deixamos o CFAP. O CORONEL PM MENDES leva-me até a estação do Metrô ARMÊNIA.

A Sociedade Veteranos de 32-MMDC apresenta uma tarde tranqüila, de muito calor. O senhor GERALDO FARIA MARCONDES telefona para dizer que se sente melhor do mal que o acometeu nesta semana. Pretende ir ao MMDC na segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Às 15:30 horas regresso para casa. Logo em seguida cai um temporal na cidade. 

A REDE GLOBO DE TELEVISÃO leva ao ar o último capítulo da novela “LAÇOS DE FAMÍLIA”, cujo início foi em 5 de junho de 2000, empolgando os lares brasileiros pelo problema da leucemia numa das personagens chaves da novela – CAMILA. A festa de encerramento na boate W, no RIO, acabou em confusões: uma com MARCOS FROTA, marido de CAROLINA DIECKMANN (que interpretou CAMILA, na novela), e outra com o diretor ROGÉRIO GOMES, que não gostou quando alguém mexeu com sua mulher, DÉBORAH  SECCO.

O POLICIAL CIVIL DAZIR CHEREGUIM, de 38 anos, que trabalhava como agente de telecomunicações no 1º Distrito Policial de Carapicuiba, na Grande SÃO PAULO, foi executado na presença da namorada, após ambos serem tomados como reféns. O casal foi abordado por uma dupla de bandidos quando estava no interior de uma IPANEMA, no centro de CARAPICUIBA. Os assaltantes queriam realizar mais um roubo, mediante seqüestro relâmpago.

A usuária ROSANA APARECIDA CRECHI caiu nos trilhos da estação SÉ do METRÔ, na linha LESTE-OESTE, provocando atraso no sistema, já que a rede teve de ser desenergizada. ROSANA teria sofrido um desmaio, mas a polícia investiga a possibilidade dela ter sido empurrada.

O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO visitou o governador licenciado MÁRIO COVAS, no PALÁCIO DOS BANDEIRANTES. Ele saiu animado, dizendo que COVAS está melhor e mais disposto do que da última vez em que os dois estiveram juntos, no final de 2000.

O DIRETOR DO PRESÍDIO ESPECIAL DA POLÍCIA CIVIL, NILTON PECIOLI, foi afastado por ter dado regalias ao ex-carcereiro ADHIEL BARBOSA, conforme foi apurado.

O delegado OSCAR MATOS NETO, de 47 anos, que teve a veia femural perfurada por tiro de fuzil AR-15, na madrugada de 31 de janeiro de 2001, na rodovia Presidente Dutra, em GUARULHOS, continua em estado grave, internado no Hospital CARLOS CHAGAS. Caso sobreviva, ficará com seqüelas irreversíveis. VANDER COSME CARVALHO, de 28 anos, detido por porte de entorpecentes é acusado de envolvimento com a quadrilha que atacou o delegado e três investigadores da 2ª Divecar, teve a prisão temporária decretada pela Justiça.

O investigador LUÍS CÉSAR JUSTO, de 27 anos, e o CABO DOUGLAS AMARAL, de 32 anos, uniram forças para atuar na contramão da justiça. Depois de espancar e roubar o veículo de um camelô, ainda tentaram extorquir 17 mil reais da vítima, mas foram encurralados pela Polícia. Trocaram tiros com policiais civis e militares foram baleados e autuados em flagrante com um informante, ANTÔNIO AMARAL FERNANDES, de 47 anos, irmão do cabo.

O neozelandês CLINT HALLAM, o primeiro paciente a receber uma mão transplantada de uma outra pessoa, teve o membro amputado porque havia uma incompatibilidade entre ele e a mão. CLINT não a sentia como se fosse um membro seu, mas sim como um corpo estranho. Ele não tomava os remédios contra a rejeição e corria o risco de ter uma infecção generalizada e morrer.

O presidente GUSTAVO NOBOA decreta Estado de Emergência no EQUADOR, como resposta às mobilizações indígenas.

Assisto na BANDEIRANTES o filme “O MATADOR”, de 1986, com ANTÔNIO BANDERAS e ASSUMPTA SERNA. O romance complicado e cheio de neuroses entre um toureiro e uma advogada, ambos obsecados por sexo e morte. Para complicar as coisas, entre na história um discípulo do toureiro, paranormal, com capacidade de prever os crimes praticados pelo mestre.

2 002 : -   SÁBADO
Este sábado é destinado para o descanso, principalmente porque ainda estou curtindo uma gripe que deixou uma tosse irritante e um problema no ouvido esquerdo. Aproveito a manhã para ler os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE, DIÁRIO DE SÃO PAULO e o AGORA. Depois, no HOJE da rede GLOBO assisto duas tradicionais festas religiosas: na PRAIA DO RIO VERMELHO, em SALVADOR, comemoram-se os oitenta e dois anos de IEMANJÁ e, em PORTO ALEGRE, acontece a 127ª  procissão de NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES.

O prédio da sede nacional da CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES – CUT – na Rua CAETANO PINTO, no BRÁS, foi assaltado por volta das 3 horas. Dois homens vestindo coletes da Polícia Civil e bonés renderam o vigia RÓBSON SANTOS e o amarraram com fios de computador. Depois, um caminhão-baú estacionou na garagem. Cerca de dez criminosos invadiram salas em sete andares. Vários computadores foram roubados e diversos armários tiveram suas portas arrombadas.  O bando levou três cofres, impressoras e vales-refeição, cerca de quinze mil reais em dinheiro e três mil reais em cheques.

O publicitário WASHINGTON OLIVETTO, de 50 anos, foi libertado nesta noite após ficar 53 dias no cativeiro. O resgate não foi pago. O desfecho do caso ocorreu após a prisão, ontem, em SERRA NEGRA, de seis integrantes do grupo que o seqüestrou. A principal hipótese da polícia para o crime é que os dez milhões pedidos de resgate serviriam para abastecer a guerrilha colombiana. Mas a polícia também investiga crime comum cometido por ex–militantes da esquerda armada. A polícia informou que o grupo tem ligações com os seqüestradores de ABÍLIO DINIZ. Os moradores da Rua KANSAS, no BROOKLIN, foram atraídos por gritos de socorro de um homem, por volta das 22h30. Um deles telefonou para o 190 da PM contando o desespero do homem que gritava sem parar. Era WASHINGTON OLIVETTO pedindo socorro.

O SARGENTO GERALDO SARAIVA JÚNIOR, de 36 anos, da FORÇA TÁTICA do 18º Batalhão de Polícia Militar, foi morto com dois tiros na cabeça, ontem à noite, em um patrulhamento de rotina na FAVELA IPIROIDIS, na zona norte. Quatro supostos traficantes estavam na rua e teriam metralhado a viatura onde estava o sargento. O SARGENTO SARAIVA começou a carreira na PM há doze anos. Por volta das 20h30 de ontem estava com outros três PMs quando resolveram abordar um grupo na favela: havia quatro homens que seriam traficantes da área e cinco garotas menores de idade. Os marginais começaram a atirar quando viram a viatura. Hoje, o SARGENTO SARAIVA foi enterrado no MAUSOLÉU DOS HERÓIS. O COMANDANTE GERAL, Cel. RUI CÉSAR MELO, o Cel. JAIRO PAES DE LIRA (comandante do CPAM-3) estavam presentes.

Em SÃO BERNARDO DO CAMPO, o PM CÍCERO DA SILVA, de 36 anos, do 6º BPMM, acabou baleado por dois bandidos que tentavam roubar um carro. CÍCERO tinha acabado de sair de serviço quando viu um homem ser rendido e resolveu agir. O soldado acabou sendo baleado e teve sua arma levada. A dupla e a mulher de um deles foram presas por policiais de DIADEMA. CÍCERO foi internado em estado gravíssimo no Pronto-Socorro NEOMATER.

SEGUNDO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, em PORTO ALEGRE:-
Pluralidade cultural, militância política e protestos feministas contra os fundamentalismos marcaram o dia que também teve um discurso do petista LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, questionando as dificuldades que o partido enfrenta para chegar à Presidência e pedindo carta branca para dar um tom mais light na campanha. E ainda o ataque do representante da organização camponesa internacional VIA CAMPESINA, PAUL NICHOLSON, ao frango brasileiro, chamado de “lixo” e de “neoliberal”.


FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL , em NOVA YORK : -
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, MIKE MOORE, defende uma reforma na agricultura. Segundo ele, os países pobres ganhariam oito vezes mais com isso do que com o perdão da dívida externa. Os presidenciáveis brasileiros opinam sobre as declarações do secretário do Tesouro dos EUA. PAUL O´NEILL, de que as altas taxas de juros  no País são conseqüência da visão do mercado de que o BRASIL tem problemas de corrupção e de cumprimento da lei. E o governo brasileiro aproveita o FÓRUM para pedir ajuda para a ARGENTINA.   

CASARAM-SE após dois anos de namoro, o ministro da Educação, PAULO RENATO SOUZA, 56 anos, e a economista CARLA GRASSO, 39 anos, em SÃO PAULO.

ACIDENTOU-SE  a primeira dama carioca, ROSINHA MATHEUS. O carro dos seus seguranças bateu na traseira do veículo onde ela estava, com  quatro pessoas, indo de ANGRA DOS REIS para o RIO. O estado de saúde de todos é bom. Na rodovia RIO–SANTOS.

MORREU o taxista ANTÔNIO ALMEIDA MACEDO, de 63 anos, cujo carro capotou no dia 30 de janeiro numa rua próxima à pista do Aeroporto SANTOS DUMONT, no RIO. O deslocamento de ar causado por um avião provocou o acidente.

O príncipe WILLEM-ALEXANDER, de 34 anos, herdeiro do trono holandês, casou-se, em AMSTERDÃ, na HOLANDA, com a argentina MÁXIMA ZORREGUIETA, de 30 anos. Entre os convidados estavam: o príncipe britânico CHARLES, o secretário-geral da ONU, KOFI ANNAN e o ex-presidente sul-africano, NELSON MANDELA. MÁXIMA é filha de um ex–ministro da ditadura do general JORGE RAFAEL VIDELA (que governou a ARGENTINA de 1976 a 1981), JORGE HORÁCIO ZORREGUIETA. Depois de negociações mantidas em SÃO PAULO entre representantes das partes envolvidas, ficou acertado que o pai de MÁXIMA não compareceria ao casamento – ausência exigida por deputados socialistas, verdes e trabalhistas. A boda foi alvo de protestos de manifestantes, um dos quais chegou a jogar tinta na carruagem dos noivos. A monarquia holandesa foi estabelecida a quase 200 anos, nos idos de 1813. Tradicionalmente reservada, respeitada e livre de escândalos, está tendo um início de século que seria normalmente associado não à CASA  de ORANGE-NASSAU, mas à conturbada CASA DE WINDSOR. O nome oficial do País é REINO UNIDO DOS PAÍSES BAIXOS. Também é chamado de NEERLÂNDIA. O governo é formado pela rainha e pelos ministros.


2 003  :  -    DOMINGO
PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA, JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, MARLENE GOMES DE OLIVEIRA e JOSÉ, irmão da LUCINDA, retornam apenas na madrugada da casa da KÁTYA EL MOUALLEM, onde se comemorou o 6º aniversário de seu irmão, o BRUNO. 
Muito calor nesta manhã. O JOÃO vai me levar até POÁ. Encontro minha mãe bastante atarefada com o almoço. Está bem neste domingo. Conversa sobre os nossos parentes, principalmente reportando ao falecimento de sua prima MARIA LUÍZA. Com isso, ela relembra de pessoas antigas de POÁ, que tiveram grande importância na sua vida. O CABO RENATO ainda está com problemas em seu carro. Não o vejo neste dia. Conversamos também com o ADALVO, MARIZETE e FELIPE. Este vai me acompanhar até a estação de POÁ, por volta das 16 horas, quando inicio o meu retorno para casa. Venho lendo a revista ÉPOCA. Traz na capa a chamada para a matéria: MORTA E ESQUARTEJADA. O trágico fim de MARIA DO CARMO, mulher casada e religiosa que manteve uma obsessão doentia por seu médico, um cirurgião acusado de abuso sexual. Uma reportagem especial – Um relato dos cinco dias do FÓRUM MUNDIAL DE PORTO ALEGRE, o festivo evento movido a maconha, liberdade sexual, ecologia e pelo infalível CHE GUEVARA.
Em casa, estão visitando dona ESMERALDA o seu filho JOSÉ e a DORA. O casal comemora hoje o aniversário do MARCELO. Diz a LUCINDA que também visitou sua mãe, hoje, o outro filho, AMÉRICO.

Os garotos bons de bola foram os destaques da rodada de hoje do PAULISTÃO-2003. Em LIMEIRA, KAKÁ voltou a desequilibrar na vitória da equipe tricolor por 3 a 0 sobre a INTER. O meia fez um golaço e ainda participou da jogada dos outros dois gols, marcados por KLÉBER e GUSTAVO NERY. No PACAEMBU, o salvador foi o jovem ELANO, que furou a retranca do JUVENTUS e fez o gol da vitória do SANTOS por 1 a 0. O vexame do dia ficou por conta do PALMEIRAS, que perdeu para o UNIÃO BARBARENSE por 4 a 2. Outros resultados: MARÍLIA 1 x UNIÃO 2; PORTUGUESA 1 x AMÉRICA 2; PAULISTA 0 x SANTO ANDRÉ 1 ; RIO BRANCO 3 x PONTE PRETA 2.

As portas da clínica do cirurgião plástico FARAH JORGE FARAH, de 53 anos, acusado de matar e esquartejar a amante MARIA DO CARMO ALVES, de 46 amanheceram arrombadas. A polícia acredita que o invasor conhecia bem o consultório, na zona norte da Capital. A reconstituição do crime, prevista para hoje, foi adiada por liminar obtida pela defesa do cirurgião.

Quatro rapazes foram mortos a tiros no JARDIM SANTA ADÉLIA, região de SÃO MATEUS, zona leste da capital, na madrugada deste domingo. Os PMs encontraram os corpos na Rua CACHOEIRA DE MINAS, altura do número 940. Foi identificado o corpo de ILSON PEREIRA, de 19 anos, que tinha um tiro na cabeça. Os outros rapazes, também baleados, não foram identificados.

No décimo caso em pouco mais de 30 dias, os internos da FEBEM, em FRANCO DA ROCHA, voltaram a se rebelar. A revolta começou após às 22 horas na unidade 30, onde estão alojados 250 adolescentes aproximadamente. O motivo era desconhecido. Eles tomaram o prédio da administração e fizeram 10 funcionários reféns no início da manifestação. No final da noite, pelo menos quatro deles haviam sido liberados. A FEBEM também teve um dia tumultuado em SANTA CRUZ DO RIO PARDO, onde uma ala da unidade foi depredada porque a administração decidiu separar doze internos que comandavam rebeliões. Na VILA MARIA, o retorno de dez meninos para FRANCO DA ROCHA também gerou revolta. Alguns internos chegaram a subir no telhado da unidade, no meio da tarde do domingo, mas o tumulto foi controlado rapidamente.

Depois de se envolver em um acidente de trânsito, em CAMPINAS, o produtor musical ALEXANDRE ALVARENGA, de 31 anos, jogou o filho de um ano contra um carro em movimento e bateu com a cabeça da filha, de seis anos, contra uma árvore. Ele estava acompanhado da mulher, SARA MARIA ALVARENGA, de 32 anos, também produtora musical. O bebê está internado em estado grave no Hospital Municipal MÁRIO GATTI, com traumatismo craniano e respira com ajuda de aparelhos. A menina, que sofreu ferimentos leves na cabeça, foi medicada e liberada já nesta noite. O casal permanece internado no setor psiquiátrico do hospital CELSO PIERRO, da PUC – CAMPINAS. Antes de jogar o filho contra um carro, o produtor musical começou a bater a própria cabeça contra a lateral de seu PÁLIO.
 
O arcebispo de NITERÓI, dom CARLOS ALBERTO NAVARRO, morreu hoje, aos 71 anos, vítima de infarto. Ele estava internado há quinze dias para realizar uma cirurgia de ponte de safena no Hospital Santa Cruz. O arcebispo estava à frente da Arquidiocese de NITERÓI desde 1990 e foi um dos nomes cogitados para substituir dom EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES, na época em que foi anunciado o seu afastamento da Arquidiocese do RIO DE JANEIRO. O arcebispo está sendo velado na CATEDRAL DE SÃO JOÃO BATISTA, no centro de NITERÓI, onde será sepultado amanhã, às 10 horas, após uma missa de corpo presente.

MORREU no final da noite deste domingo o maestro AUGUSTINHO ZACCARO, de 55 anos, no Hospital do Rim e Hipertensão, na VILA MARIANA. ZACCARO entrou em coma induzido após sofrer um transplante de rim. O maestro foi internado há seis meses e sucessivas complicações pós–operatórias o obrigaram a se submeter a mais sete cirurgias. Famoso pelo programa “ITALIANÍSSIMO” e paulistaníssimo, ZACCARO nasceu numa casa em plena Avenida PAULISTA, no dia 1º  de janeiro de 1948. Os pais não eram músicos, mas influenciaram o menino com a aquisição de vários instrumentos. Aos 4 anos, AUGUSTINHO já tocava acordeon, que aprendeu sozinho. Aos 13 já dava aulas de música, acumulando 70 alunos, e logo começou a animar bailinhos no clube PALMEIRAS, as chamadas domingueiras dançantes. Na TV, ZACCARO conheceu o auge nos anos 80, quando o “ITALIANÍSSIMO” tinha boa audiência e repercussão na BANDEIRANTES. Na mesma época, adquiriu o antigo TEATRO AQUARIUS, na BELA VISTA, que rebatizou com seu nome. De lá apresentava seu programa. Saiu da emissora no começo dos anos 90. O “ITALIANÍSSIMO” passou depois por várias casas, a última delas o CANAL 21, em junho de 2002, mas logo começaram seus problemas de saúde.

Foi preso o técnico em eletrônica SEBASTIÃO JUSTUS, 77 anos, por suspeita de pedofilia, em NOVA IGUAÇU, no RIO, após denúncia anônima. Os PMs foram à casa do acusado e o encontraram com sete crianças, entre 7 e 15 anos, de ambos os sexos.

O brasileiro OTÁVIO DOS SANTOS PINHEIRO foi o segundo colocado na MARATONA DE MIAMI, nos EUA. Ele chegou dois segundos atrás do queniano DAVID RUTO, que completou o percurso em 2 horas, 12 minutos e 22 segundos.

ENCONTRADO o corpo do montanhista ALEXANDRE MAOSCHI, de 28 anos, desaparecido desde 22 de janeiro na SERRA DO MAR.

MORREU o produtor teatral JOHN HOUSTON, aos 82 anos, pai da cantora WHITNEY HOUSTON, vítima de insuficiência cardíaca.
 
Uma grande explosão em um prédio residencial de quatro andares, onde também funcionava um banco no andar térreo, matou pelo menos 30 pessoas e deixou outras dezenas de feridos no centro comercial de LAGOS, maior cidade da NIGÉRIA. As operações de resgate foram dificultadas pelo incêndio provocado pela explosão, além da intensa circulação de pessoas nessa região de LAGOS, uma cidade densamente povoada, com mais de doze milhões de habitantes.

CONTAMINAÇÃO PREOCUPA O TEXAS. Destroços do ônibus espacial COLÚMBIA foram descobertos em mais de 800 lugares. A aeronave levava materiais tóxicos e cáusticos. Pelo menos 70 pessoas, que moram nas cidades de PALESTINA, LUFKIN, SAN AUGUSTINE e, principalmente, em NACOGDOCHES, situada na área rural do TEXAS, onde caíram mais de mil fragmentos do ônibus espacial, foram hospitalizadas para observação, depois de entrar em contato com o material. Os restos mortais dos sete astronautas foram recolhidos em vários lugares do TEXAS e levados a HEMPHILL.

Dois astronautas americanos e um russo, que estão a bordo da ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL, terão adiada a volta para casa, devido ao acidente com o ônibus espacial COLÚMBIA. Os três astronautas, em órbita desde novembro de 2002, deveriam ser resgatados pelo ônibus espacial ATLANTIS no dia primeiro de março, quando seria feita a troca de tripulação, mas, de acordo com a NASA, as operações espaciais já planejadas ficam adiadas até que sejam descobertas as causas do desastre. A RÚSSIA lançou hoje uma nave não-tripulada, que levará mantimentos para os três tripulantes da ISS. A PROGRESS M-47 foi lançada do cosmódromo de BAIKONUR, na ex–república soviética do CASAQUISTÃO, às 10:59 horas (hora de BRASÍLIA), e entrou em órbita poucos minutos depois. Todos os vôos dos ônibus espaciais americanos foram suspensos depois do acidente, deixando assim os russos como os únicos capazes de levar provisões e enviar homens à ISS. Porém, é pouco provável que a agência ROSAVIAKOSMOS assuma as operações, pois ela enfrenta problemas técnicos e principalmente financeiros.

2 004  :   -  SEGUNDA-FEIRA     
Enquanto leio os jornais O ESTADO DE SÃO PAULO, JORNAL DA TARDE, DIÁRIO DE SÃO PAULO e AGORA, os pedreiros começam a trabalhar no quarto do JOÃO e do PAULO CÉSAR. As reviravoltas em casa, por causa da reforma idealizada pela LUCINDA, faz com que tudo fique muito atrapalhado. Até minha biblioteca entra na “dança”. O JOÃO deverá mudar seu “quarto”, durante alguns dias, para o local onde trabalho no computador.
Num calor de mais de 30 graus, vou para SÃO PAULO, já sabendo que esta tarde será palco de mais um dos temporais. Na Estação SÉ do metrô, ainda estão ali colocados os painéis da SABESP, (SANEAMENTO BÁSICO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO), contando toda a sua história, em comemoração aos seus TRINTA ANOS de existência. Encontro no MMDS os oficiais tranqüilos, pouco se interessando pelos meus problemas. Mas, comentam a briga de sexta-feira, dando razão para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC nessa investida interesseira do neto do GALILEO EMENDÁBILI. Como tinha combinado com o Cel MENDES e o procurador do Estado aposentado EGBERTO MAIA LUZ, encontro-os no MMDC às 13:30 horas em ponto. Vamos almoçar na Associação dos Oficiais de Reserva. Professor EGBERTO quer voltar a dar aula na APMBB (ele foi professor da ESCOLA DE OFICIAIS quando éramos cadetes, nos anos 60), mas a sua idade atrapalha suas pretensões. No entanto, ele insiste nisso e irá conversar com a alta cúpula da PMESP. Fica sabendo do entrevero de sexta-feira e se lastima de que a Sociedade esteja sendo enxovalhada por pessoas inescrupulosas.
Ainda nesta tarde, depois da despedida de EGBERTO MAIA LUZ, o Cel MENDES e eu ficamos até às 16:30 horas no MMDC. Primeiramente o MENDES conta-me que o Sr. MARCONDES iria levar sua esposa até ÁGUAS DE SÃO PEDRO, onde permaneceria durante dez dias. Depois, tudo muda de figura com uma reunião marcada para 4ª feira, à tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, para discussões a respeito do MANDADO DE CITAÇÃO no processo número 000.04.004418-1, numa ação de procedimento ordinário, cuja requerente é FIAMMETTA EMENDÁBILI e requerido a S/NAZCA e outros (CLARO, FARAH SERVICE, SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, EUCLYDES BUENO FILHO, MARIO FONSECA VENTURA, RESTAURO E PRODUÇÕES CULTURAIS). O presidente não vem à Sociedade, mas telefona várias vezes. Também o GENERAL BUENO mantém contato telefônico conosco. A “briga” está apenas no começo. Será árdua, pois os inimigos estão desesperados, querendo dinheiro o mais rapidamente possível, em detrimento da história de 32. O Obelisco está com as obras paradas, e não se sabe quem será responsabilizado pelo embargo dos trabalhos do restauro. No PORTAL DO IG, aberto pelo VASCO, está toda a entrevista minha com um tal de FELIPE, logo após a entrevista coletiva do dia 29 de janeiro. Aproveitando maldosamente o site do MMDC, CARVALHOSA torce a verdade das coisas e, de maneira mentirosa, diz que ele foi agredido por mim no dia 30 de janeiro, depois de me desmascarar. É um sujeito sórdido, que se vê desesperado porque foi retirada da sua “empada” a “azeitona que queria”. O Cel MENDES deixa-me na ARMÊNIA. Conversamos muito sobre tudo isso que está acontecendo. Durante a viagem que faço, de ônibus, venho lendo a AÇÃO ORDINÁRIA DE PRESERVAÇÃO DE DIREITO MORAL E AUTORAL – CUMULADA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA, movido pelo CARVALHOSA. Tem um bonito histórico sobre a obra de GALILEO EMENDÁBILI, seguido de um monte de denúncias caluniosas contra FARAH SERVICE, GERALDO FARIA MARCONDES, GENERAL BUENO, CONDEPHAAT e contra mim por ser conivente com a “quadrilha”, mas, na verdade, ele quer indenização monetária.

Em casa, tenho um aviso para telefonar para o CHEFE DA CASA MILITAR, CORONEL ALEGRETTI. Ele me conta que a CLARO terá uma audiência com o governador na próxima 5ª feira, dia 5, ainda não se sabendo a que horas. Procuro ligar para o Cel MENDES, pois o ALEGRETTI solicitou que um representante da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC esteja presente. Expliquei ao CHEFE DA CASA MILITAR que estou impossibilitado de comparecer nessa audiência porque fui agredido pelo CARVALHOSA, que me ameaçou e me injuriou. Procuro deixar que a Justiça resolva esse problema, evitando contatos com as partes. O MENDES é o único que não está citado no processo. No entanto, não consigo contato com meu companheiro e faço a ligação para o Sr. MARCONDES, pois o ALEGRETTI quer uma resposta imediata de quem irá comparecer na audiência. O presidente irá telefonar para a CASA MILITAR e resolver esse problema. Também atendo um telefonema do GENERAL BUENO. Conta-me ele que CARVALHOSA mandou um e-mail para o site do MMDC (manipulado por ROMEU CICCONE), falando que foi agredido por mim na sexta-feira, dia 30 de janeiro. Ele, cinicamente, torce os fatos, transformando o que realmente aconteceu numa deslavada mentira.  
JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA e um outro pedreiro já acabaram de assentar o novo piso no quarto do JOÃO e PAULO CÉSAR. Trabalharam rapidamente nesta segunda-feira. LUCINDA, com toda essa confusão das obras, sente-se cansada ao anoitecer.

A chuva de hoje colocou toda a cidade de SÃO PAULO em estado de atenção. Seis pessoas ficaram feridas após uma rajada de vento destelhar parte da cobertura da Estação TATUAPÉ do METRÔ, às 17:20 horas. A linha 3 (BARRA FUNDA/CORINTHIANS-ITAQUERA), utilizada diariamente por 1,1 milhão de pessoas, foi interrompida. As telhas caíram na RADIAL LESTE, atingindo carros e ferindo quatro pessoas, e sobre os trilhos e o mezanino da estação do metrô, ferindo outras duas, segundo os bombeiros. Dezenove bairros ficaram sem energia elétrica.

Enquanto a cidade enfrentava temporais e alagamentos durante o fim da semana e hoje, a prefeita MARTA SUPLICY estava em LONDRES, onde participou de uma reunião da ONU sobre AIDS. Ela viajou no dia 30 de janeiro e o retorno estava previsto para a madrugada de amanhã.

ANA CRISTINA RODRIGUES BARBOSA, de 31 anos, foi executada ontem à tarde, em GUARULHOS, logo depois de deixar a Penitenciária do Estado, na zona norte, onde tinha visitado o preso LÚCIO KLÉBER DA SILVA, sem marido. Duas horas depois do assassinato da mulher, o detento apareceu morto. Momentos após os crimes, o presidiário VÁGNER SALUSTIANO PEREIRA se apresentou a um funcionário do presídio, VÁGNER DE JESUS CORREIA, confessou o crime e entregou o corpo da vítima. “Acredito que ele seja um laranja, escolhido para assumir o crime”, disse o delegado OSVALDO SCALEZI, do 9 º Distrito Policial, no CARANDIRU. O detento contou à polícia que cometeu o assassinato porque SILVA provocou uma pessoa que tinha ido à prisão visitá-lo. ANA CRISTINA foi morta às 14:30 horas de ontem. Ela estava no seu carro, um MONZA, com a filha de 4 anos, quando foi abordada.

A FEBEM tem novo presidente, o educador MARCOS ANTÔNIO MONTEIRO, que assumiu hoje o cargo. É o quarto presidente da instituição, desde que GERALDO ALCKMIN assumiu o governo do Estado, há três anos – média inferior a um ano de gestão para cada um, tempo insuficiente para mudar a realidade da fundação, marcada por rebeliões, fugas, denúncias de superlotação e tortura.

CONFIRMADO por meio de um exame de DNA que ALISSON DE SOUZA é, na verdade, FILIPE FRANCISCO LOPES DANTAS, filho de FRANCISCO FERNANDES DANTAS e FRANCINEIDE BATISTA LOPES. O menino foi roubado da maternidade onde nasceu, há três anos, pela empregada doméstica SILVÂNIA CLARINDO SOUZA. SILVÂNIA confessou também o seqüestro de ALEXSANDRO VITAL, de 7 anos, que registrou com o nome de ERIC. A polícia investiga o roubo de duas meninas, de 10 e 13 anos, também registradas como suas filhas.

Depois de um ano trocando farpas em público a respeito da reforma do Judiciário, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e o presidente do Supremo Tribunal Federal, MAURÍCIO CORRÊA, trocaram gentilezas hoje. Foi na cerimônia de abertura dos trabalhos do Judiciário, no STF. Mas eles mantiveram suas posições antagônicas. LULA reiterou a necessidade de criação de controle do Judiciário pelos outros poderes; no entanto, defendeu também o “debate aberto, franco e responsável” entre eles. Minutos antes, CORRÊA havia afirmado que a discussão sobre o Conselho Nacional de Justiça –o organismo que faria o controle- não é o fundamental para atender o povo, “que quer e precisa de Justiça rápida”.

O jogador de futebol RICARDINHO, que rescindiu contrato com o SÃO PAULO no início de janeiro, acertou com o clube inglês MIDDLESBROUGH, que não pagou nada pelo jogador. Por contrato, o meia só poderia se transferir para o Exterior. Se optasse por jogar no BRASIL, teria que pagar multa de um milhão de dólares.

MAURREN MAGGI, que luta contra suspensão por doping para ir aos jogos de ATENAS, decidiu treinar em MÔNACO, para acompanhar o namorado, o piloto ANTÔNIO PIZZONIA, Com a mudança, MAURREN perdeu o patrocínio do Clube de Atletismo BM&F.

O presidente dos EUA, GEORGE W. BUSH, anunciou a criação de uma comissão para investigar as razões que levaram o serviço secreto do País a concluir que o IRAQUE possuía armas de destruição em massa. A comissão será “independente e bipartidária”, disse. Se depender do governo, ela só apresentará conclusão após a eleição de novembro.

A Organização Mundial de Saúde afirmou que a gripe do frango está descontrolada. O vírus H5N1 continua se espalhando, apesar de 45 milhões de aves terem sido sacrificadas na ÁSIA. Na CHINA, pelo menos onze províncias já registraram a doença em aves. Hoje mais duas pessoas morreram – uma no VIETNÃ e outra na TAILÂNDIA – elevando para 12 o número de mortos. Quatro pessoas morreram em menos de 48 horas – no domingo a doença há havia feito duas vítimas no VIETNÃ, onde há 12 infectados. Os cientistas temem que o vírus seja transmitido entre humanos. Suspeita-se também que a carne do frango seja fonte de contaminação.

ALLAN BULLOCK, o primeiro grande biógrafo de HITLER, morreu nesta segunda-feira, aos 89 anos, em um asilo em OXFORDSHIRE, de causa não divulgada. Foi em 1952 que ele publicou a obra sobre o ditador nazista. Ainda sobre HITLER, um cinema de TÓQUIO expõe um cartaz que traz o ditador para promover um filme japonês sobre sua vida. Também escreveu sobre a vida do ditador russo JOSEF STALIN.

FALECEU o novelista e jornalista espanhol JOSÉ LUIS CASTILLO-PUCHE. Era amigo do escritor americano ERNEST HEMINGWAY, de quem escreveu a biografia. Aos 84 anos, de pneumonia, em MADRI.
   
2 005    :   -   QUARTA-FEIRA
Levanto mais cedo a fim de poder me dedicar de uma maneira tranqüila ao trabalho de lançar no computador os principais fatos de ontem. Com isso, também consigo ler os quatro jornais costumeiros, com mais atenção. O JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR, de férias por trinta dias, está descompensado nesta manhã. Queixa-se da maneira como sua mãe se comporta. Sente necessidade de comunicação, achando que a nossa casa é um “cemitério”, porque falta barulho. Seu comportamento é muito esquisito, parecendo estar atacado pelo colesterol. Mas aos poucos ele vai melhorando. De vez em quando acontece isso com ele. Parece estar perdido, necessitando de algo. LUCINDA preocupa-se com o estado de saúde de seu filho.
Vou mais tarde para a cidade de SÃO PAULO, embarcando num lotação com número excessivo de passageiros. Somente depois que estou dentro é que percebo que seria melhor viajar de ônibus. Vou diretamente para o MMDS, onde os oficiais estão acertando uma visita ao HORTO FLORESTAL amanhã cedo. É uma proposta do NILDO e BERNARDI, a fim de proporcionarem uma aula naquele lugar. VICTÓRIO cuidará disso, pois não posso me deslocar logo pela manhã para o HORTO. Para mim é contramão, principalmente porque não tenho carro. Por volta das 15 horas, passo pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, acompanhado pelo AMÉRICO e um tenente japonês que não conheço. Fico sabendo pelas funcionárias MÔNICA e LUCIENE que o CORONEL MENDES passou mais cedo pelo MMDC. Está chovendo forte quando vamos até a COOPMIL, cujo interessado é o AMÉRICO e o seu conhecido. Querem eles que eu os apresente ao CAPITÃO NEWTON, mas acontece que todos os diretores estão em reunião. Vou regressar para GUARULHOS enfrentando a chuva, que se faz forte nesta tarde.

DIÁRIO OFICIAL DE 2 DE FEVEREIRO DE 2005 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO MAJOR DO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS DA PMESP PAULO CAETANO DE MORAES, nascido em 26 de maio de 1948. Ele entrou para a antiga FORÇA PÚBLICA em 28 de maio de 1969, como soldado. Foi promovido a 2º tenente do QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS em 9 de dezembro de 1988. Não tenho as datas de suas outras promoções.

O cantor e apresentador da TV RECORD, JOSÉ DE PAULA NETO, o “NETINHO” – ex-integrante do grupo de pagode NEGRITUDE JÚNIOR – está sendo acusado de espancar a mulher, SANDRA MENDES DE FIGUEIREDO CRUNFLI, de 34 anos, durante uma briga, na noite de ontem. A agressão ocorreu porque o cantor teria exigido que a mulher assinasse, sem ler, um documento abrindo mão de seus direitos conjugais. SANDRA não concordou. SANDRA e NETINHO estão juntos há cerca de quatro anos, mas somente há dois anos moram na mesma casa, no condomínio ALPHAVILLE 8, em BARUERI.

A defesa do promotor THALES FERRI SCHOEDL protocolou, no Tribunal de Justiça, resposta à denúncia do Ministério Público. SCHOEDL é acusado de matar DIEGO FERREIRA MODANEZ e de balear FELIPE SIQUEIRA CUNHA DE SOUZA, durante um “luau” em BERTIOGA, no litoral, em 30 de dezembro. O advogado RONALDO MARZAGÃO  diz que seu cliente agiu em legítima defesa e pede a desqualificação do crime praticado por motivo fútil.

A polícia divulgou hoje o retrato falado do bandido que assaltou na terça-feira, dia 1º de fevereiro, a casa dos jornalistas WILLIAM BONNER e FÁTIMA BERNARDES, editores e apresentadores do “JORNAL NACIONAL”, da rede GLOBO. Segundo o delegado titular EDUARDO BATISTA, que lidera as investigações, o retrato falado foi feito com base no depoimento de FÁTIMA. O delegado disse que ainda vai receber as imagens do circuito interno de TV do condomínio na BARRA DA TIJUCA, no RIO, onde moram os jornalistas com seus três filhos pequenos. Um dia depois do assalto, BONNER só pensa em esquecer os momentos de terror vividos. Ainda abalado e sem querer dar entrevistas, ele fez um desabafo: “Quero apenas reconstruir minha vida”.

O frade franciscano LEONARDO ULRICH STEINER, de SANTA CATARINA, foi nomeado bispo, nesta quarta-feira, pelo VATICANO e será o sucessor de dom PEDRO CASALDÁLIGA na Prelazia de SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA, em MATO GROSSO. STEINER é primo-irmão do cardeal dom PAULO EVARISTO ARNS, arcebispo de SÃO PAULO. CASALDÁLIGA ficou por três décadas na Prelazia e teve de pedir a aposentadoria em 2003 ao completar 75 anos. Ele afirmou que continuará morando e atuando na cidade.

O VATICANO procurou tranqüilizar os mais de um bilhão de católicos de todo o mundo e informou hoje à tarde que o quadro médico do PAPA JOÃO PAULO II é estável, mas que, no entanto, ele permanecerá internado no hospital GEMELLI, na capital italiana, ROMA, “por alguns dias”. O pontífice passou as últimas 24 horas se recuperando de uma crise respiratória depois de ser internado às pressas na noite da terça-feira.
Os advogados da defesa e da promotoria que atuam no julgamento do cantor MICHAEL JACKSON, acusado de abuso sexual contra um menor de idade, decidiram hoje suspender por uma semana os trabalhos realizados no Tribunal Superior de SANTA BÁRBARA, no estado americano da CALIFÓRNIA. Ambas as partes querem analisar os perfis de mais de 250 candidatos que estão sendo selecionados para compor o júri. Desse total, serão escolhidas apenas 20 pessoas, sendo que 12 jurados e oito reservas. O julgamento pode durar até quinze meses.

ASSISTO parte do jogo SAMPAIO CORRÊA 1 x CORINTHIANS 1, desenvolvido no estádio NHOZINHO SANTOS, em SÃO LUÍS. Esse jogo mostra a estréia dos times na COPA DO BRASIL. INTERNACIONAL, CRUZEIRO e CORITIBA estrearam com vitória nessa COPA. Dos três, o que mais sofreu foi o INTER, que derrotou o SERC-MS, de CHAPADÃO, por 2 a 1. O CRUZEIRO foi até ARACAJU e derrotou o SERGIPE por 1 a 0. Em BRASÍLIA, o CORITIBA eliminou o CFZ, vencendo por 2 a 0.

O PALMEIRAS empatou em 2 a 2 com o TACUARY, em ASSUNÇÃO, e agora joga por outro empate por 0 a 0 ou 1 a 1 no PARQUE ANTÁRTICA, para passar à segunda fase da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA. O jogo de volta será disputado na quarta-feira de cinzas.

Em jogo que fez parte do calendário de comemorações pelo 395 º aniversário da cidade de ITU, o ITUANO deu um presente à torcida ao vencer o UNIÃO BARBARENSE por 1 a 0, no Estádio NOVELLI JÚNIOR, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.  O resultado fez o ITUANO encostar nas primeiras colocações. O time chegou a 9 pontos e igualou-se ao PALMEIRAS, MOGI MIRIM e SÃO CAETANO. O TIME fica na quarta colocação por ter saldo positivo de dois gols.

ATACADOS por membros das Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC) oficiais da Marinha colombiana. Quinze pessoas morreram no confronto de ontem. Hoje, outras nove pessoas foram vítimas de um novo ataque guerrilheiro. As ações teriam sido um contra-ataque a uma ofensiva da Força Aérea e da brigada antinarcóticos. Em ISCUANDÉ, na COLÔMBIA.

CONTRATADA para suceder ao empresário DONALD TRUMP no reality show THE APPRENTICE a apresentadora de TV MARTHA STEWART. A nova versão do programa, sucesso da rede americana NBC, começa a ser produzida depois que a apresentadora sair da cadeia. Processada por fraude na venda de ações, MARTHA foi condenada em outubro a cinco meses de prisão, e em março deve passar a cumprir pena domiciliar. Em NOVA YORK.

COLIDIU com um armazém, perto do aeroporto de TETERBORO, nos EUA, um avião particular de médio porte. Vinte pessoas ficaram feridas. Ao tentar levantar vôo, o avião derrapou na pista, destruiu uma cerca, ultrapassou uma rodovia e colidiu com alguns carros antes de atingir o depósito. No Estado de NOVA JERSEY, EUA.

MAX SCHMELING, ex-campeão mundial dos pesos pesados, morreu nesta quarta-feira, aos 99 anos, por causa de um resfriado. O pugilista, que protagonizou dois inesquecíveis combates com o lutador negro JOE LOUIS na década de 1930, carregados de significado racial e político, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, virou estrela quando derrotou LOUIS em 1936. Na revanche, em 1938, JOE LOUIS se impôs com um tremendo e rápido nocaute, acabando com as esperanças nazistas de transformá-lo em arma de propaganda da superioridade da raça ariana. O mito de SCHMELING – que nunca se deixou envolver pelo nazismo – sobreviveu ao passar dos anos. Décadas depois do sucesso no pugilismo, ainda era venerado como o esportista alemão mais importante da história e recebia muitos pedidos de entrevistas e autógrafos. SCHMELING disputou 70 lutas, com 56 vitórias, 10 derrotas e 4 empates. Em 1930, tornou-se campeão mundial dos pesados quando o americano JACK SHARKEY foi eliminado, no quarto assalto, por causa de um golpe baixo. Mas sua fama está mesmo fundamentada na lendária vitória sobre LOUIS, o BOMBARDEIRO DE DETROIT, que calou 60 mil nova-iorquinos. Muito mais jovem, o americano estava invicto havia 27 lutas e era considerado imbatível. Na revanche, em 1938, LOUIS mandou SCHMELING para a lona no primeiro assalto, com 2min04 de combate. Fora do ringue, a relação entre os pugilistas virou uma amizade que continuou depois que encerraram a carreira. SCHMELING chegou a ajudar LOUIS quando o americano enfrentou dificuldades econômicas. Em 1939, ano em que começou a Segunda Guerra Mundial, SCHMELING retornou à ALEMANHA e comprou uma fazenda em PONICKE e foi cortejado por ADOLF HITLER e JOSEPH GOEBBELS. Quando os nazistas perceberam que ele não se deixaria usar como arma de propaganda da raça ariana e permanecia fiel aos amigos judeus, decidiram mandá-lo para a frente de batalha, aos 35 anos. Ao saltar de pára-quedas sobre CRETA, rompeu os meniscos e deixou o Exército. Para ganhar dinheiro, voltou aos ringues em 1947 – a guerra acabara dois anos antes. Aos 43 anos, em BERLIM, lutou pela última vez. Encerrou a carreira em 31 de outubro de 1948: perdeu, por pontos, para RICHARD VOGT. Tornou-se empresário e concessionário da COCA-COLA na região de HAMBURGO, o que lhe permitiu viver bem e deixar uma fortuna para a fundação que leva seu nome. Durante anos contribuiu com dinheiro para o desenvolvimento do esporte alemão. Aparecia raramente em público – gostava muito da casa em HOLLENSTEDT, uns 50 km ao sul de HAMBURGO. SCHMELING brincava com a idade – faria 100 anos em setembro. “Chegar aos 100 anos não é mérito, é uma graça”. Não temia a morte. “Quando tiver de ir, quero ser enterrado com toda a modéstia, acompanhado por poucas pessoas, junto à minha mulher, ANNY, no cemitério de HOLLENSTEDT”.

PENÚLTIMO CAPÍTULO DE “VINTE E QUATRO HORAS”. Com a prisão do terrorista SAUBER, o trabalho de JACK BAUER é fazer com que ele conte onde estão as onze cápsulas com o vírus letal que poderão fazer milhares de vítimas em todo o país. Para intimidar SAUBER, JACK BAUER leva sua filha JANE até o hotel onde centenas de pessoas perderam suas vidas por causa do vírus. Ameaça colocar a moça entre os infectados e isso vai obrigar o terrorista a confessar onde estão espalhadas as onze cápsulas. Uma delas, a que oferece maior perigo, está nas mãos de um dos componentes da quadrilha que se dirige para o metrô de LOS ANGELES. As cápsulas vão sendo apreendidas pelos agentes da Unidade Contra Terroristas e JACK BAUER, acompanhado de vários agentes, dirigem-se para uma das estações de metrô, onde fazem o cerco ao terrorista, que está sendo monitorado pela UCT. Mas este, ao sentir que está sendo perseguido, coloca o chip de monitoramento numa sacola de uma pessoa que não tem nada a ver com a história. Esse erro poderá custar a perda da pista do terrorista. Paralelamente, o irmão do presidente, WAYNE PALMER, monta um esquema para obter o frasco de remédio que contém as impressões digitais de SHERRY, ex-esposa do presidente. DAVID PALMER atrai a mulher para um encontro, enquanto seu irmão e um perito vão vasculhar a casa de SHERRY. A mulher quer do ex-marido que ele a considere como primeira-dama do país. PALMER faz com que isso possa acontecer, mas SHERRY desconfia de uma armação e volta para sua casa. Não dá tempo para WAYNE e seu colega acharem o frasco de remédio e SHERRY os surpreendem vasculhando a casa. Ela é agredida pelo perito, que revistando-a, encontra o frasco de remédio. Mas surge, inopinadamente, JÚLIA, viúva de ALLAN, armada, ameaçando SHERRY, sob os olhares atônitos de WAYNE PALMER e seu companheiro. O desfecho é que JÚLIA mata SHERRY e atira contra a sua própria cabeça, suicidando-se.

2 006  :   -   QUINTA-FEIRA
Leio pela internet as transferências para a reserva dos TENENTES-CORONÉIS PM OSNY JOSÉ RODRIGUES DA SILVA (11O BPMI), JOSÉ RUBENS NUNES GOMES (33º BPMM), MILTON APARECIDO DOS SANTOS (14º GB), CLÁUDIO ROMERO FURLANETO (44º BPMI), SIDNEI TEIXEIRA DA SILVA BRAGA (CPAM/8), WALBER FERREIRA MORENO (36º BPMM), CARLOS AUGUSTO MACIEL (48º BPMI) e MIGUEL MARCH FILHO (CPAM/3), publicadas no DIÁRIO OFICIAL de hoje.
OSNY nasceu em 18 de janeiro de 1951. Entrou para a PMESP em 16 de fevereiro de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 25 de agosto de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 25 de agosto de 1996; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2001.
JOSÉ RUBENS nasceu em 10 de outubro de 1958. Entrou na PMESP em 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 15 de dezembro de 1982; Capitão – 24 de maio de 1989. Não tenho as suas promoções a major e tenente-coronel.
MILTON nasceu em 2 de novembro de 1953. Entrou para a PMESP no dia 13 de fevereiro de 1973. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 25 de agosto de 1984; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1999; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2004.
FURLANETO nasceu no dia 22 de setembro de 1955. Entrou para a PMESP em 02 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 15 de dezembro de 1997; TENENTE-CORONEL em 25 de agosto de 2003.
SIDNEI nasceu em 21 de novembro de 1958. Entrou para a PMESP em 15 de dezembro de 1975. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 25 de agosto de 1980; 1º Tenente – 25 de agosto de 1984; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 2001; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2005.
MARCH nasceu em 8 de agosto de 1957. Entrou para a PMESP no dia 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio 1983; Capitão – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a MAJOR. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 25 de agosto de 1983.     
WÁLBER nasceu em 2 de agosto de 1954. Ingressou na PMESP no dia 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 24 de maio de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 25 de agosto de 1998; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2003.
MACIEL nasceu em 27 de setembro de 1956. Ingressou na PMESP no dia 2 de fevereiro de 1976. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1978. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1978; 1º Tenente – 25 de agosto de 1983; Capitão – 24 de maio de 1989; Major – 24 de maio de 1998; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2003.

O DIÁRIO OFICIAL também publica a Resolução CMIL-3/610 – CEDEC – de 31 de janeiro de 2006, referente a MEDALHA DE DEFESA CIVIL concedendo-a aos CORONÉIS PM PAULO MARINO LOPES (Sub Cmt PM) e MIGUEL LIBÓRIO CAVALCANTE NETO (Chefe de Gabinete do Cmt G da PMESP.
 
Por volta das 13 horas estou no MMDS. OREZ está muito ocupado com a parte burocrática. A reunião é prejudicada, mesmo porque os oficiais não compareceram para a distribuição de missões tão logo termine a OPERAÇÃO “2006”. Essa rotina dá até sono. Mas tenho um compromisso na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, onde trabalharei sozinho, sem as presenças do GINO e do MENDES. A advogada JANAÍNA vem para a reunião extraordinária marcada para esta quinta-feira. No entanto, ela não acontecerá porque o GENERAL BUENO compareceu ontem. Ela está preocupada com alguns assuntos: a reunião de 9 de fevereiro, na Associação Comercial, para estudar a problemática do TÚNEL NOVE DE JULHO; a minuta da resolução do FANCHIONI, discutida em 26 de janeiro e que seguirá para o Conselho Deliberativo, e que causa polêmica com visitas de FANCHIONI à OAB/SP (onde marcou com o doutor TROMBETTI uma reunião naquele lugar no dia 16 próximo) e Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. Não se sabe bem o que FANCHIONI quer com esse documento. JANAÍNA aconselha-me a passar um e-mail para CÁRBIA BOURROUL explicando a real situação dessa minuta. Faço isso em seguida.
Senhor GERALDO FARIA MARCONDES liga para a funcionária LUCIENE. Quer notícias da reunião de amanhã. Há uma suspeita séria de que ele e o GENERAL BUENO torpedearam a reunião marcada para hoje. Ambos foram avisados que a reunião extraordinária estava marcada para dia 2. No entanto, o GENERAL BUENO compareceu ontem e disse que o Senhor GERALDO lhe avisou da reunião para dia 1º. Muito estranho esse comportamento. É lhe explicado que o presidente marcou outra reunião extraordinária para o dia 7 de fevereiro, em caráter emergencial.
O CABO MIZAEL entregou uma carta na Sociedade Veteranos de 32-MMDC pedindo dispensa do cargo de Diretor do MUSEU HISTÓRICO, situado no interior do Monumento-Mausoléu. Entregou as chaves. Ultimamente esse cargo estava sem validade, pois MIZAEL ficou doente e fora afastado do serviço. Causa certa dificuldade a guarda das peças que estão no MUSEU, completamente abandonadas. Vamos discutir esse assunto na reunião do dia 16 de fevereiro. 
CORONEL MENDES telefona-me. Ele se encontra no Odontológico. Pede informações a respeito de um coronel que já se encontra na reserva.
JANAÍNA leva trinta cartilhas sobre a Revolução de 1932 para serem distribuídas para os integrantes da equipe de futebol de salão da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, fundada em GUARULHOS.
São quase 17 horas. Estou saindo da Sociedade quando chega o TENENTE Reformado ÁLVARO DOS SANTOS, que pertenceu ao CORPO MUSICAL DA PMESP. Ele é um dos nossos associados. Veio trazer um CD de sua autoria, com muitas músicas de sua criação.
Ainda passo pelo BANESPA antes de embarcar no metrô, regressando para casa.        

O ator GUILHERME CORRÊA, de 75 anos, morreu hoje de madrugada no RIO DE JANEIRO. Ele estava internado em uma clínica na BARRA DA TIJUCA desde domingo, quando sofreu um infarto. CORRÊA fez teatro, cinema e participou de várias novelas na REDE GLOBO. Seu último trabalho na televisão foi na minissérie “AQUARELA DO BRASIL”, na qual interpretou o PADRE JOSÉ.

O técnico VANDERLEI LUXEMBURGO voltou a provar hoje seu valor na VILA BELMIRO. Depois de um jogo feio, sem emoção e previsível no primeiro tempo, o SANTOS voltou do intervalo com uma outra atitude e conquistou a vitória contra o SANTO ANDRÉ por 3 a 0, garantindo mais três pontos no CAMPEONATO PAULISTA. O resultado deixa a equipe da VILA na terceira posição com 13 pontos.

Termina nesta noite a quarta série de “24 HORAS”. O último capítulo transcorrer entre 6 e 7 horas. JACK BAUER procura obter imunidades para a terrorista que ele tem sob seu poder. Há quatro anos essa mulher tentou assassinar o presidente PALMER. Conseguida a imunidade, ela conta onde se encontra o líder MARWAN, no topo do CENTRO GLOBAL. Os agentes partem para o local indicado, justamente quando MARWAN está pronto para tomar um helicóptero. BAUER impede que o helicóptero decole e persegue o terrorista. Atira na sua perna. Ele tenta se jogar do prédio e BAUER o segura pela mão. Com a outra mão, MARWAN tenta cortar a mão de BAUER e consegue. Ele cai do prédio e morre. BAUER procura dados no helicóptero e passa tudo para a UCT.
CHENG está de posse do agente HOWARD BERN, que, sob tortura, declara que JACK BAUER foi quem liderou a invasão do consulado chinês para seqüestrar LEE. CHENG entra em contato com o Presidente LOGAN e exige a entrega de JACK BAUER para ser julgado pelos chineses. O Presidente LOGAN reúne-se com PALMER e MIKE, em seu gabinete e se chega a conclusão que BAUER deverá ser entregue a CHENG.
A UCT examina dados do helicóptero e descobre um plano de vôo do míssil. Este está se encaminhando para LOS ANGELES. Caças partem ao encontro do míssil e conseguem atingi-lo, destruindo-o. A ameaça de uma explosão nuclear é totalmente afastada.
TONY ALMEIDA retorna à UCT e reata com MICHELE, sua ex-esposa, os laços de amor. Enquanto isso, AUDREY prepara o funeral do ex-marido PAUL. BAUER vai ao seu encontro, mas AUDREY não vê futuro com BAUER e o desilude.
PALMER agradece todo o empenho de JACK BAUER pelo sucesso da missão, mas explica que os chineses querem a sua cabeça. BAUER concorda com a situação e diz que não irá envolver o governo, assumindo toda a culpa pela invasão do consulado. A segurança da CASA BRANCA é de opinião de que BAUER não deve se entregar, pois os chineses poderão explorar todo o potencial de JACK BAUER, colocando em perigo a própria segurança do PAÍS. O Presidente LOGAN decide pela execução de JACK BAUER. PALMER e MIKE discutem esse assunto com o Presidente LOGAN que não muda a sua opinião e ordena a morte do agente.
PALMER telefona para JACK BAUER e conta o que está ocorrendo, aconselhando-o a fugir para não ser morto. O Chefe de Segurança da CASA BRANCA vai pessoalmente à UCT para prender BAUER. É recebido por TONY ALMEIDA que avisa BUCAHANAS.
Há então a notícia da evasão de BAUER. O Chefe de Segurança inicia uma caçada a BAUER. Há um tiroteio e o agente é atingido e dado como morto, para espanto de todos os integrantes da UCT. O Chefe de Segurança se afasta após cumprir a missão de matar JACK.
TONY ALMEIDA tenta desesperadamente reanimar JACK, inclusive com massagem no coração. BAUER reage. Ele não morreu. Todos acreditam  que a melhor maneira de salvar BAUER é mesmo simular a sua morte. BUCAHANAS conta a AUDREY que BAUER morreu e a noticia chega até os escalões da CASA BRANCA.
TONY e MICHELE retiram BAUER da UCT. Arrumam nova identidade para ele. BAUER telefona para PALMER e agradece ter-lhe salvo a vida. Para todos os efeitos BAUER morreu e ele começa nova vida fora dos ESTADOS UNIDOS. É o encerramento da quarta série de “24 HORAS”.

Dezenas de milhares de pessoas participaram hoje de procissões marítimas em homenagem a NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES em cidades como SALVADOR, RIO DE JANEIRO e PORTO ALEGRE. Esse representação de NOSSA SENHORA corresponde ao orixá IEMANJÁ no CANDOMBLÉ. Tradicionalmente, os devotos enfeitam os barcos e jogam flores e presentes ao mar.

O BRASIL votará a favor da resolução da Agência Internacional de Energia Atômica que deve encaminhar o caso do programa nuclear iraniano ao Conselho de Segurança ao Conselho de Segurança da ONU. Ao indicar a posição brasileira, o ministro da Relações Exteriores, CELSO AMORIM, disse que a resolução  não conterá recomendação de punições ao IRÃ.

Em conversa a portas fechadas com o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), NELSON JOBIM, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA deixou claro hoje que quer o PMDB como vice de sua chapa à reeleição. JOBIM, que deve sair do STF no início de março, é cotado para a vaga, embora o comando do PMDB insista na candidatura própria. Ele não se furtou a conversar com LULA, apesar de estar sendo criticado por expedir liminares que vêm impedindo a CPI DOS BINGOS de ter acesso a dados sigilosos de amigos do presidente.

Após 47 dias de liberdade, o ex-goleiro ÉDSON CHOLBI DO NASCIMENTO, o EDINHO, filho de PELÉ, voltou a ser preso pela manhã. Réu num processo sob acusação de tráfico de drogas, ele agora responderá por lavagem de dinheiro. Desde o início das investigações que culminaram em sua prisão, a polícia argumenta que EDINHO seria o responsável por lavar  o dinheiro de uma quadrilha de traficantes. EDINHO foi detido em casa, na PONTA DA PRAIA, em SANTOS, por policiais munidos de um mandado de prisão preventiva expedido pela juíza substituta da 1ª Vara Criminal da PRAIA GRANDE, LIZANDRA LAPENNA. Ele não ofereceu resistência. EDINHO passou quase dez horas em uma sala no Palácio da Polícia de SANTOS. Aparentando calma, não deu entrevistas. À tarde, EDINHO foi levado à Penitenciária 2 de TREMEMBÉ, VALE DO PARAÍBA, mesmo local onde cumpriu três dos seis meses de prisão sob acusação de associação para o tráfico.

Uma menina de 11 meses sofreu traumatismo craniano e entrou em coma após seu pai chutar seu andador, jogando-a em uma escadaria. O crime aconteceu em 19 de janeiro. Preso na última quarta-feira, dia 1º de fevereiro, o porteiro WILKER REGER CREMON, de 26 anos, pai do bebê, disse ter se irritado com o choro da filha. O porteiro confessou o crime em depoimento. Ao depor, o pai contou ter pego a filha GIOVANA CREMON na residência da babá por volta das 20:30 horas e a levado para casa, na RUA PIRES RAMOS, no BRÁS, centro da Capital. Lá, ele a teria colocado no andador para brincar, enquanto assistia TV. A criança começou a chorar, irritando o pai, que estava “cansado após um dia de trabalho”. CREMON deu um chute na base do andador, que acabou caindo na escadaria com a menina. A andador ficou preso e a menina foi arremessada, rolando até os últimos degraus.    

NEGADA liberdade a SIMONE CASSIANO SILVA, acusada de tentativa de homicídio qualificado contra a filha recém-nascida, que ela própria teria jogado, dentro de um saco plástico, na LAGOA DA PAMPULHA. Em BELO HORIZONTE. 

O ator FERNANDO TORRES foi internado, nesta quinta-feira, na Clínica SANTA LÚCIA, no RIO DE JANEIRO. Ele deu entrada no local com um traumatismo facial, após sofrer um acidente doméstico.

Os protestos do mundo muçulmano contra a publicação de caricaturas do profeta MAOMÉ estão causando uma forte reação de solidariedade entre os principais jornais europeus, que procuram defender a liberdade de expressão e o direito de publicação dos cartuns. Jornais de diversos países como NORUEGA, ALEMANHA, ESPANHA, ITÁLIA e SUÍÇA têm reproduzido com grande destaque as caricaturas que provocaram a fúria do mundo islâmico e foram publicadas originalmente em 1 º de setembro pelo jornal dinamarquês JYLLANDS-POSTEN. Mas essa solidariedade da imprensa à liberdade de expressão teve hoje sua primeira vítima: o diretor do jornal FRANCE SOIR, JACQUES LEFRANC, foi demitido, poucos dias após o diário reproduzir algumas das caricaturas. O dono do jornal francês, o franco-egípcio RAYMOND LAKAH, procurou justificar sua decisão dizendo que a demissão constituía “um sinal forte de respeito aos credos e às convicções íntimas de cada indivíduo”. O ministro francês do Interior, NICOLAS SARKOZY, criticou a demissão de LEFRANC. O FRANCE SOIR, um jornal tradicional parisiense, encontra-se numa situação financeira das mais delicadas e teve sua concordata declarada. O chanceler francês, PHILIPPE DOUSTE-BLAZY, disse a jornalistas que a liberdade de imprensa não podia ser posta em dúvida, mas pediu moderação. A demissão de LEFRANC foi decidida após a reprodução de doze caricaturas de MAOMÉ na edição do dia 1º de fevereiro. A tradição islâmica proíbe a reprodução de imagens do profeta MAOMÉ para evitar a idolatria. A fúria do povo islâmico contra as caricaturas – entre elas uma que mostra o profeta MAOMÉ com um turbante no qual se destacava uma bomba – intensificou-se depois que vários países europeus reproduziram as caricaturas nos últimos dias.   

2 007   :     -     SEXTA-FEIRA
Uma manhã de alta temperatura. MARLENE encomendou remédios para a ULTRAFARMA, mas os mesmos não chegaram ontem. A conseqüência é que estou sem a medicação para pressão alta. O resultado traz certo mal estar e dores na nuca. Mesmo assim, saio de casa depois das 11 horas. Acertamos no MMDS o encerramento do estágio de ADRIANO e AMANDO na nossa instituição. Retornarão para sua Unidade, na BAHIA, no domingo, dia 4. Alguns oficiais do MMDS irão acompanhá-los no Terminal Rodoviário TIETÊ.
Na Sociedade, uma tarde sem grandes acontecimentos. CORONEL MENDES telefona de CAMPINAS. Ele assistiu a passagem de Comando do CPI-2. Assumiu o Comando o CORONEL PM ELIZIÁRIO. No sub-comando assumiu o CORONEL PM DAVI ROSOLEN, ex-comandante do CPAM-4. Diz que ali encontrou vários amigos (MENDES comandou o CPI-2) e está impossibilitado de chegar a tempo para o expediente do MMDC. Por sua vez, o GINO comunica que está cansado e, como também nada há para ser assinado, não comparecerá nesta tarde na Sociedade. Conto com a ajuda do AMÉRICO. Recebemos a visita de ÂNGELA BARCELLOS. Ela está interessada em divulgar os 75 anos da Revolução de 1932.
No computador, finalmente, acerto os documentos atrasados por causa do vírus que atingiu o meu aparelho, em casa. Com problemas de pressão, retorno para o meu lar.                              

Pela internet, vejo no DIÁRIO OFICIAL de hoje as transferências para a reserva dos TENENTES-CORONÉIS PM AMÉRICO MARTINS e ÊNIO ANTÔNIO DE MORAES e MAJOR PM JÚLIO CARLOS FERNANDES SANTANA.
AMÉRICO MARTINS era comandante do 27º BPMI. Nasceu em 14 de dezembro de 1955. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1984; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 25 de agosto de 1999; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2004.
ANTÔNIO DE MORAES pertencia ao CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS. Nasceu em 2 de março de 1957. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES:   2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1984; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 25 de agosto de 1999; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2003.
JÚLIO CARLOS FERNANDES SANTANA pertencia ao 17º BPMM (MOGI DAS CRUZES). Nasceu em 12 de junho de 1959. Entrou para a PMESP no dia 11 de novembro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1984. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1985; 1º TENENTE – 24 de maio de 1989. Não tenho a data de sua promoção a CAPITÃO. Foi promovido a MAJOR em 24 de maio de 2006.

O ex-PM ÂNDERSON DA SILVA DE SOUZA, apontado por denúncia anônima como sendo o responsável pelos disparos que mataram RENNÉ SENNA, ganhador dos 52 milhões de reais na MEGA SENA, já está atrás das grades. Ex-segurança do milionário e da mulher dele, ADRIANA ALMEIDA, com quem teria tido um caso, ÂNDERSON se entregou hoje à Polícia, na Delegacia de Homicídios, no Centro do RIO.

Em 42 horas, nove jovens morreram em duas chacinas na zona norte da Capital. Na noite de quinta-feira, dia 1º de fevereiro, na Rua OLGA BENÁRIO, JARDIM TERESA, seis rapazes, quatro deles menores, foram executados por quatro homens que se passaram por policiais. Outro adolescente que estava com o grupo foi baleado e está internado em estado grave. Nenhum deles tinha antecedente criminal. Na madrugada da quarta, dia 31 de janeiro, outros três garotos foram mortos no bairro do LIMÃO.

O SARGENTO PM JOSÉ ALBERTO MINI, de 36 anos, morto durante explosão do depósito de materiais perigosos do Grupo de Ações e Táticas Especiais (GATE), pode ter sido vítima de uma armadilha. O artefato que ele supostamente manuseava tinha dois detonadores. Com a desativação de um, o outro era automaticamente acionado.

SUZANE VON RICHTHOFEN já tem novo endereço. Desde as 16:50 horas de hoje, cumpre a pena, de 39 anos e 6 meses, na Penitenciária Feminina de TREMEMBÉ, a cinco quilômetros do presídio onde se encontram seu ex-namorado, DANIEL CRAVINHOS, e o irmão dele, CRISTIAN. Os rapazes chegaram à cidade em julho de 2006. SUZANE pediu transferência em novembro, logo após ter sido levada para a Penitenciária de RIBEIRÃO PRETO. Na época, a alegação era a necessidade de ficar mais perto da família e das pessoas que a acolheram. Porém, a Justiça só autorizou a remoção agora porque SUZANE afirma estar jurada de morte.

O mais respeitado documento sobre aquecimento global, produto de estudos de 2.500 cientistas de 130 países, foi divulgado hoje, em PARIS, com previsões dramáticas para o planeta. A principal conclusão do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) é de que as conseqüentes mudanças climáticas estão em velocidade e intensidade maiores do que se pensava. O aquecimento é suficiente para tornar os furacões mais agressivos: derreter o gelo polar, o que elevará o nível dos oceanos; e produzir ondas de calor que se repetirão cada vez mais freqüentemente. Segundo os cientistas, qualquer variação da temperatura, mesmo fracionária, tem conseqüências desastrosas – e, até 2100, a temperatura média na TERRA subirá 3º C, mesmo se todas as providências para evitar o problema forem tomadas da noite para o dia. A culpa é da atividade humana: o fenômeno é causado por desmatamento em larga escala e por gases provenientes principalmente da queima de combustíveis fósseis.
O pesquisador brasileiro JOSÉ ANTÔNIO MARENGO, um dos cientistas que participaram do IPCC, estima que até o fim do século a temperatura aumentará 8º C na AMAZÔNIA e a região virará cerrado. A região Sudeste registraria aumento de 5º C. O semi-árido do Nordeste se transformaria em árido e regiões costeiras estariam vulneráveis ao aumento do nível do mar, sobretudo as de RECIFE, FORTALEZA, foz do AMAZONAS e ILHA DE MARAJÓ.

Conflitos entre facções palestinas deixaram hoje 17 mortos e quase 200 feridos na FAIXA DE GAZA, no dia mais violento para a região desde que o grupo islâmico HAMAS venceu as eleições legislativas, em janeiro do ano passado, assumindo o controle do governo da Autoridade Palestina. Entre os mortos estão quatro crianças e outros civis atingidos por balas perdidas. No fim do dia, quando líderes do HAMAS e do partido laico FATAH anunciaram um acordo preliminar de cessar-fogo, já não havia mais estoque de sangue nos hospitais da região e as ruas da cidade de GAZA, bloqueadas com montes de lixo, estavam dominadas por homens mascarados, armados de granadas e metralhadoras.

Centenas de pessoas acompanharam hoje em COPENHAGUE o enterro do líder religioso muçulmano AHMED ABU LABAN, que morreu de câncer no pulmão na quinta-feira, dia 1º de fevereiro, aos 60 anos. LABAN foi um dos clérigos que deu início aos protestos em países muçulmanos, em 2006, contra a publicação de charges do Profeta MAOMÉ num jornal dinamarquês.

O Exército chinês garantiu que nunca se envolverá em uma corrida armamentista espacial, informou hoje o jornal CHINA DAILY. O Exército também lembrou que nunca participou de alianças militares nem manteve bases no exterior. Esta foi uma resposta às críticas dos EUA e JAPÃO após o teste chinês de um míssil anti-satélite, no dia 11.

Conflitos políticos na República Democrática do CONGO (RDC, ex-ZAIRE) mataram 91 pessoas e feriram 16, informou a rádio local. Os protestos começaram no início da semana quando militares do grupo de oposição BUNDI DIA KONGO, derrotado nas últimas eleições para governador, saíram às ruas de KINSHASA, a capital, para exigir a anulação do pleito.  

Decretada pela Suprema Corte da BOLÍVIA a prisão do ex-presidente GONZALO SÁNCHEZ LOZADA. Em 2003, o presidente EVO MORALES, então deputado, acusou LOZADA e dois ministros de genocídio, pela morte de 63 pessoas em um protesto popular. Naquele ano, LOZADA e seus ministros renunciaram e se mudaram para os ESTADOS UNIDOS, onde vivem – longe das garras de MORALES.

2 008      :       -      SÁBADO        4/ 7  10120315h4/
O DIÁRIO OFICIAL DESTE SÁBADO PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO CORONEL PM MÁRCIO MATHEUS, do CPI-1.
Nasceu em 28 de fevereiro de 1957. Entrou para a PMESP em 01 de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1979. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1980; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1983; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 24 de maio de 1998; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2003; CORONEL – 10 de março de 2005.
É um sábado de mais de 30 graus de temperatura. Uma gripe está me pegando. Nariz escorrendo e bastante desânimo. LUCINDA conta sobre a  reforma na casa do Sr NELSON e dona SORAYA. É uma grande reforma, modificando quase tudo da residência. Eles estão passando o carnaval no litoral. 

JOÃO BATISTA SÉRGIO MURAD, o BETO CARRERO, foi enterrado às 16:30 horas no município de PENHA, no litoral Norte de SANTA CATARINA. Cerca de 3 mil pessoas acompanharam a cerimônia, entre elas o humorista DEDÉ SANTANA e a apresentadora OLGA BONGIOVANNI. O corpo do empresário foi levado da Igreja Matriz SICILIA VECHI até o Cemitério Municipal de PENHA em um carro do Corpo de Bombeiros. A área próxima ao local do sepultamento foi restrita aos familiares, amigos e autoridades.
O caixão foi conduzido pela guarda de honra dos cadetes da Academia de Polícia Militar, que prestou homenagem com uma salva de 21 tiros seguida por um toque de silêncio. A banda da Polícia Militar tocou a marcha fúnebre durante o enterro. Uma forte chuva de granizo caiu ao final da cerimônia e chegou a machucar alguns dos presentes.
O caixão do empresário estava coberto com as bandeiras do Estado de SANTA CATARINA, na cidade de PENHA e do parque BETO CARRERO WORLD. A família do caubói estava muito emocionada e não se pronunciou.

O procurador-geral do Ministério Público no Tribunal de Contas da União, LUCAS FURTADO, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico e está internado em estado grave no Hospital BRASÍLIA. A equipe médica informou que ele respira com auxílio de aparelhos. FURTADO também professor da Universidade de BRASÍLIA, foi um dos responsáveis pela investigação de fraudes na compra de hemoderivados pelo Ministério da Saúde, que mais tarde deu origem à ação para desmantelar a máfia dos vampiros.

O SARGENTO PM VÍTOR HENRIQUE DA SILVA, de 49 anos, e a mulher, a P Fem PM MARIA APARECIDA DA SILVA, de 46, foram agredidos na madrugada numa suposta tentativa de assalto, corrida dentro da casa deles, em GUARULHOS. Atingido na cabeça por um golpe de pé-de-cabra, VÍTOR morreu minutos depois. A mulher, ferida com socos no rosto, está internada.
Após agredir o casal, o ladrão teria fugido levando as armas do casal e um carregador. Apesar de o crime ter sido registrado como roubo seguido de morte, a polícia investiga também a hipótese do caso ter motivação passional. Policiais devem ouvir nos próximos dias o filho do casal, o PM LEANDRO HENRIQUE DA SILVA, 22 anos. Foi ele quem encontrou os pais feridos e chamou a polícia. VÍTOR morreu ao chegar ao hospital e MARIA está sendo mantida sob efeitos de calmantes no Hospital CRUZ AZUL, na zona sul da Capital.
O que intriga os investigadores é o fato de o sargento ter sido agredido três vezes com um pé-de-cabra, na cabeça, peito e em um dos braços, enquanto MARIA APARECIDA apresenta ferimentos no rosto provocado por murros.
De acordo com policiais, pelas manchas de sangue encontradas na casa, VÍTOR foi golpeado a primeira vez pelas costas, na cabeça, sentado em frente ao computador. Há, ainda, suspeitas de que o sargento teria se irritado ao ver um recado para a mulher, deixado por um suposto admirador num site de relacionamento na Internet. O computador foi apreendido.
O SARGENTO PM VÍTOR iria se aposentar da PM nos próximos meses, segundo parentes dele. VÍTOR trabalhava na Seção de Justiça e Disciplina do 44º BPMM, em GUARULHOS. Segundo vizinhos, ele e a mulher, a P Fem PM MARIA APARECIDA DA SILVA, pouco falavam com os moradores do bairro INOCOOP, onde viviam há cerca de cinco anos. MARIA estava afastada dos trabalhos internos no 31º BPMM, também em GUARULHOS. Segundo a polícia, ela teria sido baleada durante uma ocorrência e passava por tratamento psicológico. O casal morava com os filhos, LEANDRO HENRIQUE DA SILVA, de 22 anos, e CINTHIA, de 24 anos. CINTHIA estava na casa do noivo na hora do crime.

O SÃO PAULO não foi além de um empate sem gols com a PONTE PRETA, hoje, em CAMPINAS. Assim, o time do MORUMBI desperdiçou a chance de voltar para casa com a liderança do CAMPEONATO PAULISTA, que continua nas mãos dos ponte-pretanos, que chegaram a 13 pontos e torcem para que o GUARATINGUETÁ, com 12, não passe pelo GUARANI, amanhã, no VALE DO PARAÍBA. Para o TRICOLOR, que soma 12, ficou o consolo de permanecer como único invicto na competição. OUTROS JOGOS: PORTUGUESA 0 x BRAGANTINO 0; ITUANO 3 x RIO CLARO 1; SÃO CAETANO 0 x JUVENTUS 3; MARÍLIA 3 x RIO PRETO 1; NOROESTE 1 x PALMEIRAS 0; CORINTHIANS 0 x MIRASSOL 0.

Teve chapinha no meio do Sambódromo no começo do segundo dia de desfiles do Grupo Especial de SÃO PAULO. Com um bando de ritmistas, passistas e integrantes cabeludos, a CAMISA VERDE E BRANCO contou o enredo DA PRÉ-HISTÓRIA AO DNA: A HISTÓRIA DO CABELO EU VOU CONTAR! A escola nove vezes campeã trouxe GRETCHEN com um aplique verde de 65 centímetros no cabelo, que passou diante de um salão de cabeleireiro em um carro alegórico.
Pouco antes de a escola entrar, o que chamou a atenção foram os problemas com o carro abre-alas, que precisou ser dividido em duas partes quando os fogos de artifício já anunciavam o começo do desfile. O pior foi quando um dos 15 homens que ajudaram a empurrar o carro, CARLOS, de 32 anos, teve um ataque epilético e foi levado para o ambulatório médico do ANHEMBI.
Logo depois da CAMISA, foi a vez de outra verde-e-branco entrar no Sambódromo: a MANCHA VERDE homenageou o escritor ARIANO SUASSUNA – que já foi alvo de um enredo do IMPÉRIO SERRANO, no RIO. Autor do AUTO DA COMPADECIDA e de A PEDRA DO REINO, que viraram minisséries da GLOBO, SUASSUNA veio a SÃO PAULO para acompanhar a escola, feliz pela homenagem e porque a letra do samba não esqueceu de citar sua mulher, ZÉLIA.
Depois, desfilaram a PÉROLA NEGRA, contando a história da cidade JAGUARIÚNA, no interior paulista, a VAI-VAI e seu enredo sobre o Instituto BACARELLI, que ensina música para crianças da favela de HILIÓPOLIS, e a MOCIDADE ALEGRE, campeã de 2007, com sua homenagem a SÃO PAULO. O segundo dia seria fechado pelo desfile da IMPÉRIO DA CASA VERDE, contando a riqueza da música popular.

Maior bloco do planeta – o GUINNESSE BOOK atesta – o clube de máscaras GALO DA MADRUGADA voltou a estender seu reinado hoje pelo centro do RECIFE. A saída, da Praça SÉRGIO LORETO, às 10 horas, teve à frente três carros alegóricos relembrando velhos carnavais, passistas de frevos e estandartes de blocos tradicionais. No seu 31º desfile, o GALO teve 26 trios elétricos – com orquestras de frevo -, fazendo o roteiro de cinco quilômetros.
O clube, que nasceu de um grupo de amantes do carnaval e do frevo que saía de madrugada pelas ruas do bairro de SÃO JOSÉ, hoje inunda com a folia uma área de 2 quilômetros quadrados, com camarotes instalados em todo o percurso. Seu fundador, ENÉAS FREIRE, sempre à frente do clube, reclamou das peças de propaganda de patrocinadores colocadas no lugar da decoração da agremiação, utilizando os postes das Ruas da CONCÓRDIA e do SOL, reduto do clube de máscaras.
A cada ano, surgem mais foliões famosos que prestigiam a terra do frevo pela primeira vez. VERA FISCHER fez sua estréia para conferir o GALO DA MADRUGADA. VERA ainda arriscou alguns passos de frevo com a tradicional sombrinha colorida nas mãos. Já os atores FERNANDA PAES LEME, MALVINO SALVADOR e KARINA BACCHI acompanharam os 5 km de percurso do GALO em cima do trio elétrico.

Aonde IVETE SANGALO vai, seus fiéis foliões vão atrás. No final da tarde deste sábado, a musa baiana arrastou mais uma vez um aglomerado de fãs no circuito BARRA/ONDINA com seu bloco CERVEJA&CIA. Desta vez, acompanhada do cantor JORGE VERCILO, ela entoou alguns dos maiores sucessos do músico carioca. O público vibrou quando juntos cantaram o hit “QUE NEM MARÉ”.

Milhares de foliões do CORDÃO DA BOLA PRETA, considerado o mais antigo  bloco carnavalesco da cidade, desfilaram hoje pela Avenida RIO BRANCO, principal via do centro do RIO. Uma multidão que chegou a ser estimada em cerca de 500 mil pessoas pelos organizadores lotou e se espremeu pela avenida e ruas próximas.
O desfile, que comemorou os 90 anos do bloco, foi marcado por antigas marchinhas de carnaval e canções mais recentes. Dois carros de som puxaram a multidão pela RIO BRANCO. O bloco começou a se concentrar por volta das 9 horas na CINELÂNDIA e ainda ao meio-dia percorria a Avenida RIO BRANCO.   

O Comandante da PM do RIO, CORONEL PM GILSON PITTA LOPES, anunciou hoje duas exonerações de chefes da corporação. Dois comandantes de batalhão, identificados com o GRUPO DOS BARBONOS, oficiais que lideraram motins e atos de insubordinação, perderam os cargos. O TENENTE-CORONEL PM ROBERTO ALVES, que na véspera participou, fardado, em COPACABANA, de um protesto contra mortes de PMs, foi afastado do 6º BPM; o TENENTE-CORONEL PM FERNANDO PRÍNCIPE MARTINS deixou o comando do BATALHÃO ESPECIAL PRISIONAL.

MARCELO FRISONI, marido de ANA MARIA BRAGA, foi detido no aeroporto de CUMBICA, na tarde deste sábado, ao tentar embarcar com a apresentadora para a TAILÂNDIA. O empresário só foi liberado após pagar a pensão alimentícia devida à ex-mulher, PATRÍCIA PALMA, com quem tem dois filhos.

Anunciada a gravidez de SARA LEMOS, de 22 anos, namorada de ALEXANDRE PIRES. O casal programa o casamento para este ano, após o lançamento de seu novo trabalho, em março.

O presidente francês, NICOLAS SARKOZY, casou-se hoje com a modelo e cantora CARLA BRUNI no Palácio do ELISEU. Em comunicado oficial, o gabinete do presidente informou que a cerimônia foi realizada pela manhã e teve a participação dos familiares dos noivos.
SARKOZY, de 53 anos, separou-se de sua mulher CECÍLIA em outubro do ano passado, depois de um casamento de 11 anos e 5 meses. Seus colegas disseram que ele ficou profundamente abalado pelo divórcio, ocorrido após sua posse como presidente. No entanto, amigos dizem que ele começou a namorar BRUNI, de 40 anos, no mês seguinte.  

O Exército colombiano prendeu hoje a guerrilheira das FARC, LUZ DARI CONDE RUBIO, perto da fronteira do país com a VENEZUELA. LUZ é procurada nos ESTADOS UNIDOS pelo seqüestro de três americanos que estão em poder da guerrilha desde 2003. Os americanos fazem parte do grupo de 44 reféns políticos que as FARC pretendem trocar em um acordo humanitário por 500 guerrilheiros presos. 

2 009        :       -      SEGUNDA-FEIRA
Prossegue o drama da HEMEROTECA VENTURA. JOSÉ, irmão da LUCINDA, vem cedo para trabalhar no telhado. Ele encontra duas telhas trincadas. O JOÃO GOMES vai ajudá-lo a comprar as telhas novas. Os vizinhos da hemeroteca permitem a entrada dessas telhas pelo terreno, mesmo porque também há necessidade de trabalhar na parede que separa essa propriedade da nossa. Percebo que minha saúde está alterada por causa desse problema que vem se arrastando há dias. Toda vez que ameaça chover, como é o caso desta segunda-feira, fico atormentado, pensando que irá haver novamente infiltração de água no cômodo onde estão os jornais.
Vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC um pouco mais tarde. As obras continuam, embora um tanto devagar. Hoje começaram a substituir as vidraças do segundo andar. O banheiro praticamente está terminado, faltando apenas a fechadura da nova porta.
Recebemos hoje a visita de um jornalista. FRANCISCO MARTINS quer publicar um artigo sobre a Revolução Constitucionalista numa revista. Prometo lhe fornecer o material necessário. Nesse mesmo instante também visita a Sociedade o SARGENTO GEORGE, do 2º BPE.
O CORONEL MENDES telefona-me. Está com vários problemas, inclusive o da sua sogra, que precisou ser socorrida à CRUZ AZUL.
Almoço no LIBERTY TOWER, onde CRISTIANO coordena o “PLANO 2009”. Os oficiais que estão à testa dessa operação enviam seus relatórios. Não há, até agora, problema difícil para ser resolvido.
LUCINDA telefona-me por volta das 15 horas. Conta que seu irmão teve uma torção da coluna e durante um bom tempo ficou estendido na laje, sem poder descer do telhado. O nosso vizinho, senhor JOSÉ, foi quem colocou as telhas no lugar. Procuro antecipar meu retorno a GUARULHOS. Encontro o JOSÉ refeito do susto. Como ameaça chover, ele estende um enorme plástico no telhado, para que a água não estrague o seu serviço.
Conversamos com os vizinhos que também estão se beneficiando do conserto que o JOSÉ está fazendo.
Na noite, recebo algumas mensagens, via Internet. Uma delas é a do CORONEL PM Ref GIRALDI. Diz que está iniciando uma viagem à Polícia Militar de PERNAMBUCO, devendo retornar somente no sábado, dia 7.
Faleceu hoje o CORONEL PM Res PEDRO ACÁCIO GAGLIARDO, Aspirante a Oficial de 1975. O sepultamento será amanhã no Cemitério Municipal da PRAIA GRANDE, às 17 horas.
GAGLIARDO nasceu no dia 13 de março de 1953. Entrou para a PMESP no dia 12 de fevereiro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 24 de maio de 1976; 1º TENENTE – 15 de janeiro de 1979; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1985; MAJOR – 25 de agosto de 1995.

O Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador ROBERTO ANTÔNIO VALLIM BELLOCCHI, tomou posse como governador. BELLOCCHI ficará no cargo até o dia 4, quando o vice-governador ALBERTO GOLDMAN retorna de viagem oficial ao CHILE e reassume o posto. É a sexta vez na história paulista que o Estado é comandado por uma autoridade do Judiciário. A última vez foi em 2002. SERRA tirou uma semana de férias e retorna na segunda-feira, dia 10. Até hoje, estava à frente do governo o vice-governador, que, acompanhado de VAZ DE LIMA, viajou ao CHILE.
BELLOCCHI, em sua posse, destacou que se sente orgulhoso com a missão que lhe foi confiada, apesar do “curto espaço” em que permanecerá no posto.

O vice-presidente JOSÉ ALENCAR deixou hoje pela manhã a UTI do Hospital SÍRIO-LIBANÊS. ALENCAR foi transferido para a Unidade Crítica Coronariana do hospital, onde dará continuidade à recuperação de cirurgia realizada no dia 25 de janeiro. Seu estado geral apresenta boa evolução. Ele já se alimenta por via oral e conversa normalmente.

O deputado MICHEL TEMER confirmou hoje seu favoritismo e foi eleito, em primeiro turno, com 304 votos para presidir a Câmara pelos próximos dois anos. No Senado, JOSÉ SARNEY assumiu hoje, pela terceira vez, a cadeira de presidente da Casa, após receber 49 votos. TEMER será presidente da Câmara também pela terceira vez. Ele comandou a Casa entre 1997 e 2000. Segundo na linha sucessória do presidente da República, TEMER terá influência no processo eleitoral de 2010, quando será escolhido o sucessor de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

A desistência do paulistano LEONARDO JANCU no “BBB9”, que deixou o programa hoje depois de ficar mais de 17 horas confinado dentro de um cômodo lacrado, levantou uma questão que vai além dos limites do jogo. É possível que provas com essa possam comprometer a saúde mental dos participantes?
De acordo com a direção do programa, todos os concorrentes do “BBB” passam por uma bateria de exames antes do programa. Pelo resultado dos testes, LEONARDO estava apto a lidar com as situações de estresse que encontraria na casa. Participante do “BBB-8”, o psiquiatra MARCELO ARANTES conta que, no entanto, é dentro do local que o indivíduo descobre seus limites.

Um grupo de cerca de 40 pessoas entrou em confronto com a Polícia Militar por volta das 17 horas na Avenida GIOVANNI GRONCHI, próximo da favela de PARAISÓPOLIS, zona sul da capital. Os manifestantes queimaram pneus, sacos de lixo e pedaços de madeira, formando barricadas e amarrando postes com correntes para interditar vias de acesso à favela. Nove pessoas  (seis adultos e três adolescentes, apenas um com passagem anterior pela polícia, por furto) foram presas, levadas ao 89º Distrito Policial (PORTAL DO MORUMBI), e pelo menos oito carros foram depredados.
O confronto começou quando os manifestantes – a maioria jovens – tentou fechar a Avenida GIOVANNI GRONCHI e a Rua DOUTOR FRANCISCO TOMÁS CARVALHO. “Não era uma manifestação, não queriam conversa, eram baderneiros praticando atos de vandalismo”, disse o CAPITÃO PM ELIEZER KLINGER SOARES FERNANDES, do 16º Batalhão de Polícia Metropolitano, que atendeu a ocorrência, pouco antes de ser baleado no abdômen. Ele foi atendido no Hospital ALBERT EINSTEIN. Passou por exames e não corria risco de morte. Mais dois PMs ficaram feridos: um soldado e um sargento. Eles foram levados para o Hospital Universitário.
A polícia tem duas hipóteses para explicar a manifestação: a morte de MARCOS PORCINO, de 25 anos, ladrão de carros, foragido do presídio de FRANCO DA ROCHA, morto em um tiroteio com PMs ontem e a substituição do comandante do policiamento de área. Outro líder da comunidade contou que dois PMs do 16º BPMM podem ser o alvo principal dos protestos. Os dois se autoproclamavam “donos da favela”. Há pelo menos quatro meses a comunidade tentava negociar com o comando do BPMM a transferência dos dois PMs, sem sucesso.
A manifestação começou no fim da tarde, com ataques a estabelecimentos  comerciais. “A impressão é de queriam fazer parecer uma ocorrência comum, para atrair a polícia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, RONALDO MARZAGÃO. Os donos de lotação foram os primeiros a aderir ao protesto, que se alastrou rapidamente pela comunidade. Algumas ruas da região foram bloqueadas pela CET, sendo liberadas no fim da noite. Foram mandados para o local 60 viaturas da Força Tática, da Tropa de Choque e do Policiamento de área, além do helicóptero ÁGUIA. Doze carros do Corpo de Bombeiros e 34 homens da corporação estiveram presentes em PARAISÓPOLIS para conter os focos de incêndio. 

Um crime ocorrido sábado, na praia de CAIOBÁ, a 110 km de CURITIBA, chocou a população paranaense e motivou a criação de uma força-tarefa da polícia para localizar um falso guia turístico, que estuprou uma jovem depois de baleá-la e matar o namorado dela. O casal OSÍRIS DEL CORSO, de 22 anos, e MONIQUE LIMA, 23 anos, caminhava por uma trilha no MORRO DO BOI e tentava chegar à PRAIA DOS AMORES. No caminho, os dois pediram informação a um desconhecido, que se ofereceu para levá-los até o local.
Depois de 20 minutos, perto de uma gruta que fica próxima à praia, por volta das 17:30 horas, o falso guia turístico, que estava armado, tentou abusar de MONIQUE. Ao defender a namorada, CORSO levou um tiro no peito e morreu na hora. A moça, estudante de educação física, tentou escapar, mas foi atingida por dois tiros nas costas – uma acertou a coluna e outro, no pulmão – e ficou caída no local. O criminoso fugiu. Por volta das 21 horas, o assassino retornou à gruta, onde MONIQUE estava ferida, e a estuprou.
O relato do caso foi feito pela própria jovem ao Corpo de Bombeiros, que só localizou o casal 18 horas depois, no domingo, após a família de CORSO ter dado queixa de desaparecimento do casal.   

A empresa ODYSSEY MARINE EXPLORATION anunciou a descoberta de destroços do HMS VICTORY, embarcação britânica que afundou no CANAL DA MANCHA em 1744. Acredita-se que o navio levava 4 toneladas de moedas de ouro quando afundou. Na embarcação, também estariam 100 canhões de bronze com valor estimado em 20 mil euros.

A neve cobre parte da PONTE ALEXANDRE III e de outras passagens sobre o Rio SENA, no coração de PARIS, que registrou 4 graus abaixo de zero; no centro, frio de 5 graus abaixo de zero e neve alteram a paisagem londrina no Palácio de BUCKINGHAM e no BIG BEM. Há 18 anos, a capital britânica não via tanta neve. O frio intenso ainda deixou 14 cidades espanholas em alerta e provocou transtornos na ITÁLIA e SUÍÇA. Na FRANÇA, centenas de ônibus foram bloqueados e voos nos aeroportos CHARLES DE GAULLE e de ORLY, dois principais do país, sofreram atrasos.

O Banco Central do ZIMBÁBUE anunciou hoje à tarde o corte de doze zeros de sua moeda em mais uma tentativa de domar a hiperinflação de 231 milhões percentuais. Pela nova cotação, um trilhão de dólares zimbabuanos agora vale 1 dólar da moeda local. As antigas notas de 1 trilhão, 5 trilhões, 10 trilhões, 20 trilhões, 50 trilhões, 100 trilhões e 500 trilhões valerão até junho. A medida, porém, pode não ser suficiente para resolver o problema de escassez de alimentos. Para se ter idéia, 100 trilhões de dólares zimbabuanos não são suficientes para comprar um pão e um dólar americano equivale a 300 trilhões da moeda local. Entre as outras decisões tomadas pelo governo para amenizar a crise está a permissão para que empresas nacionais façam transações comerciais utilizando moedas estrangeiras.

O americano JOHN SOLECKI, chefe do Alto Comissariado da ONU para Refugiados no PAQUISTÃO, foi seqüestrado hoje na cidade de QUETTA, sudoeste do país, afirmaram autoridades da organização e paquistanesas. Na ação, o motorista que dirigia o automóvel onde estava SOLECKI foi morto a tiros. Até agora, nenhum grupo reivindicou a autoria da ação.

O presidente venezuelano, HUGO CHÁVEZ, festejou hoje uma década no poder, em meio a uma intensa campanha eleitoral a menos de duas semanas do referendo sobre uma emenda constitucional que prevê a reeleição presidencial ilimitada. Uma multidão tomou as ruas de CARACAS para celebrar a data, que foi marcada com um feriado nacional. CHÁVEZ chegou em um veículo aberto acompanhado dos presidentes do EQUADOR, RAFAEL CORREA; BOLÍVIA, EVO MORALES; NICARÁGUA, DANIEL ORTEGA; HONDURAS, MANUEL ZELAYA; e do primeiro vice-presidente cubano, JOSÉ RAMÓN MACHADO.
Os líderes foram saudados como estrelas do rock por milhares de pessoas que aguardaram horas sob a chuva para vê-los. “CHÁVEZ é como se fosse meu filho. Sinto-me tão orgulhosa dele, do que faz por nós”, disse LISBETH ÁLVAREZ, de 50 anos, militante do Partido Socialista Unido da VENEZUELA (PSUV) que está no poder.             

O pintor ENRIQUE BELTRÁN SEGURA, considerado um dos maiores expoentes espanhóis do realismo naturalista, que trabalhou grande parte de sua carreira na ARGENTINA, morreu aos 87 anos, em sua cidade natal, VALÊNCIA, na ESPANHA. O artista será cremado amanhã, de acordo com fontes do Círculo de Bellas Artes da cidade mediterrânea. Seu conjunto de obras se encontra dividido em numerosas coleções particulares espanholas e internacionais, e em diversos museus. Seu nome figura no ensaio UN ARTE VALENCIANO EN AMÉRICA – EXILADOS Y EMIGRADOS, editado pelo governo regional e em vários dicionários especializados.

2 010      :         -     TERÇA-FEIRA
Pela Internet, leio o DIÁRIO OFICIAL e vejo a transferência para a reserva do TENENTE-CORONEL PM LUIZ CLÁUDIO GALVÃO, do CPA/M-3. Ele nasceu em 23 de março de 1959. Entrou para a PMESP no dia 16 de fevereiro de 1977. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 25 de agosto de 1992; MAJOR – 24 de maio de 2004; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2008.

Muito calor nesta manhã. Quando chego ao MMDC a MARINEI comunica que teve muito trabalho nesta manhã para fazer escoar a água da chuva que invadiu a parte de baixo da Sociedade. Isso é algo que me deixa amolado. Já levei ao conhecimento da arquiteta JULIANA os problemas causados pelas chuvas no mês de janeiro. Entrei em contato com os bombeiros para limpeza das calhas e nada foi feito até agora. Parece que a nossa Sociedade não está sendo levada em conta. Não há ajuda e nem os nossos associados procuram colaborar. Não estamos em época de festa e isso deixa todo mundo arredio. Outro problema que a MARINEI vem me contar é que o MMDC continua com muitas dificuldades no setor financeiro. Ela deverá levar essa situação ao conhecimento do tesoureiro.
Não tenho notícias nem do GINO e nem do MENDES. Embora as chuvas tenham produzido avaria na Sociedade, a diretoria está alheia ao problema. Telefona-me o FABIANO, do escritório do FERNANDO DAVID, responsável pela contabilidade. Ele diz que o presidente precisa ter sua assinatura digitalizada. É um problema difícil porque o GINO está afastado da Sociedade por problemas de saúde. Há um prazo para que isso seja executado e peço ao FABIANO para telefonar diretamente ao GINO. Caso não se processe essa exigência, a Sociedade é obrigada a pagar uma multa de quinhentos reais.
Comento com vários oficiais o programa da REDE TV! levado ao ar ontem à noite “OPERAÇÃO RISCO”, muito bem aceito no meio policial-militar. VICTÓRIO e COLOMBO alertam-me para a mudança do tempo. Nuvens pretas alertam que a cidade será mais uma vez palco de cenários trágicos causados por mais um temporal. Deixo o MMDC por volta das 16 horas. Consigo pegar o ônibus antes da queda d´água, que acontece durante a viagem. O motorista tem dificuldades para guiar. Para amenizar a viagem começo a ler o romance “A CABANA”, que me foi emprestado pelo COLOMBO.    

Gilberto-Valente deixou um novo comentário sobre a sua postagem "15 DE OUTUBRO DE 2009":
Foi por mero acaso que cheguei ao seu site, pela curiosidade estava lendo qdo me deparo com uma passagem que fala do meu irmão, Jose Carlos Valente Coelho, para nós familiares "Carlinhos" apesar da altura de 1,94...porem um detalhe chamou a atenção, não houve roubo de computador mas sim do celular, os outros itens estão corretos, e foi através do celular que rastrearam a utilização em Juiz de Fora e prenderam o rapaz que fez os disparos, porem não estava sozinho mas assumiu toda culpa não querendo entregar seu comparsa de crime. Fico mto grato por esta memória trágica da nossa vida. Obrigado por este gesto, obrigado mesmo....Gilberto Valente (gilberto.valente@ig.com.br)

Disposto a driblar as pressões do governo, o deputado CIRO GOMES rompeu hoje o silêncio e avisou que manterá sua candidatura ao Palácio do Planalto, contrariando o presidente LULA, que prega a união da base aliada no palanque da ministra da Casa Civil, DILMA ROUSSEFF. Um dia após a divulgação da pesquisa do Instituto SENSUS pela Confederação Nacional do Transporte, CIRO afiou o discurso e bombardeou a aliança entre o PT e o PMDB, embora LULA insista na idéia de uma campanha plebiscitária contra o PSDB do governador de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA.
DILMA e CIRO quase se encontraram hoje, antes do almoço, na cerimônia que marcou a reabertura dos trabalhos legislativos, na Câmara. O deputado, porém, chegou atrasado e nem viu a chefe da Casa Civil deixar o Salão Verde. Pela pesquisa CNT/SENSUS, a presença de CIRO no páreo garante a realização de segundo turno e impede a vitória de SERRA, postulante do PSDB na primeira rodada. Mesmo assim, o governo avalia que esse cenário não se sustenta quando começar a campanha de fato.

Reunidos em um encontro de atualização pastoral no dia 28 de janeiro, no RIO, 67 bispos católicos assinaram um novo manifesto contra pontos do Programa Nacional de Direitos Humanos do governo que consideram “ameaça à própria paz social” O decreto foi assinado em dezembro pelo presidente LULA e será discutido e votado no Congresso Nacional.
Os bispos rejeitam a legalização do aborto, o casamento de pessoas de mesmo sexo, o direito de adoção por casais homoafetivos e a criação de mecanismos para impedir a exibição de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos O governo promete redigir uma nova versão do item referente ao aborto depois de ouvir a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). O texto divulgado hoje também faz referência a outras propostas do programa, como a possibilidade de punição de agentes de Estado por tortura e crimes hediondos cometidos no regime militar, a realização de audiências de conciliação antes da reintegração de posse de propriedades rurais ocupadas e o controle social da mídia.
“Há propostas que banalizam a vida, descaracterizam a instituição familiar do matrimônio, cerceiam a liberdade de expressão na imprensa, reduzem as garantias jurídicas da propriedade jurídicas da propriedade privada, limitam o exercício do Poder Judiciário, como ainda correm o perigo de reacender conflitos sociais já pacificados com a LEI DA ANISTIA. Estas propostas constituem, portanto, ameaça à própria paz social”, diz a nota.

Pelo menos três calouros do curso de Medicina Veterinária da Universidade CASTELLO BRANCO, em FERNANDÓPOLIS, foram agredidos e humilhados por veteranos em trote violento, na noite de segunda-feira, dia 1º de fevereiro. Eles disseram ter sido forçados a beber álcool combustível. O caso veio à tona quando a família de um estudante de 18 anos denunciou as agressões à polícia. O jovem levou tapas no rosto quando se recusava a cumprir ordens de colegas do quinto ano.

A colisão de um ônibus, dois carros e um caminhão deixou oito mortos e outras 17 pessoas feridas na Rodovia FERNÃO DIAS, em MAIRIPORÃ. Desgovernado, o ônibus, que seguia no sentido BELO HORIZONTE da pista, bateu na mureta que divide as pistas, tombou e acertou os carros e o caminhão. Todas as vítimas que morreram, entre elas um menino de dois anos, estavam no ônibus. O motorista do coletivo saiu ileso do acidente e foi preso em flagrante por homicídio doloso. O tacógrafo do ônibus desapareceu. A FERNÃO DIAS ficou bloqueada em ambos os sentidos por uma hora e meia.

Um levantamento inédito feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em hospitais e orfanatos nas principais cidades do HAITI revelou que quase 50 mil crianças estão desacompanhadas desde o terremoto. A divulgação da pesquisa coincide com o anúncio feito hoje pelo premiê haitiano, JEAN MAX BELLERIVE, de que o número de mortos no terremoto já passa dos 200 mil, sem contar as vítimas que ainda estão sob os escombros e as que foram enterradas por seus próprios parentes.

Eu preciso de comida. Eu preciso de uma casa. Eu preciso de emprego. Estes são os três pedidos que mais se ouvem nas ruas de PORTO PRÍNCIPE, a capital do HAITI, nas filas de distribuição de alimentos que a ONU montou em parceria com o Programa Mundial de Alimentos e ONGs internacionais. São dezesseis pontos de entrega onde há concentração de desabrigados.

AVATAR, com nove indicações, e GUERRA AO TERROR, com outras nove, saíram na frente na briga pelo OSCAR, o prêmio mais badalado do cinema mundial. Como de hábito, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de HOLLYWOOD equilibrou seus interesses culturais com os comerciais. Afinal, na lista divulgada hoje, em LOS ANGELES, os filmes dirigidos respectivamente por JAMES CAMERON e KATHRYN BIGELOW (que já foram casados) dividem espaço com produções mais modestas, como o peruano A TETA ASSUSTADA e o argentino O SEGREDO DOS SEUS OLHOS, concorrentes ao OSCAR de melhor estrangeiro.

ALEEN LESLIE, roteirista do popular show de rádio, entre as décadas de 1930 e 1950, A DATE WITH JUDY, que ainda se transformou em seriado de TV e no filme O PRÍNCIPE ENCANTADO (1948), estrelado por ELIZABETH TAYLOR, morreu nesta terça-feira, aos 101 anos, em BEVERLY HILLS. A causa da morte foi decorrência de pneumonia. A DATE WITH JUDY, seu trabalho mais famoso, foi originalmente concebido para o rádio, para sua amiga e atriz HELEN MACK. ALEEN nasceu em PITTSBUGH e estudou dramaturgia na Universidade de OHIO. Na década de 1930, começou sua carreira na COLUMBIA PICTURES, participando do time de roteiristas dos filmes de “OS TRES PATETAS”.

2 011           :           -        QUARTA-FEIRA        
PRÓ MONARQUIA e PAZ NO CAMPO têm a honra de convidar V. Sª e Exmª Família para o jantar de adesão comemorativo do 70º aniversário natalício de S.A.I.R. DOM BERTRAND DE ORLEANS E BRAGANÇA, Príncipe Imperial do Brasil, a realizar-se às 20 horas do dia 2 de fevereiro de 2011 no NACIONAL CLUB, à Rua ANGATUBA, nº 703 – PACAEMBU, em SÃO PAULO.
PRÓ MONARQUIA – Rua ITÁPOLIS, 873 – PACAEMBU
PAZ NO CAMPO – Rua AVARÉ, 359 - PACAEMBU
Esta é uma quarta-feira com muita chuva. Passo certos dissabores na Sociedade Veteranos de 32-MMDC quando a funcionária MARINEI traz ao meu conhecimento que o tesoureiro ainda não apresentou os dados pessoais exigidos pelo SANTANDER para o estabelecimento do boleto bancário. Há uma certa displicência do TENENTE-CORONEL PM CODELO, que como tesoureiro do MMDC não se conduz bem. Deixa tudo nas mãos da MARINEI e atrapalha em vez da ajudar. Essa situação de implantação do boleto é uma história de mais de cinco anos e que ele sempre se opôs. Agora assinou a documentação, mas não ajuntou os dados pessoais e o banco está cobrando isso para dar seqüência aos trabalhos. Com isso não dá para fazer o cadastramento dos nossos associados. Procuro falar com ele, mas joga o problema para sexta-feira, quando então perderemos a oportunidade de lançar o boleto no primeiro trimestre. Tento falar com o CORONEL PM MENDES, pelo seu celular, mas não consigo. Não queria levar o problema para o presidente, mas não há outro jeito. O GINO fica de telefonar para o TENENTE-CORONEL PM CODELO. O resto da tarde na Sociedade é de profundo desencanto. A Diretoria Executiva deixa muito a desejar. Como sou o único que vem diariamente à Sociedade sofro todas as conseqüências das atrapalhadas dos outros. E nesse clima ruim que deixo o MMDC nesta tarde chuvosa.
Em casa, vejo que o Diário Oficial publicou mais transferências de oficiais da PMESP para a reserva:
Transferindo
para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-11, os 2º Ten QEOPM 813369-7 José Valdir Magno- 20º GB - 1º SGB - PB - Araçatuba/SP, (TLTS e FRCTS DP-82/11 - Pr. 26.954/10) e 832148-5 Maurilio Pereira dos Santos - PMRG -São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-83/11 - Pr. 40/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 790461-4 Milton Moreira - DSA/CG - São Paulo /SP, (TLTS e FRCTS DP-109/11 - Pr. 2.864/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 790525-4 Ronaldo Lima Teixeira - DL - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-102/11 - Pr. 2.473/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAFI/ 92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-15, o Ten Cel PM 801127-3 Carmo Cupertino Correa - 21º BPM/M - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-63/11 - Pr. 588/11).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, Padrão PM-13, o Cap QAOPM 793739-3 Paulo Elso de Lima - CBM - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-103/11 - Pr. 2.407/11).
MILTON MOREIRA, da DAS-CG nasceu no dia 30 de março de 1955. Entrou para as fileiras da PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 24 de maio de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1992. Não tenho a data de sua promoção a major. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 15 de dezembro de 2006.
RONALDO LIMA TEIXEIRA, da DAL, nasceu em 9 de agosto de 1960. Entrou  para a PMESP no dia 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1981. PROMOÇOES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1992. Não tenho a data de sua promoção a major. Foi promovido a TENENTE-CORONEL em 25 de agosto de 2007.
CARMO CUPERTINO CORREIA, do 21º BPMM, nasceu em 28 de setembro de 1961. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1960. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1983; 1º TENENTE – 24 de maio de 1987; CAPITÃO – 25 de agosto de 1993. Não tenho as outras datas de suas promoções.

RONALDO prometeu sangue, suor e a alma para alcançar a classificação. Não faltou nada disso, muito menos raça ou vontade. Faltou mesmo futebol. E o CORINTHIANS foi eliminado da LIBERTADORES hoje pelo TOLIMA. Foram dois os lances capitais para a tragédia de IBAGUÉ. O gol de SANTOYA, aos 20 minutos do segundo tempo, e a expulsão de RAMIREZ, aos 27 minutos, dois após ter entrado. Quando o MEDINA fez o segundo gol, aos 32, o caixão já estava fechado. “Se formos eliminados, o mundo não vai acabar”, havia dito o diretor de futebol ROBERTO DE ANDRADE, que dependia do sucesso na LIBERTADORES para virar o sucessor de ANDRES SANCHES. Isso é fato: o mundo não vai acabar. Mas a nova derrota na LIBERTADORES vai ecoar amanhã assim que o time retornar ao BRASIL. Aberta a caça às bruxas, a crise virá forte. Os culpados pelo vexame – é a primeira vez que a equipe brasileira cai no mata-mata preliminar – serão eleitos pela torcida e também pela diretoria. O técnico TITE, por ter perdido completamente a mão da equipe; FÁBIO SANTOS, pela péssima atuação na COLÔMBIA, RAMIREZ, que foi de herói no domingo a vilão hoje, são os candidatos a bodes expiatórios. RONALDO será um capítulo à parte. Não se sabe qual será a reação da FIEL já a partir do próximo domingo, num clássico contra o PALMEIRAS, pelo Campeonato Paulista, que de torneio desimportante se transforma numa panela de pressão. TITE certamente será o mais cobrado pelo desastre.

O GRÊMIO está no Grupo 2 da LIBERTADORES ao lado de JUNIOR de BARRANQUILLA, LEÓN DE HUÁNUCO e ORIENTE PETROLERO. Depois de ter empatado por 2 a 2 no primeiro jogo no URUGUAI, o Tricolor gaúcho bateu o LIVERPOOL por 3 a 1, hoje, no OLÍMPICO, e garantiu vaga na fase do grupos do torneio. O herói da classificação gremista foi o atacante VINÍCIUS PACHECO, que saiu do banco de reservas aos 37 minutos do primeiro tempo e balançou as redes duas vezes.

O filme se repetiu nesta noite. Como aconteceu nos últimos jogos, o PALMEIRAS estava com dificuldades. FELIPÃO olhou para o banco e chamou seu amuleto. PATRIK entrou e resolveu a parada. O PALMEIRAS venceu o MIRASSOL por 1 a 0, assumiu a liderança isolada e o treinador mostrou que tem um novo talismã. Foi assim contra o OESTE, quando PATRIK marcou aos 41 do segundo tempo. Contra a PORTUGUESA, a abertura do placar aconteceu só aos 36 da etapa final. O jogo se arrastava para o fim e o SANTOS perdia a sua invencibilidade no Campeonato Paulista. Foi quando, aos 40 minutos do segundo tempo, ELANO arrancou pela esquerda, deixou dois marcadores para trás e tocou de calcanhar para MAIKON LEITE invadir a área e garantir o empate por 2 a 2 com a PONTE PRETA, em CAMPINAS.

RONALDINHO não tem do que reclamar da sua estréia no FLAMENGO. O dono da festa foi recebido com toda a pompa: balões, torcedores “vestindo” máscaras com seu rosto e um mosaico com a frase: “Bem-vindo R10”. A torcida rubro-negra também saiu feliz do ENGENHÃO, apesar de o gol da vitória por 1 a 0, marcado por WANDERLEY, não ter tido a participação do craque. O mérito do principal jogador do time foi ter encarado o confronto com o NOVA IGUAÇU como um clássico e assumido a responsabilidade antes mesmo da bola rolar, quando recebeu a faixa de capitão de LÉO MOURA. Ele dominou as cobranças de falta e de escanteio, levando a torcida ao delírio a cada tentativa.

O Nacional Club de São Paulo, localizado no aprazível bairro do Pacaembu, foi palco no dia 2 de fevereiro último das homenagens prestadas a S.A.I.R. Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, por ocasião de seu 70º aniversário. Os responsáveis pela iniciativa foram os movimentos Pró Monarquia e Paz no Campo.
O jantar, no salão nobre, foi precedido de cocktail servido aos 200 participantes, distribuídos em animadas rodas. Durante a entrada foi projetado um audiovisual sobre o aguerrido Príncipe, que desde os bancos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco vem se destacando em defender o Brasil das influências deletérias do socialismo e do comunismo. À sobremesa, enquanto os convivas saboreavam um vacherin de frutas, o presidente do Nacional Club falou da honra que representava receber Dom Bertrand de Orleans e Bragança naquele ambiente que já homenageara as rainhas Silvia da Suécia e Elisabeth da Inglaterra. Coube ao jovem advogado Luiz Henrique Dezem Ramos, oriundo de família ligada às labutas do campo no oeste paranaense, narrar a atuação do Príncipe Dom Bertrand à frente do movimento Paz no Campo na defesa da agropecuária nacional. Ressaltou o orador a ação bem coordenada das campanhas feitas por Paz no Campo na Internet, através das quais milhares de lutadores ideológicos são acionados por simples teclas de computador para sucessivas tomadas de posição – reportagens, livros, artigos, entrevistas – que vêm se desenrolando no País, muitas delas com repercussão em todo o orbe. Para o Dr. Dezem Ramos, não obstante a agropecuária representar um dos fundamentos de nossa economia, vem ela recebendo golpes contumazes desfechados pela sanha socialista. Para cada golpe, um contragolpe de Paz no Campo com campanhas, publicações e livros nunca refutados. Assim ocorre com a ameaça do MST, ameaça quilombola, ameaça indígena, ameaça ambientalista, ameaça dos “índices de produtividade”, além da ameaça feita a propósito da mentira do “trabalho escravo”. O jovem advogado lembrou ainda a recente edição comemorativa dos 50 anos de Reforma Agrária-Questão de Consciência. Este best seller constituiu em 1960, o brado profético de Plinio Corrêa de Oliveira que sustou a “Reforma Agrária” de João Goulart e evitou que o Brasil caísse na situação da miserável Cuba comunista. A presente edição traz um prefácio do Príncipe Dom Bertrand. Pelo Pró Monarquia discursou o Dr. Frederico Straub, que evocou os tempos de sua juventude na “Turma do Príncipe” na Faculdade de Direito. Lembrou os diversos episódios da luta de Dom Bertrand em defesa do sagrado direito de propriedade, contra a infiltração socialista da época. Falando pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, o Dr. José Carlos Sepúlveda da Fonseca salientou as múltiplas facetas da personalidade de Dom Bertrand: amigo leal, nobreza de Príncipe e filho devoto da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. A noite foi coroada com comoventes palavras de Dom Bertrand. Agradeceu ele, em primeiro lugar, a Deus Nosso Senhor e a Sua Mãe Santíssima pelos dons e graças recebidos em sua vida; a seu pai, o Príncipe Dom Pedro Henrique, pela educação e exemplo de que um verdadeiro príncipe deve estar sempre na frente de batalha em defesa de sua pátria. E também pelo fato de seu augusto genitor lhe ter apresentado o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, a quem se congregou na luta pelos ideais da Civilização Cristã. Agradeceu, por fim, a todos os amigos monarquistas e participantes de Paz no Campo, conclamando-os a multiplicar esforços na defesa desse ideal de grandeza. Às palmas finais se seguiram os cumprimentos. Todos queriam fazer prolongar aquela noite e tirar uma foto junto ao príncipe homenageado. Entre estes se encontrava a família Harada, cuja filha trajava autêntico kimono cor cereja evocativo do Imperial Trono do Crisântemo.

Morreu a atriz ISABELLA CERQUEIRA CAMPOS, aos 72 anos, no RIO DE JANEIRO, protagonista de CAPITU, dirigido por PAULO CEZAR SARACENI, e um dos marcos do Cinema Novo. Nascida em NOVO MUNDO, na BAHIA, ISABELLA lutava contra um câncer de mama. Atriz de cinema, teatro e televisão, ela contracenou com OTHON BASTOS (BENTINHO) e RAUL CORTEZ (ESCOBAR), no longa-metragem dirigido por SARACENI, com quem viria a se casar. O último trabalho de ISABELLA foi uma participação no filme BRASÍLIA 18%, de NELSON PEREIRA DOS SANTOS, em 2006. No ano seguinte ela também esteve no documentário PANAIR DO BRASIL, de MARCO ALTBERG. 

O CORONEL PM MARCOS CHAVES, comandante do CPC, afirmou que, a partir de 3 de fevereiro a polícia vai intensificar blitze noturnas em bares e ruas da região central em busca, principalmente, de armas brancas. O CORONEL PM RENATO CERQUEIRA CAMPOS, comandante do Policiamento na zona centro, afirma que o combate ao crime contra o patrimônio vai continuar na região central. Boa parte dos homicídios no centro ocorre à noite e de madrugada, período em que os policiais da OPERAÇÃO DELEGADA não estão em serviço.

O jornalista cubano RAFAEL ZAMORA DIAZ, de 51 anos, presidente e fundador da Sociedade de IFÁ e Cultura Afro-Cubana no BRASIL, foi assassinado com sete tiros na noite da terça-feira ao chegar em casa, no COSME VELHO, zona sul do RIO. O assassino fugiu. No ano passado, ele teria procurado a Assembléia Legislativa, o Ministério Público do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil para entregar um dossiê sobre ameaças que recebera. A deputada estadual CIDINHA CAMPOS confirmou hoje que DIAZ foi recebido em seu gabinete em 2010. Segundo parentes da vítima, a motivação do crime teria sido passional. O filho do cubano prestou depoimento hoje.

O cassino improvisado por nigerianos que funcionava dentro do Centro Comercial PRESIDENTE, na Rua 24 de Maio, 116, no centro da capital, não abriu as portas. Lojistas denunciaram que se sentiam amedrontados pelos africanos e incomodados com os jogos de azar que aconteciam há cerca de dois anos. Ontem à noite o delegado titular do distrito, PLÍNIO SALES, enviou uma equipe para a galeria ao saber da reportagem sobre o assunto publicada pelo JORNAL DA TARDE. Hoje, o funcionamento das lojas foi normal, mas o número de nigerianos era menor, de acordo com os lojistas.

O local símbolo das manifestações pelo fim da ditadura egípcia, a Praça TAHRIR (libertação em árabe), no centro da capital CAIRO, se transformou hoje em um campo de batalha entre partidários e opositores do presidente HOSNI MUBARAK. De acordo com o governo, os confrontos de rua deixaram quatro mortos e mais de 1.500 feridos, sob um clima geral de pânico sem precedentes nos nove dias de manifestação. No entanto, opositores ao regime de MUBARAK, no poder há 30 anos, afirma que o número de vítimas foi muito maior. A ação, segundo eles, mostraria a contradição entre o discurso da véspera do atual presidente egípcio – que se comprometeu a dar início a reformas democráticas, dialogar com as demais forças políticas do país e não concorrer à reeleição nas eleições de setembro – e as práticas do aparato policial que comanda. Pouco antes dos choques, a TV estatal transmitiu uma ordem militar, cuja fonte não foi comprovada, para que todos os manifestantes abandonassem os postos. Em mais de sete horas de confronto – com troca de pedradas, socos, chicotadas e lançamentos de coquetéis molotov, além de investidas com cavalos e camelos – o Exército nada fez para conter os manifestantes dos dois lados e a polícia nem sequer apareceu no local.

Considerado o pior ciclone a atingir o Estado de QUEENSLAND, no nordeste da AUSTRÁLIA, nos últimos 92 anos, o YASI chegou à costa do país hoje de madrugada. Com ventos de até 300 km/h, o olho da tempestade arrancou árvores e telhados de MISSION BEACH, cidade conhecida por turistas como a porta de entrada da Grande Barreira de Corais. Mais de 10 mil pessoas se refugiaram em abrigos nos últimos dois dias. O ciclone atingiu QUEENSLAND na região norte, que foi inundada nos últimos meses. A tempestade poderá causar chuvas torrenciais e alagamentos na área. Desde 1918, uma tempestade tão forte não atingia o Estado.   

2 012       :        -      QUINTA-FEIRA
O Diretor de Formação e Aperfeiçoamento, GENERAL-DE-DIVISÃO FERNANDO VASCONCELLOS PEREIRA, tem a honra de convidar V EXª / V. Sª e digníssima família para a Cerimônia de Passagem de Comando do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, do CORONEL Inf ÉDSON BARBOZA GUIMARÃES para o CORONEL Art CARLOS SÉRGIO CAMARA SAÚ.
Data: 02 de fevereiro de 2012 (quinta-feira)
Hora: 11:00 h Inauguração da foto na galeria antigos Comandantes;
           11:15 h Solenidade de Passagem de Comando
Local: CPOR/SP RUA ALFREDO PUJOL, 681 – SANTANA/SP.
No CPOR/SP vamos encontrar muitos amigos e seria difícil colocar todos os nomes nas minhas memórias. Mas a melhor notícia é a presença do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES que se porta como um verdadeiro cavalheiro, sem demonstrar rancor ou ressentimento pelo que aconteceu em 30 de setembro na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, quando pediu afastamento de suas funções. Dá uma notícia muito triste: a doença do GINO STRUFFALDI passou para o pulmão e seu filho, ALDO, há três dias, sofreu uma hemorragia intestinal e foi internado no Hospital SÃO LUÍS, onde permanece até a presente data. Entre nossos amigos: CORONEL PM AIRTON ALVES DA SILVA, Comandante da APMBB; CORONEL PM ANTÔNIO MARIN, Comandante do CPA/M-3 (área norte da capital), CORONEL HOLLIWOOD GARCIA DE MARINS, CORONEL PM TELHADA, CORONEL ROBINSON SANTIAGO, TENENTE-CORONEL PM CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI (atual comandante do 2º BPChq), CID DEVISATE (ex-presidente da SOAMI-CPOR/SP), MARCELO IQEUTI (atual presidente da SOAMI-CPOR/SP), ALFREDO PIRES (nosso comandante do Exercito Constitucionalista); JOÃO BICO (Diretor Superintendente da ACSP ´DISTRITAL NORTE). PROFESSOR PLACUCCI (Diretor da UNISANTANA); FÁBIO MOURÃO (Presidente da OAB SECCIONAL SANTANA), MARCELO TIBÚRCIO.
No palanque, o GENERAL-DE-EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO está ao lado de vários generais, entre eles: GENERAL DE EXÉRCITO ALBUQUERQUE, GENERAL-DE-DIVISÃO ROBERTO SEBASTIÃO PETERNELLI (Cmt 2ª Região Militar), GENERAL MORATA (ex-comandante do CPOR/SP); GENERAL FLORIANO PEIXOTO (Cmt da 2ª Divisão de Exército).
O CORONEL Inf EDSON BARBOZA GUIMARÃES faz um eloqüente discurso de despedida antes da formalização da passagem de Comando para o CORONEL Art CARLOS SERGIO CÂMARA SAÚ. É um evento de grande significado para o CPOR/SP: Berço de Líderes, Escola de Cidadania! Desde a sua criação já foram formados cerca de 16 mil Aspirantes-a-Oficiais das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicação. Do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico, dentre os quais importantes nomes da política e do empresariado nacional, numa contínua formação dos futuros líderes da nossa sociedade.
Depois da parte formal militar há um coquetel de confraternização. Podemos conversar com os amigos até quase 12:30 horas. O ALFREDO PIRES veio numa carro do 8º BPE e pego uma “carona” até a Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Está à minha espera THIAGO DE MORAES. Ele já conversara por telefone comigo e quer homenagear seu avô neste Jubileu de Carvalho do Movimento Constitucionalista de 1932. Estudamos várias fórmulas para que isso seja feito, tanto no 23 de maio como no 9 de Julho. Mandou fazer uma placa em homenagem ao veterano e essa placa deverá ser inaugurada, possivelmente, em 19 de maio (terceiro sábado do mês) em solenidade da COFAM. O THIAGO se filia ao MMDC e quer colaborar para com a Sociedade. Mas o encontro dele nesta quinta-feira é interrompido pela chegada de familiares do antigo diretor de Relações Públicas da Sociedade, BENEDITO CAMPOS CARVALHO, nosso associado número 20. Os familiares querem imortalizar seus restos mortais no 9 de julho próximo. Por uma incrível coincidência, ao lado de minha mesa está um painel com fotos do CAMPOS CARVALHO num evento de 1979, no Monumento Mausoléu. Sua filha CLAUDETE LEONORA CAMPOS DE CARVALHO e a neta FÁTIMA CORALY SILVA se emocionou ao ver essas imagens do passado. CAMPOS DE CARVALHO faleceu em 1981.
Ainda atendo o repórter JOSÉ MARIA do DIÁRIO DO COMÉRCIO e, depois de várias insistências, consigo falar por telefone com dona DINORÁ, para saber notícias do GINO e do filho ALDO. Percebe-se o grande sofrimento dessa mulher batalhadora. Diz que o ALDO continua hospitalizado, passando por uma bateria de vários exames, para o diagnóstico do mal que o acometeu. Enquanto isso o nosso valente GINO vai enfrentando a doença da melhor maneira possível, com estoicismo e esperança de cura.
Magoado, triste, acabrunhado, vou permanecer na Sociedade até 19:30 horas. Percebo que o MMDC está num período muito bom, mas a doença do ícone e presidente de honra da Sociedade é algo que perturba os nossos pensamentos.
Um pouco antes das 17 horas liga-me o ASPIRANTE A OFICIAL BARROS. Quer conversar comigo e marca um encontro para o dia 8 de fevereiro, por volta das 13 horas. Trará notícias do núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, do qual ele foi o presidente em 2011. No final do ano ele passou a presidência para o Cadete MARICHE.
Em casa, recebo várias mensagens dos nossos núcleos e há uma cisão entre ERIC LUCIAN APOLINÁRIO E JOÃO MARQUEZINI, no núcleo de ITAPIRA. Isso dá para perceber no contato de BIAJONE com ERIC:
Prezado ERIC
Aguardei dois dias para me manifestar pois pressentia que algo estava acontecendo e em função de vossa última mensagem recebida, vi que fizeste o correto. Gostaria por favor que me enviasse a mensagem que mandou ao vosso amigo e secretário.
Gostaria também que em função dessa crise, eu criei uma nova modalidade de NÚCLEO, modalidade essa que contemplará a estrutura que porventura seu núcleo venha a evoluir, pois não podemos parar, mas sim continuar. A messe é enorme, mas os trabalhadores escassos e não podemos perder ninguém.
E fundamental que vc entenda que ser NC é ser operacional e enxuto para facilitar a missão que vc vem cumprindo excelentemente.
Tanto o seu nome quanto o de EGYDIO serão os meus próximos indicados à presidência de nossa sociedade com vistas à medalha MMDC a ser conferida no dia 23 de maio, no mausoléu dos veteranos em SP.
É indicação que mais almejo fazer, pois estou mais do que orgulhoso com a produção de PIRACICABA e ITAPIRA.
Seja como for que a situação evolua, seja permanecendo como NC ou passando para essa nova modalidade que criei e em breve divulgarei, a nossa missão continua a mesma e ITAPIRA tem todo o meu apoio e meu reconhecimento e luta no que for preciso, pois eu não meço esforços para lutar pelos meus e os NCs são a menina de meus olhos.
Gostaria, contudo, de lhe pedir algo que muita justiça faria a alguém cujo trabalho e dedicação aos NCs encontra-se acima de todo elogio. Trata-se de EGYDIO JOÃO TISIANI, nosso companheiro de PIRACICABA.
Em outras palavras, só me sentirei pleno enquanto agraciado pela condecoração que gentil e honrosamente me oferece no dia 12 de fevereiro de 2012 se puder incluir na relação desses mesmos agraciados a pessoa de nosso EGYDIO.
Não bastasse tudo que ele já fez para ITAPIRA e faz por nós, nas duas ultimas semanas ele me foi imprescindível para fundarmos TRES NOVOS NCs, a saber, SAO VICENTE, CRUZEIRO e o agora novíssimo NC que abrangerá a ZONA SUL de nossa capital, na pessoa do intrépido ARTHUR cujo estatuto já me enviou para apreciação e futura homologação de nosso presidente CEL VENTURA..
Peço que leve em consideração especial esse meu pedido, pois muito gostaria que nós três, ERIC, EGYDIO e BIAJONE, nos encontrássemos em ITAPIRA para uma foto que sem sombra de dúvida será HISTORICA, pois significa que os NCs estão mais fortes do que nunca e vieram para ficar e VENCER.
Hoje recebi o ISBN de nosso livro sobre os NCs. Em 23 de março ele será inaugurado e o acontecimento dessa digna honraria que nos eferece lá também estará.
Agradecido por ter mudado a data de fundação para algarismos como lhe indiquei e também por ter escaneado e postado o diploma que recebeu de ITAPETININGA.
Lembre-se meu amigo, o NC é a tropa de ELITE da sociedade dos veteranos de 32/MMDC e nunca podemos desejar menos, senão o que de melhor pudermos oferecer aos nossos veteranos, seus feitos e memória.
Enorme abraço e no aguardo de vossa deliberação sobre esse especial pedido
BIAJONE
Fev 2, 2012

DOE nº 22 • São Paulo, quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO
DIRETORIA DE PESSOAL
Apostilas do Diretor de Pessoal, de 01-02-2012
Apostilando a promoção nos termos do artigo 2º, parágrafos 1º e 3º e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11:
Ao posto de Cel PM, o(s) Ten Cel PM 793481-5 Eduílio José Garcia Filho – CPI-1 – São José dos Campos/SP, (Apost. DP–082/122/12);
Ao posto de Ten Cel PM, o(s) Maj PM 840917-0 Raul Santo de Oliveira – CPD – São Paulo/SP, (Apost. DP–083/122/12);
Ao posto de Maj PM, o(s) Cap PM 873786-0 Tania Maria Pinc – CPC – São Paulo/SP, (Apost. DP–084/122/12);
Ao posto de 1º Ten QAOPM, o(s) 2º Ten QAOPM 760897-7 Luiz Carlos dos Santos – CPC – São Paulo/SP, (Apost. DP–085/122/12).

Transferindo
para a reserva a pedido:
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 793481-5 Eduílio José Garcia Filho – CPI-1 – São José dos Campos/SP, (TLTS e FRCTS DP-0170/12 – Pr. 161.966/12). EDUILIO nasceu em 18 de agosto de 1959. Entrou para a PMESP no dia 16 de agosto de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2 º TENENTE – 25 de agosto de 1984; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1987; CAPITÃO – não tenho a data; MAJOR – 25 de agosto de 2005; TENENTE-CORONEL – 15 de dezembro de 2009.
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Maj PM, Padrão PM-15, o(s) Ten Cel PM 840917-0 Raul Santo de Oliveira – CPD – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0171/12 – Pr. 136.997/12). RAUL SANTO DE OLIVEIRA nasceu em 1º de setembro de 1962. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1984. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988. Apenas tenho suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1989) e 1º TENENTE (15 de dezembro de 1990). 
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Cap PM, Padrão PM-14, o(s) Maj PM 873786-0 Tania Maria Pinc – CPC – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0172/12 – Pr. 145.798/12).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de 2º Ten QAOPM, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-12, o(s) 1º Ten QAOPM 760897-7 Luiz Carlos dos Santos – CPC – São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-0173/12 – Pr. 145.730/12).

(postado hoje em www.contracorrupcao.wordpress.com)
Yoani Sánches, mais uma cubana "decepcionada"com Dilma !
A máscara insistentemente vai caindo a todo instante, mas depois de uma disfarçadinha e uma ajeitadinha, volta a ficar em cima do nariz pinnochiano. Mesmo assim alguns desinformados, ignaros ou mal intencionados resistem a entender os sinais emitidos por Dilmas, Lullas e quetais. A bloqueira cubana YOANI SÁNCHES foi a próxima da fila a se deparar com a verdadeira face política do PT: PRIVAÇÃO DAS LIBERDADES CONSTITUCIONAIS DOS CIDADÃOS DESTE PAÍS. Yoani deseja visitar o Brasil e é aguardada no dia 10/2/12 em Jequié na Bahia, para lançar um documentário. Para isso precisa de 2 coisas: 1) autorização do governo brasileiro, que já foi dada por Dilma, e 2) liberação do governo cubano para poder sair do país (esta resposta deverá sair hoje, 2/2/12). Disse Yoani:
“É preciso pedir uma autorização para sair e para entrar – Cuba é o único país do Ocidente onde isso ocorre.” E as autoridades ainda exigem “uma carta branca para entrar em um avião, mesmo tendo o passaporte válido e o visto”.
Oras, Cuba é o país modelo-de-democracia para o PT, conforme alardeiam Lulla, Dilma, Dirceu, Marco Aurélio Garcia e o resto da quadrilha e desejam implantar esse mesmo modelo aqui no Brasil e quiçá na América Latina (Foro de São Paulo). Essa gente casou com a democracia por obrigação (Antonio Gramsci, lembram-se?) mas tem “una verdadera passion” pelo autoritarismo e pela limitação de direitos individuais. Yoani já tentou sair dezoito (18) vezes de Cuba, mas sempre lhe foi negado.  Ela NUNCA saiu de Cuba em sua vida. Os mais céticos disseram-lhe várias vezes que não deveria alimentar ilusões, “…que Dilma não tocaria em nenhum tema delicado e difícil…“. Bingo !! A presidente alegou que não se deve misturar direitos humanos com ideologia, portanto se a ideologia dela prevalecer, é cartesiano que os direitos humanos estarão irremediavelmente abalados por aqui. É para isso que a população brasileira deve ficar atenta: se eles atingirem seus objetivos nós estaremos em suas mãos, e até o nosso direito de ir e vir poderá ser revisto, … como agora acontece com Yoani. As ferramentas maiores para o sucesso deles são a desestabilização das instituições  começando pelo Judiciário (já que o Legislativo já se desmoralizou há décadas), a instabilização da família, o controle total sobre a liberdade de imprensa (em Cuba existem somente dois jornais impressos, ambos favoráveis ao regime), e uma doutrinação e politização marxista iniciando na base do ensino fundamental, como ocorre hoje em todas as escolas públicas do Brasil (www.escolasempartido.org  ). Mas esse é um assunto para um outro post. Para quem se interessar, o blog de Yoani é o “Generación Y”.

A temporada começou com emoção para os titulares do SANTOS. Depois do colapso no JAPÃO, na derrota para o BARCELONA, no ano passado, o time de NEYMAR vivia a expectativa de “estrear” bem no Campeonato Paulista. Mas, mesmo diante de 10 mil torcedores, não foi além do empate por 1 a 1 com o OESTE, em BARUERI. Mesmo sentindo a falta de ritmo, a equipe alvinegra foi melhor na primeira etapa e ditou o ritmo. NEYMAR e GANSO pareciam ser os que menos sentiam a ausência nas partidas. Pelo contrário, fizeram várias tabelas e mostraram que têm tudo para dar muitas alegrias aos santistas na temporada. O SÃO PAULO mostrou conta o GUARANI as mesmas falhas defensivas dos últimos jogos, mas desta vez LUCAS não brilhou. No empate por 1 a 1 em casa, que acabou com os 100% de aproveitamento no PAULISTA, o time de LEÃO não conseguiu manter o embalo diante de um rival um pouco mais qualificado, e deixou evidente que reforços como JADSON e OSVALDO tem lugar na equipe.

O que parecia inevitável desde o início do ano finalmente se concretizou. No centro de uma crise no FLAMENGO, o técnico VANDERLEI LUXEMBURGO foi demitido nesta tarde pela presidente PATRÍCIA AMORIM, menos de 24 horas depois de o time conquistar a classificação para a fase de grupos da LIBERTADORES, com uma vitória por 2 a 0 sobre o REAL POTOSI no ENGENHÃO. Seu substituto deve ser JOEL SANTANA, que pediu demissão do BAHIA. “O ambiente estava pesado e o time perdeu a alegria”, disse PATRÍCIA AMORIM em entrevista coletiva nesta noite. “O VANDERLEI e o RONALDINHO têm gênios diferentes. Em um momento a coisa fluiu bem, em outro houve dificuldade”. A demissão do treinador pode ajudar a melhorar o ambiente do clube, mas cria mais um problema financeiro. Por contrato, LUXEMBURGO tem direito a 4 milhões de reais de multa rescisória.       

O diretor-geral da Polícia Civil do DISTRITO FEDERAL, ONOFRE MORAES, pediu exoneração do cargo hoje, após a divulgação de um vídeo no qual aparece dizendo que o governador AGNELO QUEIROZ acabará deixando o governo “de camburão da Polícia Federal”. Na mesma gravação, ele acusa o vice-governador do DF, TADEU FILLIPPELI, de integrar esquema para boicotar uma licitação e, supostamente, favorecer empresários. “Ele (FILLIPPELI) está pegando os negócios do ARRUDA”, comenta, referindo-se ao ex-governador JOSÉ ROBERTO ARRUDA, que perdeu o cargo por envolvimento no chamado “mensalão do DEM”. As declarações foram feitas em junho do ano passado, quando AGNELO já era investigado pela Polícia Federal. ONOFRE ainda não comandava a Polícia Civil e articulava nos bastidores para ocupar o cargo. As conversas foram gravadas na casa do jornalista ÉDSON SOMBRA, uma das testemunhas da OPERAÇÃO CAIXA DE PANDORA, que levou à prisão de ARRUDA. Além do delegado e do jornalista, aparecem no vídeo o atual diretor do Departamento de Polícia Especializada do DF, MAURO CÉZAR LIMA, o empresário DOGIVAL GALDINO LIMA JÚNIOR, dono da DGI Empreendimentos Imobiliários e uma quinta pessoa.

Pelo menos 7 mil “carperos” (sem-terra paraguaios) concentram-se em SANTA ROSA DEL MONDAY, região do ALTO PARANÁ, no PARAGUAI, fronteira com o BRASIL, a 57 km de FOZ DO IGUAÇU. Armados, eles querem expulsar os “brasiguaios”, como são chamados os agricultores brasileiros que migraram para a região nos últimos 40 anos, sob a alegação de que as terras foram griladas e devem ser retomadas para a reforma agrária. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de PONTA PORÃ, JEAN PIERRE PAES MARTINS, a iminência de um conflito gera um clima de tensão em toda a zona de fronteira.

Oito dias depois de a presidente DILMA ROUSSEFF ter comunicado ao presidente nacional do PP, senador FRANCISCO DORNELLES, sua decisão de trocar o ministro das CIDADES, o deputado MÁRIO NEGROMONTE cumpriu o script acertado com o Planalto e entregou o cargo hoje. Para substituí-lo, a presidente convidou o deputado AGUINALDO RIBEIRO, líder do PP na Câmara.

O Ministério da Fazenda vai investigar informações a respeito do ex-presidente da CASA DA MOEDA, LUIZ FELIPE DENUCCI, depois de reportagem envolvendo o nome do ministro GUIDO MANTEGA. Em nota divulgada no final da tarde, a pasta informou que decidiu instaurar uma comissão de sindicância investigativa para apurar denúncias publicadas nos últimos dias. DENUCCI foi demitido no último sábado pelo próprio MANTEGA, por suspeita de receber propina de fornecedores e lavagem de dinheiro. O ex-presidente da CASA DA MOEDA acusou o PTB de fazer uma campanha difamatória para que deixasse o cargo. Indicado pelo partido, ele perdeu o apoio político em 2010, mas foi mantido no posto.

O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), com o aval da maioria do Supremo Tribunal Federal, pode abrir processos contra magistrados suspeitos de cometer irregularidades. O CNJ não precisa aguardar investigações das corregedorias dos tribunais ou justificar a decisão de julgar o magistrado antes do tribunal local. A decisão do Supremo, por 6 votos a 5, blinda o Conselho das ofensivas de associações de classe para esvaziar o poder de investigação do órgão e garante a continuidade de processos já abertos e que aguardavam a conclusão do julgamento do STF para seguir tramitando. Além disso, ministros do Supremo devem rever liminares concedidas para suspender decisões do CNJ de punir magistrados suspeitos.

De dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP1) de PINHEIROS, na capital paulista, STEFANO MANTOVANI FERNANDES, condenado a 14 anos de prisão por receptação e venda de remédios da rede pública, conseguiu apenas com o uso de um celular e quatro chips, apreendidos na terça-feira (31 de janeiro) e na quarta-feira (1º de fevereiro), desviar medicamentos de alto custo de hospitais públicos. Segundo a Polícia Civil, o esquema de FERNANDES tinha o apoio, do lado de fora, de sua mulher, DÉBORA ARETUZA FULEP DA LUZ, e do cunhado dele, RODRIGO EDUARDO DE PAULA. Eles também foram detidos hoje. A promotora BEATRIZ LOPES DE OLIVEIRA, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), disse que FERNANDES vai cumprir castigo em um novo local: será levado ao temido Regime Disciplinar Diferenciado. Ele já havia sido preso, ao lado do pai e das duas irmãs, na OPERAÇÃO MEDULA 1, em setembro de 2009, que investigou o furto de remédios e a distribuição em 13 Estados. Na ocasião, o pai dele, DAHIR FERNANDES FILHO, foi apontado como o líder da quadrilha e o responsável pelo aliciamento de funcionários dos centros médicos.  

Pelo menos um chefe de polícia e cinco civis morreram hoje na cidade colombiana de VILLA RICA, quando um carro-bomba explodiu diante de uma delegacia. Outras 20 pessoas ficaram feridas. No dia anterior, um ataque a outro posto policial, atribuído às Forças Armadas Revolucionárias da COLÔMBIA (FARC), deixou ao menos 9 mortos – 6 civis e 3 policiais – em TUMACO, na região de NARIÑO. A Polícia Nacional colombiana disse que ao menos 40 quilos de explosivos foram instalados no “triciclo-bomba” detonado em TUMACO.

Em visita ao HAITI, a presidente DILMA ROUSSEFF encontra o ator americano SEAN PENN, nomeado recentemente embaixador itinerante do país. Empolgada com o encontro, DILMA foi só sorrisos para os fotógrafos durante reunião com o ator. Durante a visita, a presidente deu explicações sobre o funcionamento do novo mecanismo de concessão de vistos do BRASIL a haitianos e justificou a media como uma política para coibir a ação de coiotes.

Os governos dos ESTADOS UNIDOS, da FRANÇA e da GRÃ-BRETANHA estão conversando com países árabes sobre a hipótese de oferecer exílio no exterior ao presidente da SÍRIA, BASHAR ASSAD, em troca de sua renúncia ao posto. Há mais de dez meses ele enfrenta um movimento insurgente. Dois dos três países dispostos a aceitar o chefe de Estado seriam Aturquia, sua ex-aliada, e os EMIRADOS ÁRABES UNIDOS. A maior dificuldade não é fechar o acordo para o exílio, mas convencer ASSAD a aceitá-lo. Em razão da violência da repressão promovida pelo regime ASSAD, a LIGA ÁRABE, representando 22 países da região, já solicitou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que adote uma resolução exigindo a saída do presidente do poder. No entanto, os governos da RÚSSIA e da CHINA, aliados históricos da SÍRIA, já informaram que vetariam o texto caso ele seja levado ao Conselho. Em PARIS, entretanto, essa hipótese não é considerada como completamente afastada, segundo o Ministério das Relações Exteriores da FRANÇA.

A tragédia que matou 74 torcedores num estádio de futebol no EGITO na quarta-feira, dia 1º de fevereiro, jogou hoje o país numa nova onda de caos e protestos. A violência voltou a tomar conta do centro do CAIRO, com uma multidão tomando a PRAÇA TAHRIR – berço da revolta que depôs, há quase um ano, o ditador HOSNI MUBARAK – e os choques entre manifestantes e policiais deixaram pelo menos 400 feridos. Grupos de oposição acusam o governo pelo massacre no Estádio PORT SAID e pedem a renúncia imediata da junta militar, enquanto partidos se uniam para pedir a antecipação das eleições presidenciais, marcadas inicialmente para junho. “Não foi um acidente desportivo, foi um massacre militar”, gritava a multidão, pedindo a renúncia do líder da junta militar, o MARECHAL MOHAMMED TANTAWI.   

 

ÂNGELO DUNDEE nunca vestiu as luvas para lutar. Mas, nos últimos 60 anos, seu rosto se transformou em um dos maiores “embaixadores” do boxe. Aos 90 anos, o treinador de MUHAMMAD ALI, SUGAR RAY LEONARD, GEORGE FOREMAN, e mais uma dúzia de campeões mundiais morreu hoje, em TAMPA, na FLÓRIDA, por causa de problemas cardíacos. “Ele estava muito feliz por poder ter participado das festividades dos 70 anos de ALI”, disse o filho JIMMY DUNDEE, referindo-se às comemorações de duas semanas atrás. DUNDEE morreu em sua casa, ao lado da família. “Tudo aconteceu como ele queria. Agradecemos muito a DEUS por isso”, afirmou JIMMY. “Ele me deixou ser exatamente quem eu queria ser, e ele foi leal. Por isso, eu amo ÂNGELO”, disse uma vez MUHAMMAD ALI. Os dois estiveram juntos por duas décadas, tempo que durou a carreira profissional de ALI. Para muitos, o boxeador mais importante da história não teria atingido tal nível de DUNDEE não estivesse ao seu lado. Além de ALI, DUNDEE ainda treinou outro mito do boxe: SUGAR RAY LEONARD. O combate mais espetacular ocorreu em 1987, quando SUGAR venceu MARVIN HAGLER, por pontos, quando o rival era disparadamente o favorito. Outro feito incrível de DUNDEE foi liderar GEORGE FOREMAN aos 45 anos, a retomar o cinturão dos pesos pesados, em 1994, diante de MICHAEL MOORER. O veterano acertou um portentoso direto de direita que levou o “garoto” vinte anos mais jovem à lona no décimo assalto. DUNDEE também orientou o peso pesado ADILSON MAGUILA RODRIGUES em 1989, quando o brasileiro foi derrotado diante de EVANDER HOLYFIELD e FOREMAN. DUNDEE combateu na Segunda Guerra Mundial, servindo à Força Aérea. Quando esteve na INGLATERRA, aprendeu a organizar pequenas lutas de boxe entre os militares. No retorno aos ESTADOS UNIDOS, juntou-se aos irmãos CHRIS e JOE. Nascido ÂNGELO MIRENA, em 30 de agosto de 1921, ele e os dois irmãos adotaram o sobrenome DUNDEE para os pais não soubessem que eles trabalhavam no boxe. Abriram uma academia em MIAMI. DUNDEE aprendeu a ser um ótimo estrategista com LOU STILLMAN, um grande treinador de NOVA YORK. O primeiro título mundial que DUNDEE ajudou a ganhar foi em 1955, quando CARMEN BASÍLIO derrotou TONY DE MARCO, pelo cinturão dos pesos meio-médios.

 

2 013      :      -      DOMINGO

Trabalho pela manhã no computador. Faço a atualização do dia 2 de fevereiro, a fim de, mais tarde, colocá-lo em meu blog.    

DP-0184/13 - Pr. 2.298.641/13).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2°, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Cap PM, e o parágrafo 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-14, o(s) Maj PM 830565-0 Zacharias Dias Junior - 37º BPM/M - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-188/13 - Pr. 2.402.988/13).
Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto-lei 260/70, artigo 138, parágrafo 2°, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigo 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares
731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Maj PM, Padrão PM-15, o(s) Ten Cel PM 830549-8 Paulo Rogério Cerqueira Lopes - CPChq - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-193/13 - Pr. 2.425.965/13).
ZACHARIAS DIAS JÚNIOR nasceu em 4 de novembro de 1966. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1983. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1987. Somente tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1988) e 1º TENENTE (24 de maio de 1990).
PAULO ROGÉRIO CERQUEIRA LOPES nasceu em 14 de fevereiro de 1967. Entrou para a PMESP, foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL e foi promovido aos postos de 2º e 1º TENENTES nas mesmas datas de ZACHARIAS (eles são da mesma turma).

Os aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) estão decididos a passar o rolo compressor sobre eventuais pedidos de investigação contra o novo presidente do Senado. A estratégia é arquivar sumariamente qualquer representação que venha a ser apresentada ao Conselho de Ética para apurar denúncia de que o peemedebista não tinha, em 2007, patrimônio suficiente para justificar os gastos com despesas pessoais decorrentes de um relacionamento extraconjugal. "Vamos arquivar", disse ontem o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Na época do escândalo, Renan foi acusado de ter esses gastos bancados por lobista de uma empreiteira e acabou renunciando à presidência do Senado para escapar de ter o mandato cassado. "Não adianta ficar remoendo o passado. Isso é matéria vencida e discutida no Senado", emendou Jucá. Ele argumentou que Renan já foi absolvido pelas urnas ao se reeleger para o Senado em 2010. "Renan não pode ser presidente condenado, mas investigado não tem problema", disse Jucá, destacando que o próprio procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é alvo de pedido de investigação no Senado. É com base no argumento de que Renan já foi alvo de investigação da denúncia apresentada por Gurgel ao Supremo Tribunal Federal que seus correligionários planejam arquivar qualquer pedido de apuração no Conselho de Ética. A estratégia é pôr no comando do Conselho um peemedebista aliado de Renan. Até agora, nenhum partido anunciou a apresentação de representação contra Renan. O PSOL só irá se posicionar sobre o assunto depois do carnaval. A apresentação de pedido de investigação contra Renan é um dos temores de seus colegas de Senado. A avaliação é que o caos será instalado na Casa, caso isso venha a ocorrer. A preocupação cresceu depois que o procurador-geral da República apresentou, há uma semana, denúncia contra o peemedebista no Supremo. Gurgel sustenta que Renan não tinha patrimônio suficiente para justificar os gastos com despesas pessoais decorrentes do relacionamento extraconjugal que o fez renunciar à presidência do Senado. 'Confiante'. O senador do PMDB não quis comentar ontem a divulgação pela revista Época do conteúdo da denúncia criminal apresentada pelo procurador-geral. "Estou confiante, não vi a reportagem." Em 2007, o parlamentar apresentou notas fiscais para comprovar que o dinheiro obtido com venda de gado bancou os gastos com o relacionamento extraconjugal. A Procuradoria-Geral da República considerou, no entanto, que as notas eram "frias". Se a denúncia criminal for aceita pelo Supremo, Renan passará da condição de investigado para a de réu.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, acusou o novo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de cometer os crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Segundo o chefe do Ministério Público Federal, o peemedebista usou notas frias para justificar ganhos com investimentos em gado e desviou verba indenizatória do Congresso que deveria ser gasta com despesas da atividade parlamentar. As acusações estão na denúncia de 17 páginas assinada por Gurgel e protocolada na semana passada no Supremo Tribunal Federal. O teor do documento foi revelado ontem pelo site da revista Época. O relator do inquérito, ministro Ricardo Lewandowski, estudará o caso e submeterá ao plenário para votação. Não há previsão de quando ocorrerá o julgamento. Se a Corte aceitar a denúncia, um processo criminal será aberto e o novo presidente do Senado passará da condição de investigado para a de réu. "O peculato é essencialmente em relação à utilização daquela verba de representação que os senadores têm e cuja utilização tem de ser comprovada. Ele comprovou isso com notas frias. O serviço na verdade não foi prestado. E por isso caracteriza peculato", afirmou Gurgel. Escolha: - O procurador disse que a decisão de denunciar Renan uma semana antes da eleição para a Presidência do Senado não teve motivação política. "O Ministério Público não tem como ficar subordinado às conveniências do calendário político. Havia duas alternativas. Oferecer a denúncia antes, como eu fiz, ou aguardar para oferecer depois", argumentou. "Certamente se afirmaria que o procurador-geral não tinha oferecido a denúncia antes para evitar qualquer embaraço à eleição do senador Renan. Então eu preferi oferecer antes." Gurgel pediu ao Supremo que sejam ouvidas as seguintes testemunhas: a jornalista Mônica Veloso, cuja pensão pela filha que tem com Renan foi paga pelo lobista de uma empreiteira, e os peritos criminais Rafael Sousa Lima, Evaldo Oliveira de Assin, David Antônio de Oliveira, que analisaram as notas frias. A investigação contra Renan, que envolveu quebras de sigilos fiscal e bancário do senador e de outras pessoas, foi aberta depois do surgimento de suspeitas de que o parlamentar teve despesas pessoais pagas por um empresário. Para justificar o dinheiro usado, por exemplo, para o pagamento de pensão à filha, Renan apresentou documentos que, segundo o procurador, são falsos. "Em síntese, apurou-se que Renan Calheiros não possuía recursos disponíveis para custear os pagamentos feitos a Mônica Veloso no período de janeiro de 2004 a dezembro de 2006, e que inseriu e fez inserir em documentos públicos e particulares informações diversas das que deveriam ser escritas sobre seus ganhos com atividade rural, com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, sua capacidade financeira", sustentou o procurador. 'Lucratividade'. Conforme a investigação, o senador não registrou despesas com o custeio de suas atividades como pecuarista. Mas em 2002 declarou lucros de 85% com os bois e em 2006, de 80%. "A ausência de registro de despesas de custeio (...) implica resultado fictício da atividade rural, o que explica a espantosa 'lucratividade' obtida pelo denunciado entre 2002 e 2006", afirmou o procurador-geral. Gurgel não fez previsões sobre quando o plenário do Supremo deverá apreciar a denúncia. Mas ele observou que o tribunal poderá optar por julgar nos próximos meses processos de repercussão geral, que ficaram paralisados por causa do mensalão e cujos resultados podem influenciar milhares de ações judiciais. Se esse de fato for o plano da Corte, a denúncia poderá não ser analisada nos próximos meses.
Depois de ocupar a Presidência do Senado por quatro vezes, José Sarney (PMDB-AP) despediu-se do cargo com um longo e emocionado discurso no qual defendeu seu sucessor, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele ignorou os escândalos ocorridos no período em que esteve no posto, como o caso dos atos secretos, denunciado pelo Estado, em que decisões não eram publicadas no Diário Oficial da União. Ao falar de Renan, Sarney afirmou que a escolha do correligionário para o comando do Senado reitera o processo democrático. "Sua eleição a presidente da Casa mostra a confiança de seus pares, e nos dá a garantia de um mandato em que o Senado Federal seguirá seu caminho de transparência e equilíbrio democrático." Sarney ignorou as denúncias de desvio de dinheiro e falsificação de documentos contra Renan, referindo-se a ele como "uma das mais expressivas lideranças de nosso partido, (...) um legislador criterioso, com importantes iniciativas, (...) um articulador hábil e um poderoso formador de consensos." O senador fez um balanço dos seus 58 anos de história legislativa, exaltando seu perfil, que classificou como conciliador, dizendo ter buscado "incansavelmente o diálogo e a conciliação". Para ele, as críticas que o Congresso sofre hoje são uma "incompreensão da sociedade", fruto da velocidade com que as informações circulam nos dias atuais. "Parece que as leis podem ser feitas sem o complexo processo de examinar suas repercussões e alternativas, ouvir os especialistas e a sociedade, formar consensos e maiorias. Contrastam com o tempo do Legislativo os tempos do Executivo e do Judiciário, que podem decidir por um ato solitário", discursou. Sarney exaltou o fato de o Senado estar informatizado, lembrou a implantação de 80% da reforma administrativa e falou dos desafios que a Casa terá ao longo de 2013. "Estão aí sem solução visível a reforma tributária, os royalties, o Fundo de Participação dos Estados e o Fundo de Participação dos Municípios, para citar exemplos de que ainda não se tem a consciência política de que estes problemas não são regionais, mas nacionais."
Jogando no MOISÉS LUCARELLI, em CAMPINAS, a PONTE PRETA recebeu o PENAPOLENSE e despachou os visitantes. WILLIAM abriu o placar para a PONTE, aos 15 minutos do segundo tempo. DIEGO ROSA fez o segundo aos 32 minutos. Esta foi a quarta vitória seguida da MACACA que, com o resultado, chegou a 13 pontos, assumindo a liderança provisória do campeonato. O PENAPOLENSE, que vinha de resultados positivos diante do PALMEIRAS e do XV DE PIRACICABA, estaciona em nove pontos, mas segue próximo da ponta da tabela. O LINENSE atropelou o PAULISTA DE JUNDIAÍ por 3 a 0, em casa, e alcançou 11 pontos, na vice-liderança do PAULISTÃO. Em casa, o MIRASSOL recebeu o ITUANO e perdeu por 1 a 0, com gol de MARCÃO.
A PORTUGUESA teve uma tarde infeliz, hoje, e empatou em 0 a 0 com o COMERCIAL, de RIBEIRÃO PRETO, no CANINDÉ, pela Série A-2 do PAULISTÃO. Para completar, o meia SOUZA, ex-SÃO PAULO, foi expulso aos 22 minutos do segundo tempo. Era a estréia dele. Com o resultado, a LUSA chega a cinco pontos, longe da ponta da Série A-2. O COMERCIAL tem seis.
O Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva de São Paulo – CPOR/SP – realizou nesta manhã, no SOLAR DOS ANDRADAS, a solenidade de incorporação dos alunos da turma de 2013, oportunidade marcada por um sentimento de grande emoção, principalmente por conta da presença dos familiares e amigos dos jovens que iniciam uma nova jornada em suas vidas ao ingressarem nesta tradicional escola de ensino militar do Exército brasileiro. A formatura foi aberta com a tradicional abertura do “PORTÃO DAS ARMAS” para a entrada dos novos alunos e, em seguida, aconteceu uma palestra proferida pelo CORONEL Art CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ, comandante do CPOR/SP, para os pais. A formatura de incorporação foi presidida pelo GENERAL-DE-BRIGADA CARLOS SARDINHA, que recentemente assumiu o posto de Chefe do Estado Maior do Comando Militar do SUDESTE (CMSE). A ocasião foi marcada ainda pela exposição de artigos que mostravam a história do militarismo brasileiro. 
O avião monomotor RV-7 que havia desaparecido na última segunda-feira, 28 de janeiro, quando realizava um voo entre UBATUBA e RIO CLARO, no interior de SÃO PAULO, foi localizado no final da tarde de ontem pela FAB, sem sobreviventes. Os destroços estavam numa área de mata fechada na SERRA DA MANTIQUEIRA, no sul de MINAS GERAIS, perto da divisa com SÃO PAULO. Dois comerciantes de 31 anos morreram: DIEGO PEREZ, de RIO CLARO, que era o piloto, e MARCOS TEIXEIRA BARROS, de UBATUBA.

Um investigador de TABOÃO DA SERRA salvou uma bancária de 25 anos das mãos de dois motoqueiros que a assaltavam na Avenida GIOVANNI GRONCHI, altura do número 5.900 às 20:30 horas de ontem. A vítima estava no farol quando os ladrões pararam ao lado. O garupa quebrou o vidro e a arrancou do carro pelos cabelos. A vítima chegou a cortar a sola dos pés nos cacos. O policial, que estava em uma viatura a poucos metros dali, gritou ‘polícia’, porém o garupa atirou contra ele. O investigador revidou e atingiu o piloto da moto, ESNILDO COSTA RODRIGUES, de 24 anos, na perna e de raspão na cabeça. O outro ladrão fugiu a pé. ESNILDO foi autuado em flagrante no PS de CAMPO LIMPO, onde permanece internado sob escolta. A polícia investiga a participação da dupla em outros roubos semelhantes na região.

O produtor musical RAFAEL BARRETO DELGADO, de 18 anos, e um amigo de 19 acusam seguranças da casa noturna BALLROOM, nos JARDINS, de agressão. Segundo eles, os homens, ainda não identificados, os espancaram com tacos de beisebol e pedaços de madeira, além de socos e pontapés. A confusão, em frente ao estabelecimento, na esquina das Ruas ESTADOS UNIDOS e AUGUSTA, teria sido motivada pelo fato de um dos rapazes ter mexido com a namorada de um outro funcionário da casa, que se identificou aos jovens como promoter do local. RAFAEL foi agredido na cabeça com um taco, sofreu fratura no nariz e hematomas por todo o corpo. O amigo contou à polícia ter levado pontapés nas pernas e socos no rosto. RAFAEL foi submetido a uma cirurgia no Hospital ALBERT EINSTEIN e hoje pela manhã recebeu alta.

Sete caixas eletrônicas foram alvos de criminosos durante a madrugada em ITAPORANGA, na região de ITAPETININGA. Eles explodiram os equipamentos e na fuga trocaram tiros com a Polícia Militar. Ninguém foi preso. A ação dos ladrões começou por volta das 4 horas. Eles agiram em três agências bancárias. Em um dos locais atacados, na PRAÇA JOÃO ABDALAH, onde fica a base da Polícia Militar, enquanto era realizada a explosão dos caixas, dois homens em um veículo de cor preta e armados atiraram contra a Unidade da PM. Os disparos danificaram uma viatura e dois carros que estavam estacionados próximos ao local. Casas ao redor também foram atingidas.

Milhares de devotos foram hoje à praia do RIO VERMELHO, na BAHIA, levar presentes a IEMANJÁ. A movimentação de devotos foi grande desde a madrugada e durante todo o sábado. À tarde, embarcações saíram em um cortejo marítimo até o alto-mar para a entrega de oferendas. Conhecida como uma das mais populares festas de celebração pública do candomblé, o festejo acontece sempre em 2 de fevereiro, desde 1923. Nesse dia, houve uma diminuição de peixes na vila e pescadores pediram ajuda de IEMANJÁ.  

 

Entre as 20 horas de sexta-feira e 7 horas de hoje, sete ônibus e um guincho foram incendiados em SANTA CATARINA. No mesmo período, uma base da PM, um presídio e uma prefeitura foram alvos de ataques com disparos de arma de fogo e coquetel molotov. Em quatro dias, o Estado registrou 31 ocorrências em dez municípios. Uma pessoa ferida na madrugada de ontem continuava internada até hoje à noite no Hospital CELSO RAMOS, em FLORIANÓPOLIS, com queimaduras, mas sem risco de morte. Foram detidos 14 suspeitos, incluindo menores de idade. Na noite de ontem, a base da Polícia Militar na PRAIA BRAVA, na capital catarinense, foi atacada com coquetel molotov. Três homens e uma mulher que portavam uma garrafa com dois litros com gasolina foram detidos. No município de ITAJAÍ, no bairro FAZENDA, um caminhão guincho foi incendiado. Não houve feridos. Em JOINVILLE, no norte do Estado, pelo menos quatro ônibus foram queimados. No bairro FÁTIMA, três homens atearam fogo a um coletivo após ordenarem a saída de todos os passageiros, na noite de ontem. Ônibus também foram incendiados em CRICIÚMA, no sul. Hoje de madrugada, novos ataques ocorreram. Em LAGUNA, dois homens em uma motocicleta atiraram contra a administração do presídio. A Prefeitura de ITAJAÍ e a Delegacia de Delitos de Trânsito de JOINVILLE também foram alvos de disparos. O governo de SANTA CATARINA ativou a sala de situação no Comando Geral da PM e mobilizou os efetivos policiais em todo o Estado. O secretário da Segurança Pública, CÉSAR GRUBBA, admitiu que os registros deste ano têm relação com a onda de ataques de novembro de 2012, quando foram registrados 68 episódios violentos em 17 cidades, no feriado prolongado da República. As autoridades atribuem os ataques de agora ao combate ao tráfico de drogas e a medidas de endurecimento de ações dentro de presídios, como o corte de regalias. O transporte coletivo operou com restrições entre a noite de ontem e o início da tarde de hoje. Às 22 horas de sexta-feira, passageiros fizeram protesto no terminal central de FLORIANÓPOLIS, após as empresas suspenderem as partidas de ônibus.     


O grupo de esquerda FRENTE REVOLUCIONÁRIA DE LIBERTAÇÃO DO POVO assumiu hoje a autoria do atentado de sexta-feira, dia 1º de fevereiro, contra a Embaixada dos EUA em ANCARA, TURQUIA, que deixou dois mortos – o suicida e um segurança. Em uma declaração em um site, o grupo advertiu o premiê RECEP TAYYIP ERDOGAN que ele também é um alvo. O grupo também divulgou uma foto do suicida, ECEVIT SANLI, de 40 anos, que esteve preso por cinco anos por terrorismo e foi solto em 2002 após apresentar problemas mentais decorrentes de greves de fome.

Saudado como um herói nas ruas da cidade malinesa de TIMBUCTU, ex-reduto de radicais islâmicos, o presidente da FRANÇA, FRANÇOIS HOLLANDE, chegou hoje ao MALI para sua primeira visita após a breve guerra no país africano. Cercado de populares, ele ouviu gritos de agradecimento pela vitória – apenas parcial – contra os jihadistas que controlavam mais da metade do MALI. Há menos de uma semana, tropas enviadas pela FRANÇA retomaram o controle de TIMBUCTU, centro urbano histórico e conhecido por seu patrimônio arquitetônico e literário.

A nova onda de violência no EGITO ameaça “levar ao colapso do Estado”, alertou na terça-feira o chefe do Exército do EGITO, GENERAL ABDEL FATTAH EL-SISSI, em um ultimato velado tanto ao governo da IRMANDADE MUÇULMANA quanto à oposição. Economistas, porém, propõem um adendo à fala do general. Além da autoridade estatal, a crise – que em uma semana consumiu 60 vidas – também está aproximando do abismo a economia do EGITO. Passados dois anos da mudança do regime no CAIRO, o lema dos manifestantes – “pão, liberdade e justiça social” – parece cada vez mais distante. Sob a ditadura, 20% da população vivia abaixo da linha da pobreza. Hoje o número é de 25% e, segundo um estudo do Banco Mundial, outros 22% estão em “situação de risco” e podem ser rebaixados caso a economia não melhore. Mais de um terço dos egípcios de 20 a 24 anos estão desempregados e o mercado informal toma cada vez mais espaço.

JULIAN ASSANGE pode ser considerado um foragido pela polícia, mas, na prática, já vive confinado, ainda que em condições bem melhores que numa prisão, com visitas freqüentes e em uma das regiões mais valorizadas de LONDRES. Dentro e fora da embaixada do EQUADOR, o esquema de segurança em relação ao ativista beira a paranóia, tanto pela polícia quanto pelos seguranças do escritório equatoriano. Numa das ruas de comércio mais movimentadas da cidade e ao lado da loja HARRODS, um caminhão da polícia permanece estacionado a poucos metros da porta de ASSANGE, 24 horas por dia. No teto do veículo, uma antena capta tudo o que se transmite de dentro da embaixada. O jornal O ESTADO contou pelo menos cinco policiais nas portas da embaixada, um deles a dois passos da entrada do local. A Justiça já avisou: basta ASSANGE colocar o pé fora e será preso, antes mesmo de chegar à rua. “Essa é a sua fronteira”, apontou um segurança para a porta da embaixada. Uma vez dentro da missão equatoriana, que tem suas cortinas fechadas, a segurança e o controle não deixam nada a desejar para a polícia londrina. O passaporte original dos visitantes é exigido e mantido com um segurança privado. Celulares também não são autorizados a entrar e, apagados, são entregues aos seguranças. ASSANGE vive, na prática, encarcerado e sem data para sair. A embaixada é modesta, com decoração austera e divide um andar com a representação da COLÔMBIA. Uma das poucas salas foi transformada em seu quarto. Uma cama foi trazida, mas a reportagem recebeu instruções claras de que não poderia ter acesso a habitação. ASSANGE e seu entorno cozinham, mas as possibilidades são limitadas. Muitas vezes, pedem comida pelo telefone. “Não é fácil”, admitiu uma das pessoas na embaixada. Nos corredores, o estilo excêntrico de ASSANGE e de seus assistentes, que parecem ter saído de uma nova etapa do filme MATRIX, se mistura com características típicas de uma repartição pública de um país sul-americano. Secretárias cantam em espanhol, estátuas de santas repousam em prateleiras de móveis de madeira, há gargalhadas generosas de funcionários e pessoas falam aos berros pelo telefone, som abafado apenas pelo barulho de um insistente aspirador de pó. No pequeno saguão da embaixada, decorada com uma enorme foto do presidente RAFAEL CORREA, câmeras vigiam o local, além de um sistema de códigos nas portas de cada sala. O controle sobre as imagens é total. A embaixada não permite que fotos ou vídeos sejam feitos de suas instalações, exceto da sala onde seria realizada a entrevista. Nenhum outro assistente de ASSANGE pode ser filmado por “questões de segurança”. Já uma lista de presença na porta da embaixada serve de termômetro da presença de ASSANGE no local. Em dois dias de agenda, o embaixador do EQUADOR em LONDRES recebeu uma visita. ASSANGE, mais de dez. Há sete meses refugiado na Embaixada do EQUADOR em LONDRES, ativista fala ao jornal “O ESTADO” sobre Internet e liberdade de expressão. A Internet se transformou no maior instrumento de vigilância já criado e a liberdade que ela representa está ameaçada. A avaliação é de JULIAN ASSANGE, criador do WIKILEAKS.

2 014      :     -     DOMINGO
O MAJOR PM ÂNDERSON LIMA DE OLIVEIRA, Sub Cmt do 3º Grupamento de Bombeiros (LESTE) vem me buscar por volta das 8 horas para irmos para SOROCABA. Acontece hoje a abertura do ano comemorativo do sexagésimo aniversário da fundação do INSTITUTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE SOROCABA. Na sede do IHGGS, CASA DE ALUÍSIO DE ALMEIDA, na Rua DOUTOR RUY BARBOSA, 84, somos recepcionados pela esposa do Professor ADILSON CÉZAR. O presidente do IHGGS está em reunião. São apenas 9:30 horas e chegamos ao mesmo tempo que o MAJOR ADRIANO COSTA E SILVA, Presidente do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”; Doutor JOAQUIM DIAS ALVES (vice-presidente do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”; SARGENTO TARCÍSIO, CAPITÃO PM FERREIRA e outros convidados para a solenidade da posse do novo associado efetivo DR LUIZ MAURÍCIO SOUZA BLAZECK (DELEGADO GERAL da Polícia Civil do Estado de São Paulo). Conhecemos o advogado doutor JOSÉ CARLOS RODRIGUES PEREIRA DO VALE e muitas outras pessoas relacionadas com o Instituto. O Dr. BLAZECK é muito cumprimentado por ocasião de sua chegada e, com certo atraso, começa a cerimônia proposta para esta manhã. O orador é o Jornalista REINALDO GALHARDO DE CARVALHO. Canta-se o HINO NACIONAL  após a constituição da Mesa de Trabalhos. Professor ADILSON CÉZAR faz a alocução de abertura da sessão solene e então se procede o ato da posse do novo associado efetivo. O DOURTOR BLAZECK está emocionado e faz um belíssimo discurso. Ele escolheu o seu patrono, FRANKE PAVAN, que está presente na Mesa de Trabalhos. Faz a elegia ao patrono.  O jornalista REINALDO GALHARDO DE CARVALHO saúda o novo associado. Empossado, o DOUTOR BLAZECK vai receber a GRÃ-CRUZ “HERÓIS DE 32”, do Núcleo MMDC IBIRAPUERA “HERÓIS DE 32”, das minhas mãos. É um momento histórico essa entrega da honraria ao delegado geral da nossa Polícia Civil. Outras condecorações também são entregues nesta manhã: COLAR DE BRILHANTE alusivo aos 75 anos do Movimento Constitucionalista, COLAR DO ALVARENGA e também o COLAR DO MÉRITO CONSTITUCIONALISTA, do Núcleo MMDC-LESTE. Todas essas comendas dizem respeito à Revolução Constitucionalista de 1932. várias pessoas fazem uso da palavra e o doutor FÁBIO DE SALLES MEIRELLES, Presidente da FAESP (FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO) discursa em nome dos homenageados. A sessão vai terminar depois do meio-dia. Alguns dos presentes combinam almoçar uma bacalhoada no famoso “53”, um restaurante tipicamente português, que fica no KM 53 da CASTELLO BRANCO. Estão nesse grupo: MAJOR COSTA E SILVA, DOUTOR JOAQUIM DIAS ALVES, SARGENTO TARCISIO, o amigo deles de origem Indonésia, carinhosamente chamado de TONI, que se faz acompanhar de sua esposa e filho; o MAJOR PM ANDERSON, ROBERTO e sua esposa; o doutor JOSÉ CARLOS RODRIGUES PEREIRA DO VALE. O restaurante está lotado. Esperamos vagar uma mesa pelo espaço de uma hora. O importante é a amizade das pessoas que conversam sobre vários assuntos e fazem planos para outros eventos que irão acontecer durante o transcorrer de 2014.
O MAJOR PM ANDERSON traz-me de volta em casa. Passam das 17 horas e LUCINDA está visivelmente amolada com a minha demora. É que lhe dissera que estaria de retorno às 14 horas e ela me esperou para ir à festa de aniversário do sobrinho MARCELO, que hoje está completando 37 anos.
IAGO está retornando de um passeio que durou uma semana, proporcionado pelo órgão que cuida de crianças diabéticas. Foi contratado o NOSSO RECANTO para levá-las a um acampamento numa cidade mineira, que durou uma semana. LUCINDA estava com saudades do bisneto e isso ajuda a afastar o pessimismo e a frustração por não ter ido ao aniversário do MARCELO.

Muitos técnicos costumam dizer que o clássico é um campeonato à parte. Se isso for verdade, o PALMEIRAS estava na zona de rebaixamento: 12 partidas seguidas contra os rivais se passaram e nada de vitórias (seis empates e seis derrotas). Hoje, o time lavou a alma.
Com uma atuação de gala da defesa, o VERDÃO bateu o SÃO PAULO, no PACAEMBU, por 2 a 0 e acabou com o incômodo jejum, que durante desde os 2 a 1 sobre o SANTOS, em fevereiro de 2012.
Com a vitória, a primeira sobre o TRICOLOR desde o 1 a 0 em novembro de 2011, o VERDÃO se manteve 100% no Campeonato Paulista. Líder do Grupo D, com 15 pontos, a equipe abriu seis para o BRAGANTINO, segundo colocado.
GUTO FERREIRA não suportou a pressão. Após a derrota sofrida hoje pela PORTUGUESA diante do AUDAX, em OSASCO, por 4 a 2, o técnico pediu demissão à diretoria e não comandará mais a LUSA.
Em partida quase adiada por causa da invasão de cem vândalos ao CT do CORINTHIANS, equipe de MANO MENEZES erra demais e perde para a PONTE. A explicação pode estar na ponta da língua dos corintianos. Na hora de analisar a derrota de hoje para a PONTE PRETA, por 2 a 1, em CAMPINAS, o discurso é de que o time não tinha condições emocionais para entrar em campo, depois da invasão do campo na manhã de ontem. Perder faz parte, mas a postura diante da MACACA, em certos momentos, foi apática ao extremo.          

Um criminoso foi morto pela Polícia Militar e outro preso, depois do seqüestro relâmpago de um cliente de 47 anos do MOOCA PLAZA SHOPPING, na zona leste, ontem à noite. A vitima, de SANTOS, na BAIXADA SANTISTA, foi abordada por quatro bandidos nas proximidades do centro de compras. Seus familiares viram a cena e chamaram a polícia, que passou a monitorar o carro em que os bandidos estavam, um FORD ECOSPORT. Eles visitaram outros estabelecimentos para fazer compras e saques com os cartões do seqüestrado, que ficou mantido como refém durante todo o tempo. No SHOPPING ARICANDUVA, também na zona leste, os criminosos tentaram fazer um saque em um caixa eletrônico, mas a Policia Militar chegou antes. Houve perseguição, mas apenas um dos ladrões, PAULO KELVIN DA SILVA GUIMARÃES, que tentava fazer o saque, foi detido, apesar do bloqueio feito pelos policiais nas saídas do local com a ajuda dos seguranças privados. Havia o temor de uma troca de tiros dentro do centro comercial, colocando em risco a vida de clientes. Na fuga, depois de romper o bloqueio, os seqüestradores bateram em vários carros até que o pneu do SCOSPORT furou. Eles abandonaram o carro e entraram em uma viela. Um deles, disparou várias vezes contra os PMs, que revidaram. Na troca de tiros, um ladrão foi atingido e não resistiu. A identidade dele não foi revelada pela polícia. Os outros dois bandidos fugiram. A vítima foi encontrada no veículo abandonado pelos criminosos, sem ferimentos.

Uma semana depois da morte do jovem BRUNO BORGES, de 18 anos, espancado até a morte por seis pessoas na Rua HERCULANO DE FREITAS, na BELA VISTA, a polícia prendeu hoje seis pessoas acusadas pelo crime brutal. Os suspeitos, sendo dois adolescentes de 16 anos, foram localizados no mesmo local do assassinato de BRUNO. Foram presos: LEONARDO DA ROSA, de 23 anos; EVERTON JOSÉ TEODORO DE SOUZA, 20; GABRIEL LEAL NORONHA, 20; e DANIEL HENRIQUE DA SILVA, também de 20 anos. Os nomes dos menores não podem ser divulgados. Os principais alvos deles eram homossexuais. Os seis tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça.

O cineasta EDUARDO COUTINHO, de 81 anos, foi morto a facadas em seu apartamento, na zona sul do RIO DE JANEIRO. O filho do cineasta, o documentarista DANIEL COUTINHO, de 42 anos, é o autor do crime. DANIEL, que sofreria de problemas mentais, teria esfaqueado o pai, a mãe, MARIA DAS DORES, de 62 anos e depois tentado o suicídio. Vizinhos, inclusive, disseram que DANIEL disse coisas desconexas como: “Libertei meu pai”. O documentarista foi preso por homicídio doloso e tentativa de homicídio. No momento, ele está no hospital sob custódia. Já MARIA DAS DORES levou duas facadas no tórax e no abdômen. Ela está internada em estado grave. O corpo de EDUARDO COUTINHO foi levado para o IML. Considerado um dos maiores cineastas do BRASIL, em 2007, COUTINHO ganhou o KIKITO DE CRISTAL, principal premiação do cinema nacional, pelo conjunto da obra. Os longas “EDIFÍCIO MASTER”, “JOGO DE CENA”, “BABILÔNIA 2000” e “CABRA MARCADO PARA MORRER” são alguns dos principais trabalhos produzidos por ele. COUTINHO, de fato, fez história no universo do cinema. Não por acaso, em junho do ano passdo, ele e o diretor JOSÉ PADILHA, responsável pelo sucesso “TROPA DE ELITE”, foram convidados para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização responsável pela premiação do OSCAR.

Hoje, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de HOLLYWOOD acordou triste. PHILIP SEYMOUR HOFFMAN, de 46 anos, que em 2006 ergueu  estatueta do OSCAR por sua atuação no filme biográfico de TRUMAN CAPOTE, foi encontrado morto em seu apartamento em MANHATTAN, em NOVA YORK. Segundo o “NEW YORK POST”, o corpo foi encontrado por um amigo e o norte-americano teria sofrido overdose.
HOFFMAN, no entanto, tentou lutar contra o vício. No último ano, inclusive, ficou internado numa clínica de reabilitação por causa de uma suposta recaída. Segundo o site TMZ, a intervenção ocorreu por causa de sua dependência em heroína.
A despedida do ator foi precoce. HOFFMAN, que era casado com a estilista MIMI O´DONNELL, deixou três filhos: COOPER, de 10 anos; TALLULAH, de 6 anos e WILLA, de 4. Entre os projetos recentes, ele participou da saga ‘JOGOS VORAZES’, na pele de PLUTARCH HEAVENSBEE, o chefe e idealizador da disputa. Detalhe: ao lado da atriz JENNIFER LAWRENCE, a nova queridinha de HOLLYWOOD.
HOFFMAN, de fato, parece ter conquistado o respeito da Academia. Alem de levar o prêmio de Melhor Ator com “CAPOTE” (2005), do diretor BENNETT MILLER, ele foi indicado outras três vezes. Com os filmes “O MESTRE” (2012), “DÚVIDA” (2008) e “JOGOS DO PODER” (2007).
Além da atuação louvável nas telonas, HOFFMAN também fez seu nome no palco, como ator e diretor teatral. Inclusive, ele recebeu duas indicações ao badalado Prêmio TONY, considerado o OSCAR do teatro. Ele recebeu uma indicação de Melhor Ator em “VERDADEIRO OESTE” (2000), e outra de Melhor Ator Coadjuvante em “JORNADA NOITE ADENTRO” (2003).

No ar, em “PECADO MORTAL” (RECORD), como a jovem MARCINHA, MEL LISBOA anunciou que vai ter de deixar a novela. A atriz alegou que não consegue conciliar as gravações da novela de CARLOS LOMBARDI com o musical “RITA LEE MORA AO LADO”, previsto para março, no qual ela é protagonista. “Foi muito difícil, pensei muito. Mas fiz uma escolha e levei para a direção da RECORD. Entendo a indignação de LOMBARDI e pretendendo diminuir o transtorno que estou causando, me disponho a cooperar com que for possível”, escreveu MEL, no TWITTER.

Ontem, DYLAN FARROW, uma das filhas adotivas de WOODY ALLEN, publicou um relato no jornal “NEW YORK TIMES”, contando que foi abusada sexualmente pelo diretor. DYLAN disse que resolveu se abrir após saber que ALLEN tinha sido indicado ao OSCAR novamente. “Qual é seu filme predileto de WOODY ALLEN? Antes de responder, você deve saber: quando eu tinha 7 anos, WOODY ALLEN me levou pela mão a um quarto escuro, como um closet, no segundo andar de nossa casa. Ele mandou me deitar de bruços e brincar com o trenzinho do meu irmão. Então, abusou sexualmente de mim”, relatou DYLAN.